Caros amigos
Leiam este e-mail que remeti para a Presidente do Centro Industrial do Ceará-CIC cuja entidade vai promover em agosto próximo um grande Seminário em defesa das instituições regionais. Cássio
Cara Nicolle
Na última quarta feira, dia 20, a sociedade cearense e nordestina tomou conhecimento, através da imprensa escrita e televisada, da invasão teatral (com holofotes, metralhadoras e tudo) da Polícia Federal, com membros da CGU-Controladoria Geral a União, à sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS. Como em nome do engenheiro Victor Frota, Presidente do CREA-CE, solicitei o apoio do CIC para, junto ao CREA, defendermos àquele Departamento e você, atenciosamente, compareceu a última reunião do nosso Grupo de Trabalho do CREA, que visa promover um Seminário em defesa dos organismos regionais, entre os quais o DNOCS, sinto-me na obrigação de lhe dar a versão que tomei conhecimento, ontem, de mais este deplorável incidente e desrespeitosa ação bélica, envolvendo aquele brioso e importante Departamento Federal para a nossa Região.
O Dr. Victor Frota e eu falamos, ontem, pessoalmente com o engenheiro Emerson Fernandes, atual Diretor Geral do DNOCS. Pelo que soubemos esta invasão à sede do DNOCS não tem nada a ver com a atual administração do órgão e, pelo que percebi, também com a anterior. O que "eles" estavam procurando era documentos referentes à verbas das chamadas “emendas parlamentares” que as repassam para as prefeituras que têm sobre si a responsabilidade de fazerem as devidas licitações. Agora, se essas licitações são fraudulentas ou não, ao DNOCS não cabe nenhuma culpa pois que, na atualidade, não tem pessoal nem para se manter em pé. Portanto, o DNOCS não tem nada a ver com aquele lamentável episódio da última quarta feira. O DNOCS é apenas uma "caixa de passagem" das referidas verbas dos parlamentares. Como vamos reparar perante a sociedade nordestina e brasileira mais esta imagem negativa do nosso Departamento? Culpa da justiça que mandou a Polícia Federal fazer aquela espetacular operação bélica em total desrespeito àquela instituição e aos seus servidores?
Esta é apenas uma satisfação que estou lhe dando em caráter pessoal e particular e, ao mesmo tempo, renovar o convite para que continuemos em frente na defesa dessa mais antiga Instituição federal de nossa Região. Antes, porém, gostaria de lhe dizer que, na minha ótica, existem forças poderosas trabalhando diuturnamente nos bastidores visando a extinção de uma da mais antigas instituições federais de nosso País.
P.S. – 1) Tenho o maior respeito pela Polícia Federal que quando fui Diretor Regional do DNOCS, com sede na Rua Pedro Pereira, dei apoio de toda a ordem àquela Instituição, à época comandada pelo saudoso Dr. Laudelino Coelho, acho que seu primeiro Diretor (ou Superintendente) no Estado do Ceará. Sei que a referida entidade neste caso do DNOCS apenas estava cumprindo mandato judicial.
2) – Outra ressalva que desejo fazer é que a CGU, até bem pouco tempo mantinha dois membros de sua equipe ocupando cargos chaves na Direção Geral do DNOCS, portanto estando sabedora de tudo o que estava se passando naquela repartição. Pelo que me foi dito a CGU já estava de posse, inclusive, da documentação que, acintosamente, diziam estar procurando.
3) Na minha opinião, cabe ao Tribunal de Contas dos Municípios fazer a referida fiscalização mas se tiver algum servidor culpado de alguma coisa que ele seja exemplarmente punido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário