Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

COLUNA DO VICENTE ALENCAR 25 de Agosto de 2017

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
25 de Agosto de 2017
Estamos em Fortaleza - Capital Brasileira do Artesanato.

1.
Comemora-se hoje, dia 25 de Agosto, o Dia do Exército Brasileiro, o Dia do Soldado. Uma homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, o Duque der Caxias. Ele nasceu a 25 de agosto, de 1903, na Fazenda São Paulo, localidade de Vila da Estrela no Rio de Janeiro. Também hoje o aniversário do professor, político e Jornalista Cid Carvalho.

2.
Todos os membros da União Brasileira de Trovadores - UBT de Fortaleza estão sendo convidados para a próxima reunião da entidade, dia 2 de setembro. As atividades começarão às 9 horas e 30 minutos, na Casa de Cultura Juvenal Galeno, Rua General Sampaio, 1128. 

3.
A Revista da Sociedade Cearense de Geografia e História
está circulando, em nosso Estado, e conta com um excelente artigo de Ângelo Osmiro Barreto, enfocando a época do Cangaceirismo. Intitula-se "O cangaceiro, o retratista e o empresário".

4. 
O escritor cearense Carlos Augusto Viana editou e, circula em Fortaleza,  o livro "A Tessitura Poética de José Telles",
em homenagem ao poeta cearense desaparecido. José Telles foi o primeiro presidente da academia Cearense de Médicos Escritores-ACEMES.

5.
O ex-Presidente Epitácio Pessoa, que governou o Brasil, entre 1919 e 1922, autorizou a construlção de 205 açudes, 220 poços e 500 quilômetros de estradas de ferro no Nordeste. Sendo filho da região, conhecia de perto, os seus problemas.

6.
Intitulado "Passageiro do Tempo", as livrarias de Fortaleza contam com este livro para leitores cearenses. É de autoria do Acadêmico Ubiratan Aguiar, Presidente da Academia Cearense de Letras.

7.
O escritor cearense José Cleito (sem o n)  Barbosa Nery editou, este ano, o livro "Novos Tempos - como me tornei um vendedor". Tem o objetivo de ajudar a todos aqueles 
que atuam neste ramo de atividades. Foi publicado pela Expressão Gráfica e Editora.

8.
A Academia Camocinense de Artes, Ciências e Letras-ACCAL, que congrega 40 valores alencarinos, reúne-se na segunda terça-feira de cada mês, em sua Cidade. Conta, sempre, com as presenças de alguns sócios que residem em Fortaleza.

9.
O livro "Nova Poesia Cearense", publicado pela Gráfica Editorial Cearense, conta, entre outros, com os seguintes valores: Aírton Maranhão, Batista de Lima, Clébio Carneiro,
Francisco Viana de Queiroz, Iranildo Sampaio e Iton Lopes.

10.
Nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, a Academia Cearense da Língua Portuguesa estará reunida, a partir das 15 horas, no Palácio da Luz, Rua do Rosário, 1. Todos os seus membros titulares são convidados pelo Presidente Valdemir Mourão.

11.
A reunião literária Terça-Feira em Prosa e Verso, que reúne poetas e escritores, alunos e professores de todo e qualquer curso, será realizada em 12 de Setembro, no horário das 9 horas e 30 minutos às 11 horas e 30 minutos. Local, como sempre, a Academia Cearense de Letras, Rua do Rosário, 1.

12.
"Folha de Prata" é o título de um dois livros da escritora cearense Beatriz Alcântara. Também ensaista e contista, ela pertence a Academia Cearense de Letras.

13.
O professor Rui Martinho Rodrigues (Academia Cearense de Literatura e Jornalismo), cientista político em nosso Estado,
publicou, há algum tempo, o livro "Príncipe, Lôbo e Homem Comum". trata-se deuma análise das ideias de Maquiavel, Hobbes e Locke. Editado pela Casa de José de Alencar.

14.
Os escritores cearenses Pereira de Albuquerque, Heitor Lavor e Geraldo Bezerra, entre outros, com presenças confirmadas na reunião da Terça-Feira em Prosa e Verso, dia 12 de setembro, na Academia Cearense de Letras.

15.
O poeta cearense Odmar de Lima, presidente da Academia de Letras e Artes do Ceará - ALACE, é Cordelista e,  um dos seus últimos trabalhos, devidamente publicado, denomina-se "A morte do cancão Vermelho e o ciúme de Doninha".

16.
Os pesquisadores da Cultura Cearense, que se interessarem, poderão encontrar no número 95, da Coleção da Revista do Instituto do Ceará, o artigo "Os Bezerra de Meneses - As Origens". autoria de Vinicius Barros Leal.

vicentealencar25@yahoo.com.br



Nenhum comentário: