Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

SOAMARCE INFORMA 043/2020

 


Iniciada a montagem do reator do protótipo de propulsão nuclear em Aramar 

 

Na última terça-feira (20), foi iniciada a montagem do reator no protótipo em terra da planta de propulsão nuclear para o submarino nuclear brasileiro. A planta de propulsão nuclear, que está sendo construída no Laboratório de Geração Nucleoelétrica, será replicada futuramente na construção do Álvaro Alberto, o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. O evento representou importante marco para o Programa Nuclear da Marinha (PNM) e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), no Centro Experimental Aramar, em Iperó. 

A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; do ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva; do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, além de outras autoridades e Marcos Correia/PR representantes de órgãos, instituições e empresas participantes do Programa Nuclear da Marinha e do Prosub. Com o PNM e o ProSub, dois complexos programas da Defesa, o Brasil conquistará a capacidade de projetar, construir, operar e manter submarinos com propulsão nuclear, competências detidas atualmente por apenas cinco países: Estados Unidos, Solenidade de abertura com a presença do Reino Unido, França, Rússia e China. presidente Jair Bolsonaro. 

O início da montagem do reator foi celebrado com o “batimento de quilha”, tradição naval que representa o início da construção de um navio, seguido pela instalação de uma sela fixa sobre o inserto metálico do vaso de contenção, que também é chamado de “Bloco 40” no Labgene. Nas próximas etapas do programa, o reator, os turbogeradores, o motor elétrico e outros sistemas similares aos de um submarino com propulsão nuclear serão testados de forma controlada no Labgene. O objetivo principal dos testes é validar, de forma segura, a operação do reator e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, antes de sua instalação a bordo do submarino. 

Ao final dos testes, um reator similar ao que começa a ser montado no Labgene será instalado no submarino Álvaro Alberto, no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde estão sendo construídos e testados os quatro submarinos com propulsão dieselelétrica também previstos no ProSub: o Riachuelo S40, o Humaitá S41, o Tonelero S42 e o Angostura S43.              

Fonte: CCSM 

Corveta Júlio de Noronha e Navio-Tanque Gastão Motta estão em Fortaleza 

Corveta Júlio de Noronha V32
Capitania dos Portos do Ceará informa que estão atracados no cais do Mucuripe, os navios da Marinha do Brasil Corveta Júlio de Noronha V32 e Navio-Tanque Gastão Motta G23, que farão parte da Força-Tarefa que compõe a Operação AZUVER – Portal da Amazônia Verde Brasil 2 e Ágata. A operação tem o propósito de “contribuir para a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos, repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, além de elevar o grau de preparo e prontidão dos meios navais da Esquadra”. A área de abrangência da operação compreende a extensão marítima entre o Rio de Janeiro (RJ) e Oiapoque (AP).                      

Construída em estaleiro nacional, no Rio de Janeiro, a Corveta Júlio de Noronha é da classe Inhaúma e homenageia o Almirante Júlio César de Noronha (1845-1923). É o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi lançada ao mar em dezembro de 1991, sendo incorporada à Marinha ocorreu em 27 de outubro de 1992. Entre os anos de 2008 e 2016 a embarcação passou por um processo de modernização no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. 

Navio-Tanque Gastão Motta G-23
O Navio-Tanque Gastão Motta G23 foi construído em estaleiro nacional, no Rio de Janeiro, com elevado nível de nacionalização, conforme projeto desenvolvido a partir de requisitos definidos pela Marinha do Brasil. Teve a sua quilha batida a 11 de dezembro de 1989, sendo lançado ao mar e batizado em 01 de junho de 1990. Após concluir as provas de mar, foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 26 de novembro de 1991. Tem a função de prover apoio logístico móvel às Forças Navais, em particular o reabastecimento de combustíveis utilizados por embarcações e aeronaves. 

No início de novembro, as embarcações se juntarão em Fortaleza com o Navio Doca Multipropósito Bahia NDM, e a Fragata União F45, ficando então formado o Força-Tarefa para a execução dessa importante missão. 

Fontes: CPCE e Wikipedia 

Segue a montagem das seções do Tonelero S42 

Nessa quinta-feira (22), a Itaguaí Construções Navais realiza a transferência das seções S2B, S3 e S4 do Submarino Tonelero S42, da Unidade de Fabricação de ICN Estruturas Metálicas para o Estaleiro de Construção, num trajeto de 4,5 quilômetros. O conjunto das seções S2B, S3 e S4 pesa mais de 600 toneladas e possui 39 metros de comprimento. Para a operação, os acessos à Ilha da Madeira, no município  de Itaguaí/RJ, serão interditados temporariamente com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. 

 Baseado no projeto do submarino Scorpène, da francesa Naval Group, o Submarino Tonelero é o terceiro da classe Riachuelo em construção, parte do ambicioso Programa de Desenvolvimento de submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil, que prevê a construção inicial de quatro submarinos convencionais e um de propulsão nuclear.                                    Fonte: ICN 

Assinado Memorando para a instalação de parque eólico offshore no Pecém 

Foi assinado ontem, quarta-feira (21), em breve cerimônia realizada na sede do Complexo do Pecém, um memorando de entendimento com a multinacional chinesa Mingyang Smart Energy, que planeja instalar na região do litoral do Pecém, um parque eólico offshore (em águas não muito profundas e em locais afastados das rotas de tráfego marítimo). A energia gerada é transferida para a terra por meio de cabos submarinos e então enviada para centros de distribuição. A iniciativa contribui diretamente para a ampliação da matriz energética renovável do estado. 


A localização geográfica e o potencial eólica, são favoráveis para a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, assim como a infraestrutura do Complexo do Pecém. O vice-presidente da Mingyang, inclusive, ressaltou ainda a intenção do grupo chinês em transformar o porto do Pecém em um hub de exportações para usinas eólicas offshore no Brasil e também no exterior. Segundo previsões iniciais, o empreendimento da multinacional chinesa 
estará implantado até o ano de 2023, e  deverá gerar aproximadamente 2 mil empregos durante sua fase inicial, contribuindo para a geração de renda no estado.                                                                                    

Fonte: CIPP 

Projetos de responsabilidade social no porto de Fortaleza 

Como parte da agenda estratégica dos portos brasileiros e visando a maior integração porto-cidade, a Companhia Docas do Ceará, gestora do porto de Fortaleza, tem se dedicado a dois projetos de responsabilidade socioambiental. Um deles é a visita guiada ao porto de 

Fortaleza, que tem como objetivo mostrar à comunidade as atividades portuárias e sua influência na sociedade e na economia do estado e do País. A visita se inicia com uma apresentação institucional seguida de um percurso em ônibus pela área operacional do porto. A clientela desse projeto tem sido composta na maioria, de estudantes da CDC  capital e do interior do estado, que tem a oportunidade de conhecer as operações portuárias e a importância do “modal marítimo” no comércio internacional. Atualmente, a pandemia impôs suspensão temporária do projeto, que também está sendo reformulado para ampliar a participação de outras áreas da administração portuária.  

Participantes da visita guiada. 


O segundo projeto é o de 
capacitação profissional oferecida pelo centro Vocacional Tecnológico Portuário, que conta com a participação financeira de empresas arrendatárias do porto. São oferecidas aulas de instalações elétricas, processos de soldagem, bombeiro hidráulico, informática, entre outras. Há também o curso de confeitaria, patrocinado por moinhos instalados na retroárea do porto. O projeto visa a inclusão das famílias da comunidade no mercado de trabalho e a melhoria da capacitação e renda. Devido ao Decreto Estadual de isolamento social em decorrência da pandemia, as atividades dos projetos estão paralisadas e a expectativa de um breve retorno, anima a continuidade dos mesmos com a participação e a capacitação de centenas de pessoas.                          

                                                                                      Fonte: CDC              

                                                    


Nenhum comentário: