Abertura da Semana do Jovem Eleitor
alcança mais de 2 mil estudantes
em palestras virtuais
A Semana do Jovem Eleitor começou nesta segunda-feira, 14/3, com a segunda edição do projeto TRE em Movimento - edição Eleitor do Futuro. No primeiro dia de atividades, foram realizadas duas palestras para jovens vinculados ao Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de todo o país.
No início dos eventos virtuais, a representante do CIEE Ceará, a assistente social Amanda Diógenes, destacou a oportunidade. "Conversar diretamente com a Justiça Eleitoral é a melhor maneira de respondermos nossas dúvidas e evitarmos a propagação das notícias falsas", pontuou.
Em seguida, a chefe da Seção de Estudos Eleitorais e Programas Institucionais, Viviane Mazulo, realizou a abertura oficial da Semana do Jovem Eleitor, frisando os objetivos do Programa Eleitor do Futuro e a importância de cada jovem no processo eleitoral.
A palestra do turno da manhã contou com a formação da chefe da Seção de Normas e Jurisprudência de Pessoal do TRE-CE, Ingrid Eduardo Barboza, e à tarde, o servidor Marcos Heleno, da Assessoria da Vice-presidência. Eles discorreram sobre democracia, cidadania, papel da Justiça Eleitoral, alistamento eleitoral (primeiro título) e a importância do voto consciente e informado. Um aspecto também levantado nas palestras foi o enfrentamento à desinformação e os riscos de compartilhamento de informações sem a devida checagem. Nesse momento da palestra, é apresentado o trabalho das agências de checagem.
As duas palestras renderam muita interação entre estudantes e TRE com perguntas e colocações no chat e microfone aberto. Cerca de 2.200 jovens foram alcançados(as), nos dois turnos.
Programação
As ações do TRE em Movimento - Eleitor do Futuro seguirão durante toda esta semana. Na terça-feira, 15/3, no Colégio 7 de Setembro (Unidade Centro), a equipe do TRE em Movimento fará palestra às 9h50 e atendimento até as 11h. No dia 16/3, será a vez do Colégio Ari de Sá (Unidade Washington Soares), que terá palestra às 10h20 e atendimento até o meio-dia. Em ambas as escolas, a formadora será a coordenadora de Eleições do TRE-CE, Edna Saboia.
Nos dias 17 e 18/3, o Colégio Farias Brito - Odilon Braveza também será contemplado com a visita da equipe do TRE em Movimento. No primeiro dia, o bate-papo com os jovens será às 10h30, e no segundo, às 9h. Já o atendimento seguirá até as 12h, nas duas datas. O juiz e ouvidor do TRE, David Sombra Peixoto, ministrará as palestras.
A iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e da Ouvidoria (Ouvir) levará palestras sobre participação da juventude na política, voto consciente e a importância do alistamento eleitoral, com atendimento em escolas em parceria com a 1ª, a 3ª e a 112ª Zonas Eleitorais, em Fortaleza.
TRE em Movimento
Na primeira edição do projeto, em novembro de 2021, participaram as seguintes Zonas Eleitorais: 41ª (Itapajé), 23ª (Uruburetama), 17ª (Itapipoca), 50ª (Pentecoste) e 109ª (Paracuru). As atividades incluíram palestras, atendimento itinerante e audiências públicas, tanto nas sedes das zonas quanto nos municípios-termo. As ações ocorreram em paralelo às inspeções da Corregedoria nos respectivos Cartórios Eleitorais.
Título Eleitoral
Para solicitar o primeiro título, basta apresentar o comprovante de residência atualizado e documento de identidade oficial com foto. O TRE destaca que o atendimento pode ser feito sem sair de casa através do Sistema Título Net. Basta acessar o site do TRE, seguir o passo a passo enviando a documentação e aguardar o processamento dos dados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Depois é só baixar o e-Título, que é a versão digital do título eleitoral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário