Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

3ª Marcha pela Ciência no Brasil


POLÍTICA DE CT&I
3ª Marcha pela Ciência no Brasil
Evento promovido pela SBPC e outras associações acontece nesta sexta, sábado e domingo no Rio de Janeiro, São Luís (MA), Curitiba (PR), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG). A manifestação visa pressionar governos e parlamentares a rever os cortes orçamentários para C&T e para a educação.
DIPLOMACIA CIENTÍFICA
ABC sai em defesa de Ahmadreza Djalali
Médico e pesquisador iraniano, ele foi condenado à morte pelo governo do Irã acusado de colaborar com um estado hostil. A Academia enviou na sexta-feira, 10 de novembro, carta ao Líder Supremo e ao Presidente da República Islâmica do Irã.
ABC INTERNACIONAL
Os desafios da educação em ciências
Em encontro da Rede Interamericana de Academias de Ciências, na Argentina, a Acadêmica Débora Foguel falou sobre as atividades do Grupo de Estudos da ABC sobre Educação Científica e a publicação do livro "Desafios da Educação Técnico-Científica no Brasil".
CIÊNCIA NA MÍDIA
Conferência do Clima da ONU alerta para recordes de desastres climáticos
Matéria de colaboradora da Folha de S. Paulo, diretamente de Bonn, mostra as principais questões que serão abordadas na COP-23. . "Mecanismos de compensação e transferência de tecnologia precisam sair de baixo da mesa para o centro da negociação", afirma o Acadêmico Paulo Artaxo.
CIÊNCIA BRASILEIRA
Alternativas à experimentação animal
Pesquisas na Universidade Federal de Santa Maria utilizam diferentes organismos para reduzir uso de roedores em experimentos. O pesquisador e membro afiliado à ABC Félix Antunes Soares realiza estudos com vermes (Caenorhabditis Elegans) desde 2010.
POLÍTICA DE CT&I
Encontro discute os novos rumos para a ciência
Representantes das agências que integram consórcio internacional Belmont Forum se reuniram nesta semana, 6 a 10, em São Paulo, para avaliar os avanços alcançados no último ano e definir temas prioritários para as pesquisas que serão apoiadas a partir de 2018.
PRÊMIOS E HOMENAGENS
Acadêmicos recebem homenagem da RNP
Os pesquisadores Carlos José Pereira de Lucena , Edmundo de Souza e Silva, Jacob Palis, Jonas de Miranda Gomes e José Roberto Boisson de Marca foram diplomados pela RNP como Construtores da Internet.br. A cerimônia aconteceu na segunda-feira, 6 de novembro.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Treinamento de mídia ajuda cientistas a se comunicar com o público
Capacidade de comunicação pode ser melhorada com trabalhos de fala, dicção, ocupação de espaço, pensamento visual... ousadia e determinação. Isso foi demonstrado ao vivo pelos media coachers do Euraxess Slam Brasil 2017, em treinamento realizado na biblioteca da Casa Europa, no centro do Rio, em 24 de outubro: um dia antes da final do disputado concurso de comunicação científica.
OPINIÃO
Para onde vamos?
O Acadêmico Isaac Roitman publicou coluna no blog Política Brasileira fazendo análise sobre o modelo político e econômico brasileiro atual e possíveis soluções para a crise que afeta diferentes setores do país.
CIÊNCIA NA MÍDIA
Bandnews FM repercute visita de cientistas ao Vaticano
Luiz Davidovich, Vanderlei Bagnato, Elibio Rech e Stevens Rehen participaram de evento na Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano, nos dias 23 e 24 de outubro. O encontro discutiu as dificuldades enfrentadas pela comunidade científica latino-americana.
CIÊNCIA NA MÍDIA
Programa Roda Viva discute C&T no Brasil
O Roda Viva de segunda-feira, 6 de novembro, debateu a ciência e a tecnologia no país. O programa exibido pela TV Cultura recebeu cinco debatedores, entre eles a Acadêmica e diretora do Centro de Pesquisa do Genoma Humano e Células-tronco da USP, Mayana Zatz.
CIÊNCIA NA MÍDIA
Ciência é investimento
O publicitário Nizan Guanaes, colunista da Folha de S. Paulo, compartilhou o espaço com "uma grande amiga e cientista brasileira, Lygia da Veiga Pereira, professora titular e chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias da USP."
MULHERES NA CIÊNCIA
Por mais meninas nas ciências exatas e tecnológicas
A ONU abriu inscrições para o edital "Gestão para Equidade: ELAS nas Exatas". O programa concede suporte financeiro a iniciativas que visem a ampliação da inserção de mulheres nestas áreas. Inscrições até 28 de novembro.
EVENTOS DA ABC
Workshop Gerenciamento de Dados Científicos: aberto prazo para submissão de artigos
O evento, previsto para abril de 2018, é uma parceria da ABC com o Museu do Amanhã e o Sistema Mundial de Dados do Conselho Internacional da Ciência. Pesquisadores têm até 26 de janeiro para enviar papers.
OBITUÁRIO
Morre, aos 88 anos, o Acadêmico Fernando de Souza Barros
Dentre as inúmeras contribuições deixadas para a ciência, Barros teve importante participação nos estudos do efeito Mössbauer em isótopos de iodo e em determinações de volumes nucleares pela interação hiperfina.
 

Acompanhe os próximos eventos da ABC
 
 
 

Notícias da ABC é um informativo periódico da Academia Brasileira de Ciências.
Contato: nabc@abc.org.br
Responsável: Elisa Oswaldo-Cruz

Nenhum comentário: