UFC participa de comissão científica em evento internacional sobre energias renováveis
Pela sétima vez, o Ceará receberá o maior evento sobre energias renováveis da América Latina, o Tudo sobre Energia (All About Energy). Promovido pelo Governo do Estado do Ceará e empresas privadas, o encontro conta com a curadoria de professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Federal do Ceará, na escolha dos trabalhos científicos a serem apresentados. A solenidade de abertura acontecerá às 16h do próximo dia 11, no Centro de Eventos do Ceará. Durante três dias, conferências, visitas técnicas e exposição de pesquisas científicas movimentarão os participantes.
Os alunos da UFC terão desconto na inscrição do evento e poderão participar dos debates, mesas-redondas e apresentações de trabalhos pelo valor de R$ 20,00. Basta apresentar declaração de matrícula à secretaria do evento, no dia 11, no Centro de Eventos.
Na terça-feira (12), o Presidente da Frente Parlamentar Mista de Energias Alternativas, deputado federal Antonio Balhman, iniciará a programação na mesa-redonda sobre financiamento para o setor. Dividido em cinco salas temáticas (Eólica, Solar, Bioenergia, Magna e Licenciamento Ambiental), o evento trará a Fortaleza representantes dos poderes Executivo e Legislativo e órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Energia Elétrica. O setor privado será representado por executivos de concessionárias como a Endesa, grupo que controla a transmissão de energia elétrica no Ceará.
Com 17 parques eólicos em operação, o Ceará lidera a produção desse tipo de energia no País. No All About Energy, os diversos setores da Indústria Eólica irão se reunir em painel específico para debater as metas, estrutura da cadeia produtiva e oportunidades de negócio.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Centro de Tecnologia da UFC – 85 3366 9602
==========================================================================
Primeira turma do Magistério Indígena cola grau na UFC
O ritual do torém marcou o encerramento de uma cerimônia histórica ocorrida ontem (6), na Concha Acústica da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Em uma noite marcada por muita emoção, 36 índios da etnia tremembé, do município de Almofala, colaram grau, todos alunos da primeira turma do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS).
“O sentimento é de que podemos muito, podemos mais. É o resultado de um voo, que desde a decolagem até hoje, levou 15 anos; e esse voo não está nem perto de aterrissar. Uma realização do próprio povo tremembé, mostra a luta deles que também passa pela Educação”, destacou o coordenador geral do Curso, Prof. José Mendes Fonteles Filho (Babi).
Como explicou o docente, a cerimônia se reveste de um caráter especial por significar o retorno do povo tremembé à Reitoria da UFC. A última vez que os índios estiveram no local foi em agosto de 1965, quando da conquista do primeiro lugar em um festival nacional de folclore.
Primeiro dos cursos de licenciatura intercultural criado no Nordeste e um dos pioneiros do país, ao possibilitar a formação em nível superior de uma turma de indígenas em uma universidade pública, o MITS foi elaborado através de iniciativa dos próprios indígenas. “Alguns não acreditavam, mas a gente sabia do caminho que estava traçando.É uma vitória do povo tremembé”, ressaltou Getúlio Tremembé, coordenador indígena do Curso.
INOVADOR – Denominado pela comunidade de “Magistério Pé no Chão”, o MITS foi criado, em parceria com a UFC, em 2006. Aprovado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2008, passou a receber recursos por meio do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind), sendo o primeiro curso da UFC específico para indígenas.
O caráter inovador do MITS é demonstrado nas atividades acadêmicas realizadas integralmente no ambiente da aldeia, em etapas mensais itinerantes, que se revezavam entre as comunidades tremembé. Dessa forma, lideranças, pais, mães, jovens e crianças indígenas puderam participar ativamente de muitos momentos significativos do Curso, tendo livre acesso às aulas ministradas.
Com uma carga horária total de 4.000 horas-aula, o MITS teve como conteúdo curricular uma matriz específica e intercultural, que conjuga os saberes próprios da tradição tremembé desenvolvidos nas escolas indígenas com os conhecimentos teóricos e metodológicos característicos da formação para o exercício da docência. A habilitação do Curso também é específica. Os graduados ficam, assim, aptos para o exercício do magistério nas escolas diferenciadas de sua etnia.
Entre os docentes que ministraram aulas, vindos de diversos lugares do país, destacam-se o Cacique João Venança e o Pajé Luis Caboco, da etnia tremembé. Dessa forma, a Universidade pode também reconhecer e favorecer o conhecimento tradicional desse povo indígena, com o respeito e a dignidade que bem merecem.
Fonte: Prof. Babi Fonteles, coordenador geral do MITS – fones: 88 9986 4499 / 9201 3558 / 3613 1663
==========================================================================
Curso de Matemática semipresencial abre vagas para tutores presenciais
O Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), da Universidade Federal do Ceará (UFC), integrante do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) está com inscrições abertas para seleção de tutores presenciais.São ofertadas cinco vagas para o curso de Licenciatura em Matemática, nas cidades de Aracoiaba, Beberibe, Maranguape e Quiterianópolis. As inscrições acontecem de 7 a 16 de março e são on-line (bit.ly/XXZIWQ).
O candidato deve atender aos seguintes critérios: ser graduado em Matemática ou áreas afins como Física e Estatística e comprovar que reside na microrregião do polo, ou seja, em municípios limítrofes daquele em que está se inscrevendo. Também se exigem experiência de docência, no mínimo, de um ano e pós-graduação ou vínculo a um programa de pós-graduação.
Após o preenchimento da inscrição, o candidato deve entregar, até o próximo dia 16, ao polo de apoio presencial o currículo acompanhado de cópias de documentação comprobatória. A seleção acontecerá em duas etapas: a primeira, eliminatória e classificatória, por avaliação do currículo e de documentação especificada; a segunda, também eliminatória e classificatória, por entrevista. Os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 765,00 mensais.
O tutor presencial irá atender aos estudantes nos polos, em horários preestabelecidos, preferencialmente noturnos e aos sábados, considerando o mínimo de 20 horas semanais. São também de sua responsabilidade as orientações presenciais aos alunos e a interação a distância com os professores pesquisadores e tutores a distância do UFC Virtual, dentre outras funções.
Fonte: Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática Semipresencial UAB-UFC – fone: 85 3366 9509
---
Universidade Federal do Ceará - UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional
(85) 3366.7331 / 3366.7332
Nenhum comentário:
Postar um comentário