TRE em Movimento: Unidade Móvel atende eleitores no Crato
Nesta segunda-feira, 21/3, a unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará iniciou os atendimentos no Parque de Exposições, no município do Crato. A ação, que faz parte do projeto TRE em Movimento, da Corregedoria Regional Eleitoral, seguirá até o dia 25/3.
Nesse período, o eleitorado cratense pode solicitar, das 8h às 14h, alistamento eleitoral (primeiro título), transferência de domicílio e revisão eleitoral (regularização do título cancelado e alteração de dados cadastrais) na unidade móvel do TRE. O atendimento ocorre mediante agendamento, que pode ser feito no site do TRE ou pelo Disque Eleitor 148.
Neste primeiro dia de atendimento, o vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral do Ceará, desembargador Raimundo Nonato, visitou a unidade móvel. O desembargador destacou a grande quantidade de pessoas no município com títulos cancelados que precisam regularizar sua situação, aproximadamente 10 mil, bem como ressaltou a importância da realização dessas ações para melhor atender à população.
A ação alcançou 81 eleitores e eleitoras no primeiro dia. Foram disponibilizadas 1.260 vagas de atendimento presencial para a semana. O Cartório da 27ª Zona Eleitoral está na organização dos atendimentos e conta com o apoio de equipes da sede do Tribunal.
A eleitora Gisele Alves, de 18 anos, aproveitou a oportunidade para realizar o alistamento eleitoral e destacou a importância do título para poder “exercer seu direito de cidadã” nas eleições de 2022. Gisele, que mora em um sítio no Crato, elogiou a localização escolhida para a unidade móvel por ser de mais fácil acesso, bem como a rapidez no seu atendimento.
O chefe de cartório da 27ª Zona Eleitoral, Gilson Andrade, convida os cidadãos e as cidadãs a comparecerem à unidade móvel e buscarem os serviços eleitorais. Ele afirma que os(as) eleitores(as) que não realizaram a biometria e estão com título cancelado podem comparecer e regularizar sua situação.
A população tem até o dia 4 de maio, data do fechamento do cadastro, para regularizar o título eleitoral a fim de votar nas Eleições 2022. Sobre o prazo, Gilson Andrade, afirma: “A gente convoca o eleitor para que busque a Justiça Eleitoral de forma antecipada, evitando as aglomerações, que são maiores justamente próximo ao fechamento do cadastro”.
Para o atendimento, os(as) cidadãos(as) precisam apresentar documento de identidade oficial (original) e comprovante de residência atualizado. Homens de 19 anos precisam apresentar também a certidão de quitação militar ou documento equivalente para requerer o primeiro título (alistamento eleitoral).
Título Net
O TRE relembra que também dispõe de atendimento on-line com todos os serviços que são prestados de forma presencial. Quem tiver acesso à internet pode fazer as operações eleitorais através do Sistema Título Net. Em caso de dúvidas, utilize o serviço telefônico Disque Eleitor 148, em dias úteis, das 7h às 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário