Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Orçamento de CT&I: O país não suporta novos contingenciamentos!


POLÍTICA DE CT&I
Orçamento de CT&I: O país não suporta novos contingenciamentos!
Instituições de ciência enviaram na sexta-feira, 2 de fevereiro, carta ao presidente Michel Temer em que pedem que não haja novos cortes de recursos para as áreas de pesquisa e ensino. Além da ABC, assinam o documento SBPC, Andifes, Confap, Consecti e o Fórum Nacional de Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia.
POLÍTICA DE CT&I
ABC participa de cerimônia de retorno da Faperj
O presidente Luiz Davidovich esteve presente ao evento, realizado em 31 de janeiro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio anunciou o apoio a mais de 500 cientistas e grupos de pesquisa. Também foi firmado acordo entre a instituição e a Finep.
POLÍTICA DE CT&I
Alemanha aumenta recursos para pesquisa em governo de coalisão
Matéria da revista Nature que mostra a proposta de aumento do PIB para 3,5% aplicados no financiamento de pesquisa no país europeu é comentada pelo presidente da ABC, que destaca o retrocesso do Brasil em comparação com o mundo desenvolvido e outros países em desenvolvimento.
CIÊNCIA BRASILEIRA
Ciência em colapso
Em entrevista à revista Entreteses da Unifesp, o presidente da ABC, Luiz Davidovich , analisa os impactos da crise orçamentária na ciência brasileira.
CIÊNCIA BRASILEIRA
Diretora da ABC participa da Campus Party
Na quarta-feira, 31 de janeiro, a Acadêmica Marcia Cristina Bernardes Barbosa falou sobre o admirável mundo da nanotecnologia em evento em São Paulo.
CIÊNCIA NA MÍDIA
Acadêmico fala ao G1 sobre grave risco a estudos na Antártica
Vice-presidente do Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica, Jefferson Cardia Simões avalia que a falta de recursos ao programa brasileiro ameaça pesquisas de décadas.
OPINIÃO
Deixar para trás a incômoda 75ª posição
Em artigo para o jornal Monitor Mercantil, o Acadêmico e diretor da Finep, Wanderley de Souza , fala sobre a importância do recente acordo de cooperação fechado entre a Financiadora de Estudos e Projetos e a Embrapii.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
O Museu Nacional leva a Ciência para a Sapucaí
A escola de samba Imperatriz Leopoldinense escolheu o Museu Nacional do Rio de Janeiro como tema de seu enredo em 2018. Veja a matéria do diretor do Museu e Acadêmico Alexander Kellner para a NABC.
CIÊNCIA BRASILEIRA
Fapemig ganha livro do Centenário da ABC
Em visita à sede da Academia, o presidente da fundação, Evaldo Vilela , recebeu a obra das mãos do presidente Luiz Davidovich .
CIÊNCIA BRASILEIRA
Reitor da Unicamp recebe livro comemorativo do Centenário da ABC
Vice-presidente da Regional São Paulo da ABC, o professor Oswaldo Luiz Alves entregou pessoalmente a obra ao reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.
CIÊNCIA BRASILEIRA
SBPC lança selo comemorativo dos seus 70 anos
O lançamento marca o início das atividades a serem realizadas, ao longo de 2018, para comemorar as sete décadas de atuação da entidade na construção e avanço da ciência, da educação e da democracia no Brasil.
OPORTUNIDADE
Seleção para coordenador-geral de Observação da Terra do Inpe
Para concorrer ao edital, é preciso ser doutor e ter notório conhecimento, competência e experiência profissional nas áreas de atuação da Coordenação-Geral de Observação da Terra. As inscrições vão até 15 de fevereiro.
OPORTUNIDADE
Inscrições abertas para o Prêmio Jovem Cientista 2018
Em sua 29ª edição, a premiação tem como tema "Inovações para a conservação da natureza e transformação social" e conta com cinco categorias: Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio, Mérito Institucional e Mérito Científico.
 

Acompanhe os próximos eventos da ABC
MARÇO
Encontro Academia-Empresa: Agronegócio
5 de março | Parque Estação Biológica - Brasília, DF
ABRIL
MAIO
Reunião Magna 2018
8 a 10 de maio | Museu do Amanhã
 
 
 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

Nenhum comentário: