Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sábado, 30 de junho de 2018

O DESGASTE DO STF- Rui Martinho Rodrigues.



O STF solta presos? Não qualquer um. Nem os maiores empresários merecem o desvelo do Pretório Excelso para com o garantismo penal. Só políticos de alto coturno, o que trouxe desgaste. O desgaste do Judiciário, porém, tem um lado velho e outro novo. O velho desgaste diz respeito aos presos que já cumpriram pena, que não têm contra si sequer uma denúncia, delongas intermináveis, privilégios injustificáveis e suspeitas de corrupção em todos os níveis do Poder em comento. O novo é o do STF.
As preciosas garantias democráticas que protegem o Judiciário; o suicídio moral dos políticos; a Constituição analítica (minuciosa); programática (traça o destino da sociedade); principiológica (subordina a clareza das normas da espécie regra à vagueza dos princípios) e rígida (impõe dificuldades às reformas); armada de controle de constitucionalidade concentrado (com efeito erga omnes), tudo isso ensejou a judicialização da política e o seu corolário: a politização do Judiciário. Consiste tal coisa em submeter à toga as decisões de natureza política, supostamente para fazer justiça, alegando que as leis podem ser inconstitucionais (injustas à luz dos princípios da Carta Política). Isso é controle concentrado de constitucionalidade. O ordenamento jurídico é hierarquizado e tem materialidade, não é apenas formal. Alega, ainda, a Nova Hermenêutica que precisa acompanhar as transformações históricas e superar a impropriedade das normas genéricas em face da singularidade dos casos concretos.
A “interpretação conforme [o entendimento do STF]”, pela qual o texto legal nada vale em face da Corte Constitucional; a vagueza dos princípios e a “mutação constitucional”, pela qual o Judiciário declara que o significado do texto escrito mudou, pois, a semântica das palavras sofreu transformação, fortalecem a judicialização da política. A segurança dos jurisdicionados seria protegida pela necessidade imposta ao magistrado de fundamentar a decisão.
A Nova Hermenêutica está noventa e nove porcento certa, mas aquele um porcento vagabundo é que faz sucesso, porque abre as portas à subjetividade das partes, principalmente da autoridade. Não existe caso singular, “não há nada de novo sob o sol” (Eclesiastes, 1;9 in fine). Tudo pode ser “fundamentado” pelo contorcionismo hermenêutico. As transformações históricas tendem a exigir mudanças no Direito, mas esta é uma tarefa do Legislativo. O STF não é um órgão supletivo do Parlamento. Os legisladores se negam a fazer modificações no ordenamento jurídico quando temem o eleitorado. Isso é veto tácito. A falta de apoio do eleitorado desmente as alegadas transformações históricas. A usurpação da função legislativa é presunção de “reis filósofos”, com evidente caráter aristocrático. O controle concentrado de constitucionalidade não deve ir além de legislar negativamente, excluindo normas inconstitucionais.
Aquele um porcento vagabundo é a oportunidade de legislar positivamente e de interpretar de modo claramente contrário ao sentido do texto. É o que está na moda. Usa conceitos indeterminados, como equidade e justiça, abrindo espaço à subjetividade da autoridade. Não consegue ocultar o que Nietzsche (1844 – 1900) chamou de vontade de potência. Alegar que um Estado bandido pode fazer leis iníquas contra as quais a Nova Hermenêutica armaria a mão dos juízes é ingenuidade demais. Juízes não podem deter um Estado bandido.
Finda a ilusão da revolução pelas armas, sem voto para fazê-la pela via democrática, vem a tentativa de realiza-la pelo judiciário com a Nova Hermenêutica Constitucional, com as constituições dirigentes, programáticas, principiológicas e rígidas, coo o controle de constitucionalidade ao mesmo tempo difuso e concentrado. Culpam Hans Kelsen (1881 – 1973), com a ênfase por ele dada à positividade das leis, pelos abusos do nazismo, como se juízes, com a Nova Hermenêutica, pudessem impedir os crimes de uma ditadura. Mas isso prejudica a segurança dos jurisdicionados, desgasta o Judiciário e ameaça a democracia.
Porto Alegre, 27 de junho de 2018.
Rui Martinho Rodrigues.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


sexta-feira, 29 de junho de 2018

AMOR-ARTIGO PUBLICADO 29/06

Amor
 
Amor é uma pequena palavra, apenas quatro letras, mas abrange os sentimentos puros e abandona os impuros da pessoa humana. Acredito que “amar a Deus e ao próximo como a si mesmo”, resume a verdadeira razão de viver. Compreender os limites estabelecidos pela providencia divina conduz à liberdade e à felicidade. Assim, “o amor que visa apenas o sexo é paixão; o que visa o agradecimento é vaidade e o que visa a amizade é verdadeiro”. Mediante a sabedoria – bons pensamentos e boas ações – evita-se tanto a violência interna como a externa. Sem dúvida, o mundo exterior é um reflexo do mundo interior, este baseado em virtudes e em inspirações saudáveis. Ademais, não só por palavras, mas principalmente através de atitudes, pode-se evidenciar comportamento compatível com os valores interiores e exteriores. Como disse São Francisco de Assis: “A cortesia é irmã da caridade, que apaga o ódio e fomenta o amor”. A rigor, o poeta quando fala em amor, geralmente, está se referindo à solidariedade ou à fuga do sofrimento, bem como buscando o sentido da vida e não a vida sem sentido. Que as flores surjam sobre as ruínas; que as alegrias superem as desesperanças e as tristezas e que os bons sentimentos e desejos prevaleçam sobre os maus. Deve-se ressaltar que a inveja, a vaidade, a ambição, dentre outros, não são sentimentos dignos, mas manifestações de sofrimento. Já a generosidade, a misericórdia, a gratidão, etc, representam forças vindas do coração. Creio que o amor e a sabedoria, virtudes concedidas pelo Senhor, são fundamentais para se vencer os desafios.
 
Gonzaga Mota
Professor aposentado da UFC  

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


quinta-feira, 28 de junho de 2018

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 1293 QUINTA-FEIRA 28 DE JUNHO DE 2018

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1293
QUINTA-FEIRA
28 DE JUNHO DE 2018

FORTALEZA - Capital Brasileira do Artesanato.
CEARÁ - A TERRA DA LUZ (liberdade dos escravos)
BRASIL - Com os Servidores Públicos Federais há 25 anos sem aumento salarial. Foram concedidos apenas pálidos reajustes.
AMÉRICA DO SUL - Nós somos sul-americanos.

2018 - Ano do Centenário de nascimento do Jornalista, Escritor e Professor Otacílio Colares.


2018 - Ano do Centenário de nascimento do Professor Ari de Sá Cavalcante.

2018 - Ano do Sesquicentenário de nascimento do 
Poeta Padre Antonio Tomás.

2018 - Ano do sesquicentenário do Jornalista, Escritor e Poeta cearense Antonio Sales


ATENÇÃO!
LEIA E PRESTIGIE OS ESCRITORES CEARENSES
  
O PRESENTE DO PASSADO 
é o título do novo livro do Professor e Escritor Antonio de Albuquerque Sousa Filho, que será lançado este sábado, dia 30 de Junho, às 10 horas da manhã.


O evento literário acontecerá no Salão Nobre do NÁUTICO ATLÉTICO CEARENSE a esquerda da entrada principal do clube. O evento começará exatamente às 10 HORAS DA MANHÃ,  abrindo um 
novo horário e uma nova Janela Cultural em 
Fortaleza, em termos de lançamento de obras literárias.

Os ex-alunos, colegas e amigos do Professor Albuquerque estão sendo convidados por ele para participarem do lançamento.


LEMBRAMOS A TODOS
os amigos a posse hoje À NOITE NA ACADEMIA     MACONICA DE LETRAS DO ESTADO DO CEARÁ - PALÁCIO MAÇONICO NA AV. DO IMPERADOR -  de oito novos Membros da entidade.

TAMBÉM ESTA NOITE 
a partir das 18 horas a grande Festa Junina da Sociedade de Asssistencia aos Cegos,m antigo Instituto dos Cegos, na Av. Bezerra de Meneses.
prestigiem, compareçam, a festa será maravilhosa.

A ODONTÓLOGA
Fátima Lemos, que durante 6 anos foi Presidente da Academia Cearense de Odontologia, é atualemente a sua Oradora oficial.

A ACADEMIA CEARENSE 
de Odontologia é presidida atualmente pelo Professor Perboyre Castelo, que desenvolkve laborioso trabalho ao lado de uma bem montada equipe.

A MEMÓRIA do inesquecivel Mário Mamede, exemplo de profissional na Odontologia, recebeu homenagem em Sessão Solene. Ele foi um dos fundadores daquela Academia que é modelo em nossa Capital.

COMUNIDADE DE LIMOEIRO 
do Norte lembrando os 130 anos da morte de Dom Aureliano Matos, que foi figura importante para o desenvolvimento daquela Cidade Jaguaribana.

Segundo meus arquivos, Dom Aureliano Matos nasceu em 17 de Junho de 1889 e no próximo ano portanto serão passados 130 anos.

Ele morrreu em 19 de agosto de 1967. Portanto dentro de poucos dias serão passados 51 anos.

WILSON MOURA 
Engenheiro e Escritor cearense preparando um novo livro. O título já foi definido: Minha alma canta aqui senhor.

MOREIRA BRITO 
o radialista que comandou as madrugadas cearenses durante mais de 20 anos já com proposta em mão para retornar ao Rádio.
Moreira Brito é nosso colega na Academia Cearense de Literatura e Jornalismo.

BIBLIOTECA 
Cleber Aquino foi inaugurada no úiltimo dia 21 no Conselho Regional de Adminiustraço. O Jornalista Paulo Tadeu, meu colega administrador estava eufórico com a notícia.

REGFIS FROTA
Presidente da Academia Cearense de Cinema me informa que agora conta com um local exclusivo para as reuniões ordinárias. acontecerão na Faculdade Ari de Sá Cavalcante na Av. Heráclito Graça.

TANIA GURGEL DO AMARAL
recebedo os parabéns de seus muitos amigos pelo sucesso da Gincana da Melhor Idade ocorrrida no Náutico Atlético Cearense.

Participaram grandes equipes. Entre elas: As Traças, Estrelas, Plano de Ação Integrada - PAI, 
Perolas, Prata 90, Reviva, Rosas Vivas, SESC em Ação, Unidos Venceremos, Vitoriosas e Viver Bem.

Uma festa da Melhor Idade.

Foram tantas as tarefas vencidas que apo final todos comemoraram com muito amor e sorrisos.

Nosso contato: vicentealencar25@yahoo.com.br




LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


quarta-feira, 27 de junho de 2018

ACE E LIVRARIA LEITURA

ATENÇÃO POETAS, ESCRITORES E TROVADORES CEARENSES:
Recebemos este COMUNUCADO do Confrade SILAS FALCAO:

Boa tarde
Dia 30 de junho, às 16:30, na Casa de Juvenal Galeno, a ACE realizará a reunião mensal com essa pauta:
→ Leitura da Ata e de ofícios
→ Festival Vida & Arte
→ 3ª Festa Junina Poeta Juvenal Galeno
→ FLIP 2018
→ Assinatura do contrato de parceria ACE/Livraria Leitura, com a presença do gerente da Livraria Leitura Rio Mar Fortaleza.
Vamos lá?

Cordialmente

Silas Falcão                     José Rubens
Pres. da ACE                    Vice. Pres.

Ford e Maria Bonita - Geraldo Duarte*


Ford e Maria Bonita
 
Geraldo Duarte*
 
Maria Bonita, fogosa amásia de Lampião, não era a mocinha brejeira, dócil e recatada, conforme descrição de alguns escritores do cangaceirismo, em especial, os desejosos de torná-la heroína, exemplo de guerreira e dedicação feminina.

No segundo volume de “Lampião e o Cangaço na Historiografia de Sergipe”, do amigo Archimedes Marques, lançamento que participamos em abril último, há narrada façanha modernista da cangaceira.

Encontram-se citações descrevendo suas peripécias ao dirigir automóvel da marca Ford, modelo 1924 ou 1925, do engenheiro Hercílio Brito, fatos registrados na fazenda Cuiabá, de propriedade do pai, coronel Chico Porfírio de Brito.

“Quando o bando de Lampião ficava ali, Maria Bonita dirigia tal veículo. Juntavam algumas companheiras e ela saía aos trancos e barrancos, pelas vias internas da fazenda, com o pessoal sacolejando todo quando o carro balançava, como um barco em mar bravio, pela estrada esburacada e cheia de pedra. Os cabras gritando, rindo e praguejando. As mulheres chamando pelos santos de devoção, dando gritinhos histéricos, pedindo cuidado a motorista aprendiz.” (Antônio Amaury Corrêa de Araújo, apud Archimedes).

Ainda conforme pesquisas de Archimedes, instruções deram-se antes, na vila Pau-Ferro, atualmente Itaíba, Pernambuco. Realizaram-se em carro de Audálio Tenório de Albuquerque, a cargo do guiador Antônio Paranhos, com permissão de Lampião.

Saliente-se a importância que estudiosos oferecem a temática, apresentando-a expressiva por tratar-se da “rainha da cangaceirada” e, talvez, justificada ante a época, as localidades e o machismo sertanejo.
                                
                                  *Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 1293 27 DE JUNHO DE 2018.

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1293
QUARTA-FEIRA
27 DE JUNHO DE 2018.

FORTALEZA - Capital Brasileira do Artesanato.
CEARÁ - Terra onde nasceu Antero Coêlho Neto - Médico e Escritor.
BRASIL - 518 Anos aguardando o fim da Corrupção dos seus Dirigentes. O Brasil não merece isso!


LEIA E prestigie os autores brasileiros!

2018 - Ano do Centenário de nascimento do Jornalista, Professor e Escritor Otacílio Colares.

2018 - Ano do Centenário de nascimento do Professor Ari de Sá Cavalcante.

2018 - Ano do Centenário de nascimento da Trovadora Gisela
Ida Marie Paschenschimmelpfeng, paraense de nascimentio, filha de alemaes, radicada no Ceará onde foi membro da União Brasileira de Trovadores-ubt FORTALEZA e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil-AJEB-CE.

2018 - Ano do Sesquicentenário do Poeta Padre Antonio Tomás, o primeiro "Princípe dos Poetas Cearenses".

2018 - Ano do Sesquicentenário do Jornalista e Escritor Antonio Sales, um dos fundadores da Padaria Espiritual o Primeiro Movimento da Poesia Moderna no Brasil, fato ocorrido em Fortaleza em 30 de Maio de 1892.

NÃO ESQUEÇA:
Em 2019:  
- O Centenário da Casa de Cultura Juvenal Galeno.
- O Centenário de nascimentro do Médico e Poeta Heládio Feitosa.

NESTE SÁBADO 
às 10 horas da manhã o lançamento do livo  O PASSADO DO PRESENTE do Professor e Escritor Antonio de Albuquerque Sousa Filho, no salão Nobre do Náutico Atlético Cearense. Todos os seus amigos são convidados. 

ESCUTE O PROGRAMA
Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte pela Rádio Assunção Cearense AM 620, pelo seu Celular ou no seu Computador no horário das 22 ás 23 horas
de segunda a sexta-feira, onde você estiver em qualquer parte do mundo. Não há distância que nos separe.

JÁ GARANTI MEU LUGAR PRIVILEGIADO
no ônibus que levará a Camocim os participantes da 21ª Jornada de Cultura e Arte (Os Idosos Vaidosos). Você que já foi aos outros passeios façam logo suas reservas.

PEREIRA DE ALBUQUERQUE
o grande escritor cearense que se constitui num dos melhores Trovadores do Brasil lembrando que ás 16 horas de hoje, quinta-feirao Grande Sarau das Palavras, mais uma tarde de Cultura e Arte na Associação dos Fazendários Aposentados, na Rua 25 de Março, quase esquina com Av. Santos Dumont. São duas horas de muita coisa boa, e, temos ainda, cafezinho, bolos, confeitos e refrigerantes. compareça.

TAMBÉM hoje à tarde - a partir das 15 horas - na sede da Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz) estará reunida a Academia Cearense da Língua Portuguesa sob a presidencia de Teoberto Landim.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS:

LIVRO: PASSAGEIRO DO TEMPO   
(Poesias).
Autor: Ubiratan Aguiar.
Edições Livro Técnico.
Ano: 2005.

LIVRO: DEUS FALANDO EM POESIAS.
Autor: José Gilardo Gomes.
Expressão Gráfica.
Ano: 2017.

LIVRO: A VIAGEM IMAGINÁRIA DE ALADI
Autora: Maria do Carmo Aragão.
2018.

LIVRO: DEVANEIOS
(Poesias)
Expressão Gráfica.
Autor: Eduardo Fontes.
2017.

LIVRO: DENTRO DE MIM, O MAR
(Poesia)
Expressão Gráfica.
2017.

LIVRO: A CANTANDO EM MISSÃO
Autor: Zé Ribeiro.
Expressão Gráfica.
2015.

LIVRO: SINTAXE DO TEMPO.
Autor: Marcio Catunda.
(Poesia).
IMPRECE.
2015.

FUME, fUME MUITO, VOCÊ MORRERÁ maIS CEDO E FICARÁ MAIS A PURO PARA OS SOBREVIVENTES!




LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


terça-feira, 26 de junho de 2018

ACCA - FORTALEZA 25 de JUNHO DE 2018.

ACADEMIA CEARENSE DE CULTURA E ARTE
         Fundada em 05 de fevereiro de 2005
                   Fortaleza - Ceará - Brasil


 25 de junho - Fortaleza - Capital Brasileira do Artesanato.

             INFORMES:

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES. Recomende seus livros aos seus amigos. Somente assim terão maior destaque. Lembre-se: se você não divulgar seus livros e de seus amigos, ninguém de outras paragens o fará.



DIA 10
Será dia 10, de Julho a  Terça-Feira em Prosa e Verso no horário das 9 horas e 30 minutos ás 11 horas e 30 minutos, na  Academia Cearense de Letras.


Estudantes, Professores, Poetas, Escritores, Críticos,
Trovadores, Jornalistas, Radialistas, Blogueiros, amantes da Cultura estão sendo convidados para o evento.

ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS MAÇONICAS
empossará novos Membros Titulares às 19 horas do proximo dia 28 deste, quinta-feira, em seu Palácio na Av. do Imperador.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES CEARENSES


EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
Entre 22 e 23 horas de hoje pela Rádio Assunção Cearense - 620 AM (também no seu Tablet, no seu computador e no seu celular) o Programa Vicente Alencar - Educação, Cultura e Esporte. Não há 
distância que nos separe.

Contacto:
vicentealencar25@yahoo.com.br








Leia jornais. Quem gosta de notícias e as acompanha normalmente, sabe muito mais


Não fume - além de prejudicar seu bolso e sua saúde você incomoda (e muito) aos que não fumam.


ACCA
Cláudio Barreto.
Glória Jaguaribe.
Pedro Rogério.
Sérgio Bomfim.
Barreto Netto.
Coordenação: Vicente Alencar.


Conferência: "Língua, cultura e identidade nacional"




Os termos constantes dos assuntos dos e-mails não são acentuados porque alguns servidores não reconhecem a acentuação gráfica.
Para receber nossa programação, é importante que o interessado adicione nosso e-mail academia@academia.org.br à sua lista.
A Academia Brasileira de Letras respeita a privacidade do usuário, é contra o spam e não repassa endereços cadastrados.
Esperamos que você tenha apreciado nossa programação.

Ford e Maria Bonita - Geraldo Duarte*

Ford e Maria Bonita
 
Geraldo Duarte*
 
Maria Bonita, fogosa amásia de Lampião, não era a mocinha brejeira, dócil e recatada, conforme descrição de alguns escritores do cangaceirismo, em especial, os desejosos de torná-la heroína, exemplo de guerreira e dedicação feminina.

No segundo volume de “Lampião e o Cangaço na Historiografia de Sergipe”, do amigo Archimedes Marques, lançamento que participamos em abril último, há narrada façanha modernista da cangaceira.

Encontram-se citações descrevendo suas peripécias ao dirigir automóvel da marca Ford, modelo 1924 ou 1925, do engenheiro Hercílio Brito, fatos registrados na fazenda Cuiabá, de propriedade do pai, coronel Chico Porfírio de Brito.

“Quando o bando de Lampião ficava ali, Maria Bonita dirigia tal veículo. Juntavam algumas companheiras e ela saía aos trancos e barrancos, pelas vias internas da fazenda, com o pessoal sacolejando todo quando o carro balançava, como um barco em mar bravio, pela estrada esburacada e cheia de pedra. Os cabras gritando, rindo e praguejando. As mulheres chamando pelos santos de devoção, dando gritinhos histéricos, pedindo cuidado a motorista aprendiz.” (Antônio Amaury Corrêa de Araújo, apud Archimedes).

Ainda conforme pesquisas de Archimedes, instruções deram-se antes, na vila Pau-Ferro, atualmente Itaíba, Pernambuco. Realizaram-se em carro de Audálio Tenório de Albuquerque, a cargo do guiador Antônio Paranhos, com permissão de Lampião.

Saliente-se a importância que estudiosos oferecem a temática, apresentando-a expressiva por tratar-se da “rainha da cangaceirada” e, talvez, justificada ante a época, as localidades e o machismo sertanejo.
                                
                                  *Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS


segunda-feira, 25 de junho de 2018

NOMES ACADÊMICOS - POSSE 28/06 ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DO ESTADO DO CEARÁ

Caro Presidente Vicente Alencar, boa noite,

A seguir, os nomes do novos acadêmicos que serão empossados na ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DO ESTADO DO CEARÁ - AMLEC - em 28/06/2018 (QUINTA-FEIRA) 19:30hs.:

1. Acadêmico: Francisco Felipe de Almeida – Cadeira N. 05 – Patrono: Antônio Bezerra de Menezes; 

2. Acadêmico: Gerson Sabbado Ehrardt – Cadeira N. 15 – Patrono: Luiz de Mello Filho;

3. Acadêmico: Germano Monte Palácio – Cadeira N. 28 – Patrono: Teodoro Cabral;

4. Acadêmico: João Carlos de Oliveira Uchôa – Cadeira N. 29 – Patrono: Luiz de Moraes Correia; 

5. Acadêmico: Francisco Diógenes Campelo Junior – Cadeira N. 36 – Patrono: Marcelo Caracas Linhares; 

6. Acadêmico: José Santiago Lima Filho - Cadeira N. 41 – Patrono: João Ramos de Vasconcelos César; 

7. Acadêmico: Evando Carlos Holanda – Cadeira N. 46 – Patrono: Oswaldo Evandro Carneiro Martins; e, 

8. Acadêmico: Vicente de Paulo Pereira – Cadeira N. 47 – Patrono: José Maria Barreto de Oliveira. 

Fraternal abraço,

Narciso Dorta Ernandes Filho

DIREITA, ESQUERDA E ELEIÇÃO - Rui Martinho Rodrigues


DIREITA, ESQUERDA E ELEIÇÃO
O debate eleitoral usa as palavras direita e esquerda. Enclausura a pluralidade política em duas posições. Depois criou o centro e inúmeras possibilidades em uma linha entre os extremos. Direita e esquerda demandam esclarecimentos. As duas posições teriam origem na Assembleia Nacional Francesa, na Revolução de 1789. Direita os monarquistas, queriam manter a desigualdade entre os estratos sociais. Esquerda os republicanos, queriam a igualdade. A Revolução, porém, queria igualdade apenas perante a lei, não na lei. Não propunha a igualdade de todos em tudo ou de resultados. Diferenças materiais não estavam da mira da revolução e nem sequer a igualdade de alguns em tudo. A hierarquia militar e as distinções havidas como meritocráticas persistiram. Não era, tampouco, a igualdade de alguns em tudo. Os revolucionários pretendiam apenas a igualdade de todos em algo mínimo: a obediência à lei com as suas desigualdades.
A igualdade da Revolução francesa não era a de épocas posteriores, tendentes à igualdade de resultados ou de todos em tudo. Ademais, não só a igualdade separava os partidos da Revolução citada. Revolucionários eram universalistas, declararam os direitos do homem, não dos franceses. Os seus oponentes aproximavam-se mais das posturas nacionalistas, tendência cada vez mais nítida nas gerações seguintes: esquerda era internacionalista, direita nacionalista. Até que a II GM, as lutas pela descolonização e os primeiros tempos da globalização tornaram conveniente explorar o nacionalismo. A esquerda passou a nacionalista, até que os conservadores voltaram-se contra os globalistas. Aí tudo mudou novamente.
Textos bíblicos já usam direita e esquerda. Israel era uma teocracia. Apoiadores e transgressores da lei mosaica eram, respectivamente direita e esquerda, favoráveis e contrários à tradição judaico-cristã. A Revolução francesa se fez contra o trono e o altar. Esquerda e direita definiam as relações com a Igreja, não lugar das bancadas na Assembleia. A Igreja e os grupos políticos tornaram-se aliados e adversários, conforme a conveniência momentânea. Direita e esquerda seriam os defensores e opositores da lei e da ordem? Depende de quem esteja no poder.
Armas e liberdade negocial são direita? Liberdade negocial e casamento entre pessoas do mesmo sexo ou direito ao uso de drogas psicoativas também são direita? Liberais e conservadores convivem juntos na direita? A pessoa pertencer a ela mesma é liberalismo. Pertencer a algo maior, à igreja, pátria e família; ou ao partido, à classe social e à humanidade são coisas de esquerda ou direita? Esquerdistas são conservadores? Socialistas instituíram uma nova classe com desigualdades profundas. Alguns regimes de direita suprimiram liberdades. Todo regime defende as suas leis e a sua ordem. Igualdade e liberdade parecem virtudes, mas seria preciso qualificar tais coisas. O que vemos é uma “ética” teleológica, mero pragmatismo e desinformação.
Porto Alegre, 25 de junho de 2018.
Rui Martinho Rodrigues

ARRAIÁ DA SOCIEDADE DE ASSISTÊNCIA AOS CEGOS


UBT FORTALEZA 24/06/2018

UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES
UBT FORTALEZA
Fundada em 11 de Novembro de 1969
Fortaleza - Ceará - Brasil
Presidente:  Vicente Alencar.
Presidente de Honra: Gutemberg Andrade.


LEIA A TROVA, VIVA A TROVA, FAÇA TROVA.
Janeiro de 2018.

Qual jangadeiro singrando
no mar da desilusão,
sinto a saudade chegando
nas praias do coração...
GUTEMBERG ANDRADE.

Se tudo na vida passa,
não deseje muito amar,
se a gente fica sem graça
olhando o tempo passar!
FERNANDO CANCIO ARAÚJO

Muitas trovas que fazemos
em momentos de emoção,
são tormentos que nos temos
guardados no coração.
IONE ARRUDA GOMES.

Elevo meu pensamento
em oração ao Senhor.
Espero a cada momento,
pelo milagre do amor.
FRANCINETE AZEVEDO.

Minhas lágrimas rolando
dos meus olhos sem parar,
eis a tristeza chegando
querendo me maltratar..,
REJANE COSTA BARROS.


Juntei ao mar minhas mágoas,
enfrentanto mil abrolhos,
pus mais sal em suas águas
ele mais água em meus olhos.
RAIMUNDO ANDRADE PAIVA.

Prece rezada com amor
num momento de aflição,
elimina qualquer dor,
acalma até solidão.
VITAL A. FIGUEIREDO.

Os meus antigos anseios,
dispersos na mocidade,
só me legaram passeios
nas varandas da saudade.
BATISTA SOARES.

Se o amor tivbesse valia
se os homens fossem unidos,
no mundo não haveria
nem pobres, nem excluídos.
ALOISIO BEZERRA

Atenção!
Das 22 às 23 horas
De segunda a sexta-feira
Pela RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE 620 AM
Programa Vicente Alencar
(Educação, Cultura e Esporte)
Participações de Ângelo Barreto, Izete de Alencar, Silvio dos Santos Filho,  Lúcio Rogério, Fernando de Alencar, Wildo Celestino de Oliveira, Luciano Bernardo Lima,  Emanuela Cavalcanti e Alessandro Ramalho.

ICCPORT 17 de Junho de 2018






INSTITUTO CEARENSE DE CULTURA
                                 PORTUGUESA

                 Fundado em 01 de Junho de 1992
                        Fortaleza - Ceará - Brasil

17 de Junho de 2018
Conselho Editorial:

Fernando de Alencar
Izete de Alencar
Emanuela Cavalcanti
Ângelo Osmiro Barreto
Celina Freitas
Silvio dos Santos Filho
Margarida Alencar
Maria Freitas

A VIDA
Vicente Alencar
(Presidente Emérito da ALMECE).


Recadastramento,
aumentos,
descontos, 
baixos salários,
educação deficiente,
saúde em crise,
hospitais lotados,
estradas ruins,
lixo nas ruas,
chuvas,
desabamentos,
secas,
imigrandes,
flagelados,
governo sem personalidade,
parlamentares incultos,
prefeitos que furtam,
homens que se prostituem,
professores empobrecidos,
crianças sem leite,
adolescentes desintegrados,
adultos sem futuros,
país sem rumo certo,
e o tempo passa.

Atenção! Dia 10 de Julho mais uma TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO, na Academia Cearense de Letras - Palácio da Luz, Rua do Rosário, 1, Centro.

Reunindo estudantes, professores, poetas, trovadores, escritores e todos aqueles que gostam de cultura.

Coordenação de Margarida e Vicente Alencar. A jornada começará às 9 horas e 30 minutos e terminará às 11 horas e 30 minutos.

Compareça, leve sua Poesia, sua Trova e apresente aos amigos presentes a nossa manhã Cultural.

Qualquer informação pelo nosso e-mail: vicentealencar25@yahoo.com.br


UMA FLOR NA LAMA
Paulo Veras
(Autor de 30 Sonetos da Lavra de um Cordelista).

Eu conheci uma mulher da vida,
no coração seu nome guardarei
por muito tempo. Minha preferida
tinha virtude que jamais pensei.


De compostura toda resumida,
decente, honesta, simples, delicada,
essa mulher por mim sempre querida
mais parecia uma senhora honrada.

De tua boca perfumada e pura
uma palavra feia não saia.
Triste ironia, pobre criatura.

Ha tantas moças que o universo aclama,
que são da lama e vivem como rosas
e às vezes rosas vão nascer na lama!

OS DIABÉTICOS DO CEARA CLAMAM PELO HOSPITAL DO DIABÉTICO.

O local já existe. O antigo Instituto Penal Paulo Sarasate. Existe o teto, existe o piso, existe energia elétrica, existe água, existe estacionamento. FALTA APENAS A BOA VONTADE dos GOVERNANTES.

Da mesma maneira que a Casa de Detenção (Cadeia Grande) no inicio dos anos 70 foi transformada em Empresa Cearense de Turismno - EMCETUR,o IPPS 
poderia ser adaptado para transfoimnar-se no HOSPITAL DO DIABÉTICO.

Junte-se as nós. defenda esta causa.

PERGUNTO
Neide Azevedo Lopes
(Da Sociedade Amigas do Livro)

Se dizem que o amor nos reconforta
E que a vida é cheia de ilusão,
Por que será que tu sempre te escondes
Noutro lugar qualquer
Não em meu coração?

Se dizem que a poesia nos encanta
e nos fazescrever bonito assim,
por que será que buscas noutros mundos
aquilo que encontras
vindo a mim?

Se dizem que a vida é passageira
E que amar só traz felicidade,
Por que não ficas só mais um pouquinho
E fazes esse pouquinho
Ser eternidade?

RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE AM 620
Programa Vicente Alencar - Educação, 
Cultura e Esporte.
Horário: 22 às 23 horas.
De Segunda a sexta-Feira.
Apresentação: Vicente Alencar.
No seu celular, no seu computador.