Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 8 de março de 2022

Banco do Nordeste premia empreendedoras do Ceará no Dia da Mulher

 Banco do Nordeste premia empreendedoras do Ceará no Dia da Mulher


Mudanças no Crediamigo Delas foram anunciadas no evento
 

Fortaleza (CE), 8 de março de 2022 - O Banco do Nordeste entregou, nesta terça-feira (8), o Prêmio BNB Empreendedorismo Feminino a clientes no Ceará que demonstraram êxito em seus negócios com apoio do banco. A cerimônia foi realizada na Superintendência Estadual, em Fortaleza, e ocorreu, de forma simultânea, em outros dez estados em que o BNB atua, totalizando 52 mulheres de áreas rurais e urbanas premiadas.

As agraciadas são empreendedoras que apresentaram sucesso em suas atividades com apoio dos programas Crediamigo, Agroamigo e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Entre os critérios, estão a adoção de ações inovadoras, uso de tecnologia, práticas socioambientais e engajamento feminino. A entrega do Prêmio BNB de Empreendedorismo Feminino faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março).

O BNB divulgou ainda mudanças na linha específica para o público feminino. O Crediamigo Delas elevou de R$ 5 mil para R$ 12 mil o limite na oferta crédito nas modalidades individual e solidário. A linha oferece vantagens como o prazo de até 24 meses, bônus de 15% nos juros de cada parcela paga em dia e até 90 dias para começar a pagar.

Conheça as vencedoras:

Pronaf - Maria de Fátima Uchoa Sousa

A agricultora assentada Maria de Fátima Uchoa Sousa é um exemplo de engajamento feminino. Em paralelo a sua atividade de ovinocaprinocultura, ela reúne colegas para participarem de seminários e eventos comemorativos. O objetivo é estimular as mulheres da região a terem autonomia por meio de seus próprios negócios.

Sua própria história é inspiração. Inscrita no Pronaf desde 2012, Mariinha, como é conhecida, impulsionou seu negócio em Canindé (CE) com crédito do Banco do Nordeste e viu suas receitas crescerem mais de 50%. Isso permitiu que conseguisse ocupação e renda para ela e outras três pessoas da família.

Agroamigo - Damiana Vicente da Silva

A sustentabilidade é uma característica muito presente no empreendedorismo de Damiana Vicente da Silva, do Crato (CE). Participante do Agroamigo, ela conseguiu colocar para frente um desejo de aumentar e diversificar a produção em área de floresta sem utilização de agrotóxicos ou desmatamento. Seu negócio chamou tanta atenção que hoje é ponto turístico na Chapada do Araripe.

Em dez anos participando do Agroamigo, Damiana ampliou sua renda em mais de 80% e gerou empregos para os cinco membros da família, mas sem abrir mão dos estudos. Juntos, eles levam seus produtos de apicultura, olericultura, suinocultura e caprinocultura para comercialização nas feiras da região e da capital.

Crediamigo - Irislane Rodrigues da Silva

Desempregada e com três filhos para criar sozinha, Irislane Rodrigues da Silva viu no empreendedorismo a saída da situação de dificuldade em que se encontrava. Com uma máquina de costura em casa foi aprendendo na prática a produzir e vender seus produtos. O pequeno negócio batizado de Meu Ton começou em 2002.

As dificuldades ainda continuaram por 11 anos até conhecer o Crediamigo. Hoje, ela é uma empreendedora de sucesso que ajuda a comunidade ofertando cinco empregos diretos. Além disso, doa peças de roupas e utiliza os retalhos que sobram de suas costuras para confeccionar lençóis para doar a moradores de rua. A mulher, que aprendeu na prática a costurar, hoje realiza oficinas para capacitar outras mulheres na região.

Crediamigo - Vanessa Mota de Queiroz

Hoje são dois pontos físicos de venda, um canal online, transporte próprio e a saída do aluguel para um imóvel próprio. A vida de Vanessa Mota de Queiroz, de Fortaleza (CE), mudou muito em 12 anos. Com um recurso emprestado pelo Crediamigo, Vanessa comprou bolsas e roupas para revenda enquanto cuidava da mãe. O negócio cresceu ao ponto de ela passar a fabricar os próprios produtos para venda.

Durante todas essas mudanças, precisou organizar mais as informações de compra, venda, estoque e salário de seus cinco funcionários. A tecnologia foi sua aliada tanto para aumentar o alcance de suas vendas como para fazer a gestão do negócio. Seu crescimento não a fez esquecer de sua comunidade. Vanessa ajuda pessoas de sua região com doações de cestas básicas a famílias carentes, além de participar de ações em que fornece sopões para os moradores de rua no centro da cidade.
 

IMPRENSA - Banco do Nordeste
(85) 3299-3149 / (85) 9 9965-0339 

Nenhum comentário: