Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 16 de março de 2022

DOENÇA DO POMBO" PODE CAUSAR PNEUMONIA E MENINGITE

 DOENÇA DO POMBO" PODE CAUSAR PNEUMONIA E MENINGITE


ESTER ARAÚJO
FORTALEZA-CE
=============


A CRIPTOCOCOSE, DOENÇA INFECCIOSA - (DOENÇA DO POMBO)  É CAUSADA PELA INALAÇÃO DE POEIRA CONTENDO FEZES DE POMBOS, ENCONTRADA  NO ESPAÇO. 

É COMUM OBSERVAR NAS RUAS, PRAÇAS E PARQUES, A  ASSÍDUA PRESENÇA DE POMBOS EM BUSCA DE ALIMENTOS. CONTUDO, O GRANDE ERRO COMETIDO PELAS PESSOAS É ALIMENTÁ-LOS, POIS ESSES ANIMAIS
PODEM TRANSMITIR AOS HUMANOS, POR MEIO DE UM FUNGO CHAMADO CRYPTOCOCCUS NEOFORMANS,
A CRIPTOCOCOSE, DOENÇA INFECCIOSA PROVOCADA ESPECIALMENTE PELA INALAÇÃO DE POEIRA CONTENDO FEZES DE POMBOS, SEGUNDO O INFECTOLOGISTA DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, DR. JACYR PASTERNAK.

A CRIPTOCOCOSE NÃO É CONTAGIOSA E COMPROMETE, SOBRETUDO, O PULMÃO, OCASIONANDO O MAU FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. "MESMO QUE O INFECTADO ESTEJA  APARENTEMENTE SAUDÁVEL, PODE DESENVOLVER UM QUADRO DE PNEUMONIA, VISTO QUE ELA PODE NÃO APRESENTAR NENHUM INDÍCIO. O SURGIMENTO DE ALGUMAS DOENÇAS DE PELE, COMO MICOSE, TAMBÉM É COMUM, PORÉM, A CONSEQUÊNCIA MAIS GRAVE É A MENINGITE QUE, SE NÃO TRATADA, LEVA À MORTE, ALERTA O ESPECIALISTA. 

OS SINAIS CONSTETEMENTE OBSERVADOS NA ENFERMIDADE SÃO DOR DE CABEÇA, FEBRE, TOSSE E SONOLÊNCIA. COMO A MENINGITE É A CONSEQUÊNCIA MAIS GRAVE, É NECESSÁRIA  ATENÇÃO MÁXIMA QUANTO ÀS DORES NA CABEÇA, VISTO QUE INICIALMENTE A DOR É PASSAGEIRA. NO ENTANTO, COM O AVANÇO DA DOENÇA, A PIORA É IMEDIATA ELEVANDO AS CHANCES DE UM QUADRO DE COMA.

OS PORTADORES DA AIDS REPRESENTAM UM ELEVADO RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIPTOCOCOSE E, EMBORA NÃO HAJA UMA ESTIMATIVA RECENTE QUANTO À INCIDÊNCIA DA ENFERMIDADE NO PAÍS, ACREDITA-SE QUE EM 2006, DE 10 A 15% DOS PORTADORES DO VÍRUS HIV CONTRAÍRAM A DOENÇA EM ALGUMA FASE DA VIDA, PRINCIPALMENTE ENTRE OS HOMENS, POR APRESENTAREM MAIS CASOS DE AIDS DO QUE AS MULHERES.  ENTRETANTO, COM O AVANÇO NO TRATAMENTO DOS PACIENTES COM A DOENÇA, O NÚMERO DE CASOS TAMBÉM REDUZIU.


CORDIALMENTE:
HUGO MOREIRA PINHEIRO
PESQUISADOR.

Nenhum comentário: