Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

IBDL/JANEIRO 2021

 INSTITUTO BRASILEIRO DE DIVULGAÇÃO LITERÁRIA

     Criado em 01 de Março de 2009

       e-mail: institutobdl@gmail.com

    NOSSOS VALORES PARA O MUNDO

             Fortaleza - Ceará - Brasil



Consultor: Jornalista Vicente Alencar

(e-mail: vicentealencar25@yahoo.com.br)



LEIA E PRESTÍGIE OS AUTORES BRASILEIROS

(Circulamos em todos os paísaes onde se fala,

 se comenta, se escreve a Língua Portuguesa)



LIVRO: Asas ao Vento.

AUTOR: Sílvio dos Santos Filho.

EDITORA: Gráfica Encaixe.

ANO: 2013.

* O autor pertence a Academia de Letras dos Municípios 

do Estado do Ceará - ALMECE e a União Brasileira de 

Trovadores - UBT FORTALEZA.



LIVRO: Tardíacas.

AUTOR: José Maria Bomfim de Morais.

EDITORA: Gráfica UNIFOR.

ANO: 2005.

* O autor pertence a Academia Crateuense de Letras

 e a SOBRAMES - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.



LIVRO: Trago do Verbo.

AUTORA: Alana Alencar.

Ano: 2002.

* A autora é Membro titular da Academia Cearense de Literatura 

e Jornalismo.



LIVRO: Tempo de Colheita.

AUTOR: Linhares Filho.

Ano: 1987.

* O autor e Membro Titular da Academia Cearense de Letras.



LIVRO: O Universo e a Imaginação.

AUTORA: Maria Luisa Cavalcante de Abreu. +

Ano: 2015.

* A autora pertenceu a Ala feminina da casa de juvenal Galeno 

e ao Movimento Cultural Terça Feira em Prosa e Verso.



LIVRO - UM PRESENTE PARA SEMPRE!



A MOTO MATA! MOTO - UM DOS MAIORES AGENTES DE 

PROBLEMAS E DESASTRES NO TRANSITO DO BRASIL.

A MOTO MATA! 


Não coloque sua vida em risco pilotando uma Moto!



PENSE:

"A Constituição Brasileira precisa somente de dois artigos:

1º) Que cada brasileiro tenha vergonha na cara.

2º) Sejam revogadas as disposições em contrário".

(Declaração do maior historiador brasileiro Capistrano de Abreu, nascido em Maranguape, quando residia no Rio de Janeiro e contava pouco mais de 50 anos de idade).


O assunto continua livre e solto na pauta do dia.


Atenção!

"O Mundo dos mentirosos é apenas uma ilusão por parte deles,

pois cedo ou tarde, serão descobertos e desmoralizados" (Poeta

Antonio de Fortaleza).



O lixo na Rua Dr. José Lourenço, na Aldeota é uma grandeza (?). Não recebe garis e tudo fica por conta do cão. Em frente ao número 1.500 então, nem se fala. Sómente na administração Juracy Magalhaes a coleta era feita normalmente.


E já se passaram muitos anos e administrações. Pobre da nossa 

Cidade.



A Rua Juvenal Galeno, no Benfica, está abandonada. Embora vizinha ao Campus do Benfica, da UFC, aquela arteria mais parece uma favela.



NÃO ESQUEÇA MEU CARISSIMO AMIGO:


14  POR CENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOFRE DA 

DOENÇA DIABETES (No Nordeste o índice sobe para 18)

MAS NENHUM "representante do povo" lembra-se que os

menos favorecidos precisam do HOSPITAL DO DIABETICO (Especializado) no Ceará. Até quando teremos de lembrar?



QUERO A VIDA NA QUAL ESTAVAS

Regine Limaverde

(Da Academia Cearense de Letras)

Autora do livro "Eternas lanternas do tempo".




Que vida é essa que escapa feito areia em nossas mãos?

Para onde iremos sem corpo? Sem coração?


Que orgão expressará amor em outro mundo?

Existirá outro mundo? Se a concepção de mundo 

é do homem, o que será outro mundo?


Sentiremos atração por outrem? Tesão?

E nossas mãos que expressam carinho? Sem elas

não poderemos afagar um rosto amado,

acalmar uma criança chorosa.


Não me é dado recordar-te

morto, deitado numa lousa

fria. Tinhas tanto medo da morte.


Pai, estás aqui comigo.

Sinto-te nas lágrimas

que não derramei por tí.


É tarde, eu sei, 

para chorar.



Felicidade a todos. Nosso contato: vicentealencar25@yahoo.com.br

PS. Nos escreva, dê a sua opinião sobre os nossos trabalhos.



PERGUNTAS?

LUCIANO MAIA

(Da Academia cearense de Letras)

Autor do livro Aldea Lonxana editado em 2016


São muitas, muitas delas sem respostas

e por vezes é bom que seja assim.

as que nascem da dúvida, as impostas

e aquelas que do nada vêm, enfim.


E então, vale mais virar as costas

a essas inquisições que não tem fim.


As soluções, deveras ou supostas

estarão sempre muito além de mim.


Como as estrelas que se vão

pelos espaços, quase sempre juntas

e nos forçam, confusos, a que não

respondamos  às vivas ou defuntas

indagações que em nosso coração

tornam-se acaso novas mil perguntas.


"O quinteto maluco todos os dias, numa mesma

Emissora de Rádio AM, brada aos ares as suas palavras 

desajustadas e lamentáveis, só encontrando defeitos 

no Presidente Jair Bolsonaro. Merecem pena" 

(Poeta Antonio de Fortaleza).



PRATA E PROMESSSA

Alana Alencar

(Da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo)

Autora do Livro Trago do Verbo.



Seria demais quwrer o Sol querer a lua

estrela tua?

Não bastasse...

Não bastaria se você dissesse que me ama

seria de dar meu sorriso num sufocar de ilusões.

Trancada dentro de uma pulseira de prata e promessa

pouco tempo em falar de você.


Tua canção ritmada ainda no compasso de minhas palavras

no meu piscar.

Tua certeza

no balançar de minhas pernas

no bater atordoado do meu coração

na minha agonia.


Seria demais querer a chuva para reviver tua presença?

Não mais fugirei de minhas dúvidas

até que o mundo acabe

e sem inspiração consiga sobreviver.




CUIDE DO CEARÁ. PLANTE SAPOTÍS. NÃO 

DEIXE QUE ESTA ESPÉCIE DESAPAREÇA.

JÁ MATARAM  MILHARES DE ÁRVORES,

NÃO CONCORDE COM MAIS UM CRIME!




O DNIT INFORMA QUE NOS ÚLTIMOS MESES FORAM GASTOS 8,3 BILHÕES EM OBRAS POR TODO O BRASIL.

RS 6,7 BILHOES EM RODOVIAS

RS 438 MILHÕES NO SISTEMA AQUAVIARIO

RS 33 MILHÕES EM FERROVIAS

RS 118 MILHÕES EM PESQUISA

PENSE e sinta a diferença! Apenas.



QUERO HOMENAGEÁ-LA

Vicente Alencar

(Da Academia Cearense de Cultura e Arte e da

Acadmia Cearense de Literatura e Jornalismo)



Quero homenageá-la meu amor,

com meu sorriso,

com meu olhar,

com meu poema.


Quero homenageá-la meu amor,

com uma rosa vermelha,

com gotas de chuva

pacientemente aparadas.


Quero homenafeá-la meu amor,

com uma porcelana chinesa

que tem mil anos esperando

a hora de fazer-te feliz.


Quero homenageá-la meu amor,

com suco de frutas,

feito especialmente para

adocicar mais ainda a tua boca.


Quero homenageá-la meu amor,

com uma estrela colhida à noite,

em pleno luar de prazeres,

num céu pleno de paixão.


quero homenageá-la meu amor,

com a água límpida de um corrego

que mate a sêde dos pássaros

e oferecer-te fresco banho.

_______________________________________


final dos trabalhos

Nenhum comentário: