> Em crise, Brasil financia metrô na Venezuela
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> Custa US$ 1,6 bilhão (R$ 5,3 bilhões) ao contribuinte o financiamento do BNDES
> à empreiteira Odebrecht para construir a linha 5 do metrô de Caracas, capital
> venezuelana. O BNDES se alimenta do dinheiro do Tesouro Nacional,
> arrancado do bolso do contribuinte. A empreiteira, que é citada no
> escândalo de corrupção na Petrobras, foi responsável por
> três linhas do metrô de Caracas, além de outras obras no país.
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> Privilégio bolivariano
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> Se não falta dinheiro brasileiro para o governo bolivariano de Nicolás Maduro,
> no Brasil o governo aplica calotes e cancela programas.
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> Há doze anos
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> Para a reforma da linha 3 do metrô de Caracas e início da linha 4, a Odebrecht
> recebeu do BNDES US$ 194,6 milhões.
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> ‘Timing’ perfeito
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> A Odebrecht atua na Venezuela desde 1992, mas foi em 2004, com as obras
> do metrô de Caracas, que a empresa deslanchou no país.
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> Com ajuda do BNDES
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> O “bondinho” de Caracas também foi construído pela Odebrecht, além da
> ponte do rio Orinoco e o “projeto agrário socialista” de Maracaibo.
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