Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

MENSAGENS POÉTICAS 2

 MENSAGENS POÉTICAS

Pesquisa de Ademar Macedo +_

 CARNAVAL

<<< Uma Trova Nacional >>>

O morro grita o seu nome

num frenesi sem igual

e vai sambando com fome

a deusa do carnaval!

(Fernando Câncio/CE)

 

 

<<< Uma Trova Potiguar >>>

Carnaval – Festa do povo,
dos prazeres, da folia...
Foliões buscam de novo
reviver sua alforria!...
(Joamir Medeiros/RN)

 

 

<<< Uma Trova “NÃO” Premiada >>>

De sábado a terça-feira

cai na folia o país...

Diverte-se a pátria inteira,

sem medo de ser feliz!

(A. de Assis/PR)

 

 

<<< Uma Trova de Ademar >>>

Carnaval é uma alforria

para quem tem depressão;

quatro dias de alegria

de frevo e de diversão.

(Ademar Macedo/RN)

 

 

<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>

No carnaval de verdade,
da vida não tive nada...
- Quem dera a felicidade,
nem que fosse mascarada!
(J. G. de Araújo Jorge/AC)

 

<<< Simplesmente Poesia >>>

MEU CARNAVAL.

 

– Roberto P. Acruche/RJ –

 

Você foi meu carnaval

meu folguedo

minha folia

minha festa

minha alegria

nunca houve nada igual.

Oh... Saudade!...

Daquele tempo que não volta mais.

Coração de morena,

onde está você?

Que vontade de te ver!...

Você foi meu carnaval!

Meu sonho

meu samba

minha fantasia

a mais brilhante e colorida

a mais bela da minha vida

nunca houve outra igual.

 

 

<<< Estrofe do Dia >>>

Dancei forró na latada,

Vi vale, vi serrania,

na lida da apartação

esbanjei muita alegria.

Mas, a minha fantasia

era de couro, o gibão,

e o meu cavalo alazão

entrando no matagal,

fazia o meu carnaval

nas quebradas do sertão.

(Marcos Medeiros/RN)

 

 

<<< Soneto do Dia >>>

UMA VEZ SAMBISTA...SEMPRE SAMBISTA.

 

– Darly O. Barros/SP –

 

Se o sangue ferve e a pele se arrepia,

ao som da Escola, em novo samba-enredo,

sem mais rodeios, veste a fantasia

e a máscara, que é bom guardar segredo!

 

Esquece os males, entra na folia,

que é tempo de alegria e de folguedo,

só não te atrases, nossa bateria

vai esquentar seus tamborins mais cedo!

 

Quero te ver de novo na Avenida,

suada, sorridente, enrouquecida,

rememorando antigos carnavais,

 

e então, findo o desfile, em plena rua,

te ver sambando, ainda, à luz da lua,

com a alma leve e um ar de quero mais!

 

mulher3

<<< Uma Trova Nacional >>>

Vêm as rugas...e, no entanto,

a mulher não se intimida.

A perda externa do encanto

não desencanta uma vida!

(Edmar Japiassu Maia/RJ)

 

 

<<< Uma Trova Potiguar >>>

Minha mulher reza tanto

aos pés de nosso senhor;

que eu vou precisar ser santo

pra merecer seu amor.

(José Lucas de Barros/RN)

 

 

<<< Uma Trova Premiada >>>

1965 > Nova Friburgo/RJ

Tema > MULHER > 1º Lugar.

No dia em que tu quiseres
ser meu senhor e meu rei,
serei todas as mulheres
na mulher que te darei.
(Nydia Iaggi Martins/RJ)

 

 

<<< Uma Trova de Ademar >>>

Deus demonstrando poder,

quando a mulher engravida,

transforma a dor em prazer 
na celebração da vida.

(Ademar Macedo/RN)

 

 

<<< ...E Suas Trovas Ficaram >>>

Não há poeta ou pintor,

nem outro artista qualquer,

que enalteça com rigor

a perfeição da Mulher.

(Alydio C. Silva /MG)

 

<<< Simplesmente Poesia >>>

A MULHER QUE PASSA.

 

– Vinícios de Moaraes/RJ 

 

Meu Deus, eu quero a mulher que passa.

Seu dorso frio é um campo de lírios

Tem sete cores nos seus cabelos

Sete esperanças na boca fresca!

Oh! Como és linda, mulher que passas

Que me sacias e suplicias

Dentro das noites, dentro dos dias!

Teus sentimentos são poesia

Teus sofrimentos, melancolia.

Teus pêlos são relva boa

Fresca e macia.

Teus belos braços são cisnes mansos

Longe das vozes da ventania.

Meu Deus, eu quero a mulher que passa!

 

 

<<< Estrofe do Dia >>>

Sou Poeta e Trovador,

penso igual a todo vate:

em mulher nunca se bate

nem mesmo com uma flor!

Pra mulher eu dou amor

ponho rosa em seu caminho

escrevo num pergaminho

que é pra poder lhe avisar:

– no dia que eu me zangar

Mato você... de carinho.

 (Ademar Macedo/RN)

 

 

<<< Soneto do Dia >>>

A MULHER QUE EU CONHEÇO.

 

– Divenei Boseli/SP –

 

Conheço uma mulher e as mágoas que a consomem,

dos tempos celestiais, dourada fantasia

que a fez vivenciar efêmera alegria

nos braços infernais do seu primeiro homem.

 

Excêntrica mulher (que por leviana a tomem),

foi virgem que cedeu à primeira ousadia,

se fez esposa e mãe, mulher com galhardia,

uma leoa, enfim! (Se bem que alguns a domem...)

 

Excelso querubim, foi quase meretriz,

sem nunca rejeitar o pão que Deus lhe deu,

sem  nunca se curvar àquilo que não quis!

 

E agora, rumo ao fim, pôs fel no que escreveu,

mesclando o casto mel de quem quer ser feliz...

Conheço essa mulher... Essa mulher sou eu!


Nenhum comentário: