UNIÃO BRASILEIRA DE RADIALISTAS - UBR
Fundada em 25 de Setembro de 2018
Fortaleza - Ceará - Brasil
"Trabalhando pelo Progresso de nosso pais"
1. O Rádio brasileiro foi criado em 7 de Setembro de 1920, sendo inaugurado com um pronunciamento do Presidente da República, Epitácio Pessoa, que se dirigiu a todos que participavam das comemorações do Centenário da Independência do Brasil na Exposição Internacional do Rio de do Rio de Janeiro.
2. Um transmissor de 500 watts pertencente a Westinghouse foi instalado no Alto do Corcovado - onde hoje se encontra a estátua do Cristo Redentor - proporcionando a fala do Presidente para 80 aparelhos de rádio, instalados na Cidade do Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis e alguns em São Paulo.
3. Além da palavra do Presidente Epitácio Pessoa, foi apresentada a Opera O Guarani do autor brasileiro Carlos Gomes, nascido em Campinas (São Paulo) e baseado na Obra de José de Alencar com o mesmo título.
4. Após a incrível experiência o Rádio ainda aguardou alguns meses para ocupar todos os dias dos brasileiros, pois somente em 1923, o Médico legista e considerado o Pai do Rádio Brasileiro - Edgar Roquette-Pinto montaria a primeira estação: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
5. O fato aconteceu em 20 de abril daquele ano com a transmissão acontecendo desde o prédio da Academia Brasileira de Ciências, graças ao empenho de Edgar Roquette-Pinto.
6. Na época o governo não se interessou nem ajudou na grande empreitada, tendo Roquette-Pinto acreditado, e, num esforço herculio e particular, adquiriu o equipamento.
7. Contando com o apoio de seu amigo Henrique Morize, deu inicio a jornada. A programação se constítuia de apenas duas horas por dia, entre 10 e 12 horas, e não continha nenhuma propaganda, pois ainda não se pensava no assunto. Os custos eram mantidos por um grupo de amigos. Somente na década de 40 a publicidade entraria nas programações - outras emissoras já se formavam.
8. Em 1936, atarefado com suas outras atividades, mas sem deixar a Direção, Edgar Roquette-Pinto doou a estação ao Ministério da Educação. Inclusive há alguns anos o próprio MEC alterou a denominação para Rádio Roquette-Pinto, numa homenagem ao pioneiro, e que, por muitos anos foi assim denominada, sendo hoje a Rádio MEC, do Rio de Janeiro.
9. Roquette-Pinto, sentindo e vivendo a importância do Rádio,
redigiu e apresentou logo no principio de sua atuação no Rádio como produtor, operador e locutor o seguinte texto:
"O Rádio é a Escola dos que não tem Escola. É o jornal de quem não sabe ler, é o Mestre de quem não pode ir a Escola; é o divertimento gratuito do pobre; o animador de novas esperanças; o consolador dos enfermos e o Guia dos Sãos - desde que o realizem com espírito altruísta e elevado".
10. Nós criamos a União Brasileira de Radialistas - UBR, justamente no Dia do Rádio, 25 de Setembro, data escolhida para reverenciar o nascimento de Edgar Roquette-Pinto, ocorrido em 25 de Setembro de 1884 no Rio de Janeiro. Ele morreu aos 70
em 18 de Outubro de 1954, por coincidência no Dia do Médico,
carreira abraçada pelo ilustre pioneiro do Rádio Brasileiro.
Embora o Dia do Rádio se comemore nesta data o Dia do Radialista foi comemorado desde 21 de Setembro de 1943, pois naquela data foi aprovado o Salário Profissional para Radialistas pelo Presidente Getúlio Vargas. Anos depois, sem se saber por que, um Governo que já não está no poder transferiu a data para 7 de Novembro, aniversário do Compositor Ari Barroso.
11. Agradeço a atenção de todos que se interessaram pelo texto
apresentado por este Profissional de Imprensa. (a) Jornalista e Radialista Vicente Alencar.
Nosso contato: vicentealencar25@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário