Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

SOMACE INFORMA 003/ 2022

 




              CAPITÃO  DOS  PORTOS  DO  CEARÁ   

 


O Capitão dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e  Guerra Anderson Pessoa Valença assumiu o comando da CPCE no último dia 17 de janeiro, em substituição ao Capitão de Mar e Guerra Ricardo Barillo Cruz. Antes de assumir a nova comissão, o CMG Valença exercia comissão desde fevereiro de 2009, no Centro de Análises de Sistemas Navais – CASNAV, como gerente de projetos, sendo o último gerente da avaliação operacional do Projeto - Submarino Classe Riachuelo. Foi empossado em cerimônia na patromoria da CPCE, sob a presidência do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante André Moraes Ferreira (foto).                                               

Fonte: CPCE



NPaOc Araguari e CPCE recebem convidados a bordo

O

 Comandante do Navio de Patrulha Oceânica Araguari, Capitão de

Fragata James Acâmpora Bessa Pinto e o Capitão dos Portos do Ceará,

Capitão de Mar e Guerra Anderson Pessoa Valença receberam convidados a bordo do NPaOc Araguari, mantendo o tradicional relacionamento socioinstitucional da Marinha do Brasil quando das paradas técnicas em Fortaleza. O evento aconteceu nesse sábado, dia 28 de janeiro, com a presença de convidados das unidades da Marinha no Ceará, familiares e representantes da SOAMAR-CE. 

               SOAMAR-CE COMPLETA HOJE 48 ANOS DE FUNDAÇÃO


 


Em suas palavras de saudação e de agradecimentos, o Comandante Bessa destacou a missão recentemente desempenhada no Arquipélago de São Pedro e São Paulo e as missões de presença e patrulhamento no litoral nordestino. Destacou também as qualidades da tripulação e da embarcação, sendo a mais moderna e a maior embarcação da Marinha do Brasil no Nordeste brasileiro. A embarcação zarpará na próxima segunda-feira em cumprimento à rotina de patrulhamento nas águas  jurisdicionais do 3º Distrito Naval.

Fonte: Soamar-CE 


Navio-escola da Marinha do Peru chegou à Fortaleza

 


         O BAP Unión, o maior navio-escola da América chegou à Fortaleza na tarde desse sábado, dia 28 de janeiro, ficando fundeado próximo à enseada do Mucuripe, aguardando autorização para atracação no porto de Fortaleza. Durante a noite, a embarcação    ostentava uma belíssima iluminação na mastreação e no cordame, nas cores branco e vermelho, que compõem a bandeira nacional peruana. A embarcação, com cerca de 115m de comprimento, vem cumprindo viagem de instrução dos cadetes do terceiro ano da Escola Naval do Peru, com duração de cinco meses, e que os conduz por dez portos em oito países latino-americanos. 

Nessa viagem serão visitados os portos de Balboa (Panamá), Cartagena (Colômbia), Fortaleza e Rio de Janeiro (Brasil), Montevidéu (Uruguai), Mar del Plata (Argentina), Punta Arenas. e Valparaíso (Chile), Callao (Peru) e Guayaquil (Equador). Fortaleza é sua primeira escala em território brasileiro e, durante sua escala no Rio de Janeiro, participará do exercício "Velas da América Latina 2022", que reunirá dez navios-escola da América Latina, a exemplo do que aconteceu em 2018, na Baía de Lima.

Na fase prática da viagem serão colocados em prática os conhecimentos aprendidos para aumentar suas habilidades de navegação, disciplina e trabalho em equipe. De forma alternada, atividades culturais e protocolares acontecerão em cada porto, o que servirá para estreitar os laços de amizade e integração com as Marinhas e a população dos países que estarão sendo visitados.

Em seus 115,75 metros de comprimento, o convés do Unión mede 99 metros de comprimento e o tamanho do casco chega a um deslocamento de 3,2 mil toneladas, com uma velocidade de navegação de doze nós, graças a uma área de vela em torno de 3,4 mil metros quadrados. O navio foi batizado como Unión em homenagem à embarcação de mesmo nome que participou da primeira etapa da Guerra do Pacífico, no final do século XIX, e cujo mastro principal adorna a entrada da Escola Naval da Marinha peruana. 

                                                                           Fonte: Agência EFE

Inscrições do concurso para a Escola Naval

A

 Marinha do Brasil (MB) abriu, na segunda-feira (17), as inscrições para o concurso da Escola Naval, instituição de ensino superior da MB. São ofertadas 20 vagas para quem possui o ensino médio, sendo 12 para mulheres e oito para homens. As inscrições serão aceitas até 13 de fevereiro no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A remuneração mensal durante o Curso de Graduação é de R$1.574,12, na condição de Aspirante.

Para concorrer, é preciso ser brasileiro (a) nato (a), não ser casado (a) ou não ter união estável, não ter filhos, ter 18 anos completos e menos de 23 no dia 30 de junho de 2023, entre outros requisitos. O concurso será constituído de Provas Escritas Objetivas (PO) e Redação, que ocorrerão em dois dias subsequentes. No primeiro dia, será aplicada uma prova com 40 questões, sendo 22 de Matemática e 18 de Inglês. No segundo dia, será aplicada uma prova com 40 questões, sendo 22 de Física e 18 de Português, além de uma Redação. Cada questão valerá 2,5 pontos,  totalizando 100 pontos. Sendo habilitado nesta etapa do concurso, o candidato ainda passará pelos Eventos Complementares que constam no Edital.                                                                Fonte: MB

                                                                                                                                  

Construção da primeira Fragata classe Tamandaré começará em setembro/2022

Em 20 de janeiro, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e comitiva, acompanhado pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luiz dos Santos, estiveram no Escritório de Apoio Administrativo do Programa Fragatas Classe Tamandaré em Itajaí (EAAPFCTI), da EMGEPRON, bem como no Escritório de Fiscalização da empresa, localizado no ThyssenKrup Estaleiro Brasil Sul. O estaleiro construirá as quatro fragatas para a Marinha do Brasil, conforme previsto no contrato assinado em 4 de março de 2020, entre a EMGEPRON e a Sociedade de Propósito Específico Águas Azuis (SPE Águas Azuis).     

Durante a visita, o Comandante de Operações Navais assistiu a uma breve explanação proferida pelo CEO da SPE Águas Azuis, Sr. Fernando de Almeida Queiroz e pelo CEO do estaleiro, Sr. Paul Kempers, que apresentaram o estágio atual de desenvolvimento do período de Mobilização do estaleiro para a construção das Fragatas Classe Tamandaré. Na ocasião, a comitiva foi apresentada à equipe de fiscalização da EMGEPRON, baseada no escritório da empresa dentro do estaleiro, e percorreu as instalações, verificando, “in loco”, o andamento das atividades que precedem a construção da primeira fragata, prevista para iniciar em setembro deste ano. Ocorreu também a visita da delegação dos 113 Aspirantes do 1º ano da Escola Naval ao estaleiro, onde tiveram a oportunidade de familiarizar-se com a grandiosidade e importância do PFCT para a Marinha do Brasil e para o País.                  

Fonte: Poder Naval

Marinha recebe segundo helicóptero Super Cougar versão AH-15B

                         



 A Marinha do Brasil recebeu da empresa Helibrás, em 22 de janeiro, o segundo helicóptero Super Cougar na versão AH-15B. A aeronave recebeu o indicativo visual N4102 e é a décima terceira aeronave H-225M a ser incorporada ao acervo da Aviação Naval, no escopo do Projeto “H-XBR”. A aeronave foi desenvolvida especialmente para a Marinha, sendo a mais complexa da frota das aeronaves H-225M. Ela dispõe de sistemas embarcados no “estado da arte”, incluindo a capacidade de lançar mísseis Exocet AM39 B2M2, sistema “CHAFF & FLARE”, radar tático APS-143 e equipamento FLIR Star Safire III, todos integrados ao sistema de gerenciamento de dados táticos de missão (N-TDMS).

A entrega do novo meio pelo Setor do Material ao Setor Operativo representa importante incremento na capacidade de defesa e vigilância da Amazônia Azul.                                                              Fonte: Poder Naval

Manchas de óleo voltam a surgir nas praias cearenses

M

anchas de óleo que apareceram na terça-feira (25) na praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no Ceará, também foram encontradas em outras

11 praias do litoral cearense, nestas quarta (26) e quinta-feiras (27). Há registros nas praias de Quixaba, Cumbe e Majorlândia, em Aracati; Prainha, Iguape e Porto das Dunas, em Aquiraz; Canto da Barra, em Fortim; e Prainha do Canto Verde, em Beberibe.

Na manhã desta quinta-feira (27), vestígios de óleo também foram encontrados na Praia do Futuro, na Sabiaguaba e na Abreulândia, em Fortaleza. Ainda não se sabe qual a origem e o que teria provocado as manchas atuais, mas já se preparam para investigar o que é o material e quais   as suas causas.

O aparecimento do óleo ocorre em meio à alta estação turística no Ceará e após mais de dois anos do desastre ambiental no litoral nordestino, provocado pelo derramamento de óleo do navio de bandeira grega NM Bouboulina. A Marinha do Brasil emitiu nota, nesta quarta-feira (26), informando que tomou conhecimento do aparecimento "de vestígios oleosos" em praias do litoral do Ceará. Segundo o órgão, militares da Agência da Capitania dos Portos em Aracati realizaram a retirada do material das praias de Cumbe, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba e Canto da Barra.

                                                                                                Fonte: G1  

                                                                       

Nenhum comentário: