Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Circular PEN - nº 02/2021 Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2021.

 


                                                     PEN Clube do Brasil
                                                                                                             Filiado ao PEN Internacional
                                                                                                               sediado em Londres



Circular PEN - nº 02/2021
Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2021.

Prezados Membros Titulares e Amigos,

A Diretoria tem o grato prazer de lhes informar o resultado colhido hoje à tarde na nossa sede social.

As centenas de votos apurados hoje à tarde para o Grande Prêmio Literário PEN Clube do Brasil, ano 2020, teve o seguinte resultado: uma chuva de indicações de todo o país com metade dos votos, em torno de cem, que consagraram Nélida Piñon, pelo livro Um dia chegarei a Sagres. Os três outros indicados ao Grande Prêmio também foram muito votados: Carlos Nejar  pelo livro A Tribo dos Sete Relâmpagos, Antonio  Risério pelo livro  Em  busca da nação e Jeferson Tenório pelo livro O avesso da pele. Pelo regulamento o Grande Prêmio de Literatura remete diretamente a livros lançados ao longo do ano 2020. Por essa razão, apesar de citados por muitos jurados, os livros Metropole à beira-mar: O Rio moderno dos anos 20 de Ruy Castro e Torto Arado de Itamar Vieira Junior, l ançados em 2019, não puderam concorrer.

Nossa Diretoria marcou a entrega do Grande Prêmio à Nélida para o dia de aniversário da cidade em 1º de março.  Mas com cuidados sanitários muito rigorosos, em solenidade restrita a menos de doze autoridades convidadas, espalhadas com distância de dois metros entre si na sede da Praia do Flamengo.  Mas será providenciada transmissão ao vivo por duas plataformas de alcance mundial. Ao saberem da vitória de Nélida, o Cônsul Geral de Espanha e o Presidente do Instituto Cervantes comunicarão ao Ministério da Cultura em Madrid, cujo governo deverá conferir na solenidade de consagração uma Comenda à escritora de ascendência espanhola.

O PEN do Brasil a partir deste ano comunica a todos que acaba de criar o troféu Barbosa Lima Sobrinho, por ser ele reconhecido defensor da liberdade de expressão e contra a censura (definições básicas da atuação do nosso órgão internacional), como presidente da ABI e ABL durante muitos anos. Este Prêmio deverá ser votado no meio do ano ao escritor e/ou personalidade nacional que tiver prestado maiores serviços em defesa da liberdade de expressão e contra a censura. O troféu será elaborado pelo escultor Edgar Duvivier, o mesmo que fez a Clarice Lispector ao final do Leme.     

O nosso Grande Prêmio Literário PEN Clube do Brasil – 2020 será acompanhado por diploma remissivo e colar com efígie do fundador Cláudio de Souza.

Abraços fraternos,

Ricardo Cravo Albin
Presidente do PEN Clube do Brasil

Nenhum comentário: