COLUNA DO VICENTE ALENCAR
Nº 378. 2a feira. 08 - abril - 2013.
Fortaleza - Ceará - Brasil
webradioculturadefortaleza.com.br
Para todos os países de Língua Portuguesa e mais os amigos da
Russia, Inglaterra e Dinamarca.
1 - TERÇA EM PROSA E VERSO
Será amanhã, à noite, entre 19 horas e 30 minutos e 21 horas e 30 minutos, na sede da Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1, Palácio da Luz, a realização de mais uma Terça-Feira em Prosa e Verso.
2 - Trata-se de uma reunião literária, congregando poetas, poetisas, escritores, escritoras, estudantes, professores, profissionais liberais de todas as classes, convidados, gente ligada à Educação, à Cultura, de uma maneira geral. A entrada é franca, não podendo, porém, a pessoa usar Bermudas como vestimenta.
3 - Além de poetas e escritores se apresentam, também, cantores e cantoras, como Jorge Pontes Lima, Maurício e Rose Benevides, Maliza Bomfim,Tereza Porto, Heitor Lavor, Auzeneide e Álvarus Moreno, João César e outros nomes que,também, se apresentam para os amigos da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO,uma programação que completou 13 anos de atividades, no último mês de dezembro.
4 - LIVRO DE JOÃO DE DEUS PEREIRA DA SILVA
O médico e escritor João de Deus Pereira da Silva, que é membro da SOBRAMES, lançará seu novo livro, no próximo dia 26 dabril, às 19 horas e 30 minutos, na Célula de Arte e Cultura da UNICRED, Av. Dom Luís, 300, loja 166, no Shopping Avenida. O livro intitula-se FANTASIAS, SONHOS E DESEJOS. Todos os seus amigos, confrades e confreiras são convidados a se fazerem presentes.
5 - LIVRO DE CARLOS GURJÃO NA MESMA NOITE
Na mesma noite, no mesmo local ou seja, na Célula de Arte e Cultura da UNICRED, logo após o livro de João de Deus, será lançado o livro OCCTÂNIA - A ORIGEM DO TROVADORISMO, de autoria do médico e poeta Carlos Fernandes Gurjão. Como se percebe,uma noitada de lançamento duplo, um antes,outro depois, para um mesmo público, pois os convidados são médicos e intelectuais de nossa terra.
6 - ATENÇÃO!
Dia 23 de abril o lançamento da obra POLICROMIAS. Trata-se de uma coletânea publicada pela AJEB, contando com todo o esmero e dedicação da editora Giselda Medeiros. Será as 19 horas na Academia cearense de Letras.
7 - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DO ROTARY CENTENÁRIO
Fundada em 30 de junho de 2012 e instalada, oficialmente, em 3 de abril deste ano, a Academia de Letras de Artes do Rotary Clube Fortaleza Centenário-ALARCC, conta com os seguintes Membros:
Cadeira 1 - Vicente Alencar.
Cadeira 2 - Margarida Alencar.
Cadeira 3 - Maria Luísa Bomfim.
Cadeira 4 - Regine Limaverde.
Cadeira 5 - Marília Medeiros Coêlho.
Cadeira 6 - Francisco José Coêlho.
Cadeira 7 - Meiricele Leitinho.
Cadeira 8 - Vera Klein.
Cadeira 9 - Fátima Barros.
Cadeira 10 - Sandra Viana.
Cadeira 11 - José Valdo Silva.
Cadeira 12 - Mary Ann Karam.
Cadeira 13 - Adelaide Barreto.
Cadeira 14 - Marconi Pessoa.
Cadeira 15 - Celeste Cavalcante.
Cadeira 16 - Edmar Ribeiro.
Cadeira 17 - Heloísa Barros Leal.
Cadeira 18 - Ana Maria Abreu.
Cadeira 19 - Dayse Meyer Albuquerque.
Cadeira 20 - Maria César Barreira.
Cadeira 21 - Marta Pordeus.
Cadeira 22 - Moacir Albuquerque.
Cadeira 23 - Darlene Sorensen.
Cadeira 24 - Margarida magalhaes.
Cadeira 25 - Barbara Busgaib.
Cadeira 26 - Renato Barroso.
Cadeira 27 - Aiace mota.
Cadeira 28 - Wanessa Ponte.
Cadeira 29 - Romeu Cysne Prado.
Cadeira 30 - Cleide Pagels Barbosa.
Cadeira 31 - Norma Ribeiro.
PS. Registre-se que a ALARCC foi a primeira do genero fundada no Brasil, em
mais um pioneirismo dos cearenses.
8 - CONJUNTURA DO COMÉRCIO
Circulando, a revista Conjuntura do Comércio, em seu número 8, de março deste ano, apresentando como destaque, a reportagem Qualidade de Vida no trabalho - empresas investem na satisfação dos funcionários. Também, uma outra destacando: Comércio do Varejo divulga tendências mundiais do comércio. Uma publicação dentro do esperado.
9 - PARA OS POETAS E NÃO POETAS
"A poesia é a alma do tempo. E nela vibram as sensações do eterno"
10 - DIA DO JORNALISTA
Ontem, 7 de abril, o Dia do Jornalista, sem festas e sem registros, até mesmo nos jornais de Fortaleza. Tive que lembrar a data a muitos colegas. Em nossa profissão lutamos tanto pelos outros, que esquecemos os nossos interesses.
Quase ninguém lembrou a data.uma pena. Jornalista é como Professor, presta serviço aos outros, mas, não é lembrado nunca. O Dia do Professor é outro, que pouca gente lembra.
11 - AJEB DESTACOU
Através de sua presidente de Honra, escritora Giselda Medeiros, a AJEB - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, destacou no BLOG da entidade a data de ontem, 7 de abril, Dia do Jornalista.
12 - Você já sorriu hoje? A VIDA É UMA FESTA.
13 - DIA DO JORNALISTA (2)
O Dia do Jornalista nasceu em face de Giovani Battista Líbero Badaró,
jornalista italiano, que aos 28 anos, em 1826, chegou ao Brasil e tornou-se
brasileiro, por adoção e coração. Criou o Jornal Observatório Constitucional, que
não concordava com a corrupção, no Governo de Dom Pedro I.
14 - DIA DO JORNALISTA (3)
Atribui-se a Dom Pedro I, o mando do assassinato de Líbero Badaró, o que acabou ocorrendo, agredido e baleado por 4 homens. Suas últimas palavras: "Morre um Liberal mas não morre a Liberdade", em 21 de novembro de 1830. Mais de um século depois, em 1933, a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) reconheceu a data, quando Dom Pedro I, abdicou, 7 de abril, pressionado por todos os Democratas, fugindo para Portugal, como o DIA DO JORNALISTA, numa homenagem à memória de LÍBERO BADARÓ.
15 - AGENDA CULTURAL
Dia 9 (amanhã) - Terça-feira em Prosa e Verso às 19h30min na Academia Cearense de Letras.
Dia 18 - 19 horas - Lançamento e aberturado Centro Cultural Jáder de Carvalho, na Av. Beira Mar, em frente ao Náutico Atlético Cearense.
Dia 18 - 19 horas - Sessão solene de aniversário - 39 anos - da Academia
Cearense de Retórica.
Dia 23 - 19 horas - lançamento do livro POLICROMIAS, da AJEB, na
Academia Cearense de Letras.
Dia 24 - 19 horas - Posse dos novos Sócios efetivos do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico, em sua sede na Praça do Carmo.
"Ama com fé e orgulho, a Terra em que Nasceste. Criança, não verás nenhum pais como este" (Poeta Olavo Bilac).
Nenhum comentário:
Postar um comentário