COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO 1912
04 DE JANEIRO DE 2021
FORTALEZA - Capital Brasileira do Artesanato.
CEARÁ - Terra da Luz desde 01 de Janeiro de 1883.
NORDESTE - Aqui nasceu José de Alencar.
BRASIL - Um pais no qual acreditamos apesar dos 73 por cento de analfabetos.
AMÉRICA DO SUL - Nos somos Sul Americanos.
Bom Ano Bom para todos.
Estamos com a primeira coluna do ano após alguns dias de folga.
Nossa homenagem a JUFACHA a grande escritora cearense nascida em 01 de Janeiro de 1918 em Limoeiro do Norte. Julieta Faheina Chaves ha muitos anos reside em Pacajus.
Foi a primeira Presidente da UBT de Pacajus e se constitui na pessoa com maior tempo em atividades na Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno e na AJEB.
Sua primeira publicação foi "Rosas do Meu Sonhar" em 1970vindo depois "Sonata de Trovas" em 1977.
O TROVADOR É UMA PESSOA FELIZ!
Nesta primeira publicação do ano a nossa homenagem também ao notável Escritor cearense YACO FERNANDES tão pouco lembrado.
Jornalista, Escritor, Advogado, Juiz Auditor, filho do Dr. Adauto d'Alencar fernandes e senhora Inês Bleasby Fernandes, ex-aluno do Liceu do Ceará e da Faculdade de Direito do Ceará.
Nasceu em Fortaleza em 01 de Janeiro de 1914, morrendo no Rio de Janeiro, em 27 de Maio de 1966, com apenas 52 anos.
Yaco Fernandes deixou o filho Capitão de Corveta Roberto Andrade Fernandes.
Foi autor do livro Notícias.
Como afirmou na Obra: "Noticia - termo da antiguidade, título de alguns livros antigos que davam conhecimento minuncioso de cargos, dignidades, lugares, caminhos de um pais" citando o Frei Domingos Vieira em seu "Tesouro da Língua Portuguesa".
FAÇA O BEM, SEM OLHAR A QUEM,
VIVA UM NOVO
ANO, MUDANDO MESMO!
Também no dia 01 de Janeiro lembrar o nascimento em 1882 do Monsenhor José Alves Quinderé o popular Padre Quinderé.
Ele nasceu em Maranguape, sendo filho de João Gualberto Quinderé e Dona Josefa Pinheiro Quinderé, publicando seu primeiro livro em 1940, intitulado "Ano Litúrgico".
O dia primeiro de Janeiro nos lembra também o nascimento em 1893, na cidade paulista de Tatuí,
do escritor Paulo Setúbal.
Ele pertenceu a Academia Brasileira de Letras e seu primeIro livro foi o romance "A Marquesa de Santos", que circulou em 1925. Sua morte ocorreu em 04 de maio de 1937.
Leila Miccolis autora de "Trovas que a vidas rimou", em 1967, nasceu no Rio de Janeiro em 01 de janeiro de 1947 e escreveu também Gaveta da Solidão, livro de poemas, publicado em 1965.
LEIA E PRESTIGIE OS ESCRITORES BRASILEIROS. RECOMENDE AO SEUS AMIGOS OS AUTORES NACIONAIS.
O cearense Franklin Távora nasceu em Baturité, em 02 de janeiro de 1842. Foi destacado escritor, romancista e orador de méritos.
Ocupou a cadeira 19 da Academia Cearense de Letras - a mais antiga do Brasil - e teve romance muito comentado: "Os Índios do Jaguaribe", publicado em 1862. Morreu em 18 de agosto de 1888 no Rio de Janeiro.
Outro membro da Academia cearense de Letras nascido em 02 de janeiro foi F. Alves Lima (Francisco Alves Lima) piauiense de Pedro II, onde nasceu em 1868.
Seu primeiro livro intitulou-se "Estrofes" em 1891. Uma obra muito comentada de sua lavra: A psicologia, sua posição e seu método". Morreu em Fortaleza em 24 de janeiro de 1958.
MOTO - A MORTE SOBRE DUAS RODAS.
Em 3 de janeiro de 1886 nasceu em Aracati o poeta, escritor, filologo e político Beni Carvalho (Benedito Augusto Carvalho dos Santos), morrendo no Rio de Janeiro em 22 de janeiro de 1959.
Fez parte do elenco da Academia Cearense de Letras e escreveu "Na Casa de Tiradentes (1935) e "Ação Parlamentar" (1950) entre outras obras.
Foi Vice Presidente do estado e deputado federal, além de Interventor Federal em 1945-1946 e membro do Conselho Nacional de Educação.
Atenção! Atenção!
TOME ÁGUA. PELO MENOS 2 LITROS POR DIA. Uma criança até 11 quilos, pelo menos 1 litro.
Eusélio Oliveira que foi Poeta e produtor cinematografico, além de Bacharel em Direito, publicou "Três Dedos de Orfeu" em 1955, nasceu em Fortaleza em 3 de janeiro de 1933.
O paranaense Emiliano Perneta nasceu
em Curitiba em 3 de janeiro ded 1866 e foi Jornalista, Advogado e Poeta, filho de pai portugues e mãe brasileira. Publicou "Músicas" em 1888 e "Ilusão" em 1911 entre outros livros. morreu na cidade onde nasceu em 19 de janeiro de 1921.
Ouça a webradioguaranidefortaleza (tudo minusculo mesmo) no seu Celular e no seu Computador. Você ouvirá Vicente Alencar e Glauber Calado entre outros, numa programação rica em Música Popular Brasileira de qualidade - MPBq deixando de lado a MPB - Música Péssima Brasileira, produção atual.
Hoje dia 4, aniversário de Casimiro de Abreu, nascido no Rio de Janeiro em 1839 e falecido em 18 de outubro de 1860
com apenas 21 anos. Suas poesdias Meus oito Anos e Canção do Exílio ficaram para sempre.
Amanhã, dia 5 de Janeiro o aniversário do Barão de Studart (Guilherme Chambly Studart) estrela de grandeza enorme em nossa história. Filho do Consul ingles no Ceará, John William Studart de Dona Leonísia de Castro Barbosa, foi aluno do Ateneu Cearense do extraordinário Professor cearense João de Araújo Costa Mendes e do Ginasio Bahiano, do renomado Professor César Borges.
Idealizador e um dos fundadores do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropologico. Sua morte ocorreu em 25 de setembro de 1938.
Foi agraciado por Breve do Papa Leão XIII, de 22 de janeiro de 1900, com o título de Barão de Studart, numa indicação do Bispo do Ceará, Dom Joaquim José Vieira. Hoje, ambos são nome de avenida e rua, respectivamente, aqui em Fortaleza.
LIVRARIA DO ESCRITOR CEARENSE.
(A Livraria do Gonzaga, como cognominou o Jornalista Lúcio Brasileiro) que pertence ao ex-Governador, hoje poeta e escritor Gonzaga Mota.
Rua Beni Carvalho, 159, conjunto 104, entre as Avenidas Desembargador Moreira e Virgilio Távora com o telefone 99676.0091.
Estou relendo neste inicio de ano o excelente "Nas Dobras do Tempo" de Juçara Valverde que até pouco tempo presidiu a União Brasileira de Escritores, no Rio de Janeiro e pertencente a Academia Carioca de Letras, entre outras.
Na faixa II encontramos SE INDA HOUVER AMOR onde encontramos pelos poemas, como de Amar, Entre Erotes e Anteros, O Relógio, Incertezas, Visita de Marte e Entrevejos.
Atenção!
Quando estiver numa agencia bancaria, cuidado com quem estiver nas imediações.Todo cuidado é pouco. Os larapios estão soltos.
O Professor Myrson Lima vem de Editar seu mais novo livro "PORTUGUES é algo mais para o dia a dia". Um exemplar já chegou as minhas mãos. Agradeço ao autor a gentileza.
O pesquisador e historisador Hugo Pinheiro, um dos apaixonados pela Música Popular Brasileira continua aborrecido em face da "prisão domiciliar".
Mas creio em Deus, qualquer dia o Virus voltará para a China, de onde nunca deveria ter saido.
E assim os 148 países do mundo astingidos pelo Virus ficarão livres. Os imbecis esquerdopatas no Brasil, que se fingem de desinformados, culpam o nosso inclito Presidente Jair Bolsonaro, cada dia mais defendendo os interesses do Brasil e dos brasileiros que não são corruptos nem ladrões.
O BRASIL ACIMA DE TUDO - DEUS ACIMA DE TODOS.
Um grande Ano BOM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário