MOTIVAÇÃO
“Diria que na verdade ninguém muda ninguém. Ninguém
muda sozinho. Nós mudamos nos encontros com outros. É nos relacionamentos que
nos transformamos. É com as pessoas com as quais convivemos que vamos consolidar
essa transformação, desde que estejamos abertos e livres para a aceitação da idéia
e sentimento do outro. Conviver com as pessoas não é nada fácil, especialmente
num ambiente de trabalho onde existe pessoas com idéias e costumes
diferentes. Mas o importante é saber que esta comunidade de trabalho é composta
de gente. E gente é o que é de mais importante. Gente é para a gente gostar,
para ser compreendida, ou pelo menos se tentar compreender. E porque também
somos gente, nós queremos que as pessoas nos compreendam, nos amem, nos ajudem,
nos respeitem. Não é verdade? E se nós
queremos tudo isto, por que não retribuir tudo isso uns aos outros? Afinal toda criatura humana merece ser valorizada e respeitada. A convivência não é fácil, mas é plenamente possível.”
queremos tudo isto, por que não retribuir tudo isso uns aos outros? Afinal toda criatura humana merece ser valorizada e respeitada. A convivência não é fácil, mas é plenamente possível.”
"A maneira mais prática e imediata de melhorarmos o
nosso ambiente de trabalho é desenvolver nas pessoas a gentileza. Sei que o
leitor pode achar isso uma grande bobagem. Mas não é. Se as pessoas forem mais
gentis umas com as outras, menos agressivas, e adotarem comportamentos mais civilizados,
a qualidade de vida no ambiente de trabalho melhorará muito.
Vejo empresas em que os colaboradores não se respeitam. Gritam uns com os
outros. Falam mal de clientes, fornecedores e mesmo das chefias. Não cuidam da limpeza dos sanitários. A copa é suja e mal arrumada. As mesas
entulhadas.
A gentileza, tomada em seu sentido mais amplo, significa respeito às pessoas, não só no modo de falar e agir, mas no cuidado com o ambiente. Num ambiente desprovido de gentileza, não pode haver prazer no trabalho. E trabalhar sem prazer é uma semi-escravidão.
Chefes gritam com subordinados. Subordinados respondem com palavras e gestos
obscenos. A falta de respeito parece ter tomado conta de muitas empresas. O
ambiente fica carregado do mau humor próprio das pessoas mal educadas.
Se sua empresa encontra-se nessa situação ou a caminho dela, é preciso, com
urgência reverter esse quadro, antes que seja tarde demais. Quando discuto isso com alguns empresários, diretores, chefes e colaboradores, eles me dizem "aqui nesta empresa não há solução". É preciso não acreditar nisso e buscar rapidamente o caminho da gentileza, do respeito, da educação, da limpeza, da ordem, da estética, pois são esses os símbolos da civilização e temos que desenvolver empresas civilizadas e não rudes, grossas, desprovidas de qualquer respeito aos colaboradores, fornecedores e clientes.
Não conheço nenhum ser humano, por mais pobre e simples que seja, que não queira ser bem tratado; que não goste de ser alvo de gentilezas, de um simples "obrigado", "por favor", "desculpe-me" ou "com licença". Por mais rude que seja uma pessoa, ela se curvará, no mais íntimo de seu ser, às pessoas educadas, polidas, gentis.
Uma empresa gentil atrai e fideliza clientes. Uma empresa gentil atrai e retém os melhores talentos. Uma empresa gentil aproxima fornecedores de qualidade. Dissemine a idéia da gentileza entre as pessoas.”
“Muita gente não sabe, mas relacionar-se bem com os colegas de trabalho é um dos principais fatores de sucesso. Pois é, de nada adianta você ser um profissional competente se não sabe trabalhar em equipe e criar harmonia no ambiente de trabalho.
Um estudo da Harvard mostra que 2/3 das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas. Isso explica porque pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e outras - nem tão competentes assim - permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira.
Logo, podemos concluir que competência técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos acabam tendo menores chances de sucesso. Existem diversas causas para a dificuldade nos relacionamentos humanos: rabugice, antipatia, arrogância, timidez etc., mas a causa mais comum é o despreparo. A grande maioria das pessoas não sabe que cuidar das relações não é apenas uma questão de sociabilidade, mas de progresso profissional. As relações humanas são baseadas numa palavrinha: comportamento.
Com isso, as pessoas que têm um bom comportamento, automaticamente, cuidam
melhor de suas relações humanas. Essa é uma das competências relacionadas à inteligência emocional (QE - Quociente Emocional), que há muito tempo vem sendo valorizada demais nas empresas.
De nada adianta um profissional possuir um QI (Quociente de Inteligência) alto se o seu QE for baixo. Ele estará fadado a ter sérios problemas na carreira e na vida particular.
Vejo empresas em que os colaboradores não se respeitam. Gritam uns com os
outros. Falam mal de clientes, fornecedores e mesmo das chefias. Não cuidam da limpeza dos sanitários. A copa é suja e mal arrumada. As mesas
entulhadas.
A gentileza, tomada em seu sentido mais amplo, significa respeito às pessoas, não só no modo de falar e agir, mas no cuidado com o ambiente. Num ambiente desprovido de gentileza, não pode haver prazer no trabalho. E trabalhar sem prazer é uma semi-escravidão.
Chefes gritam com subordinados. Subordinados respondem com palavras e gestos
obscenos. A falta de respeito parece ter tomado conta de muitas empresas. O
ambiente fica carregado do mau humor próprio das pessoas mal educadas.
Se sua empresa encontra-se nessa situação ou a caminho dela, é preciso, com
urgência reverter esse quadro, antes que seja tarde demais. Quando discuto isso com alguns empresários, diretores, chefes e colaboradores, eles me dizem "aqui nesta empresa não há solução". É preciso não acreditar nisso e buscar rapidamente o caminho da gentileza, do respeito, da educação, da limpeza, da ordem, da estética, pois são esses os símbolos da civilização e temos que desenvolver empresas civilizadas e não rudes, grossas, desprovidas de qualquer respeito aos colaboradores, fornecedores e clientes.
Não conheço nenhum ser humano, por mais pobre e simples que seja, que não queira ser bem tratado; que não goste de ser alvo de gentilezas, de um simples "obrigado", "por favor", "desculpe-me" ou "com licença". Por mais rude que seja uma pessoa, ela se curvará, no mais íntimo de seu ser, às pessoas educadas, polidas, gentis.
Uma empresa gentil atrai e fideliza clientes. Uma empresa gentil atrai e retém os melhores talentos. Uma empresa gentil aproxima fornecedores de qualidade. Dissemine a idéia da gentileza entre as pessoas.”
“Muita gente não sabe, mas relacionar-se bem com os colegas de trabalho é um dos principais fatores de sucesso. Pois é, de nada adianta você ser um profissional competente se não sabe trabalhar em equipe e criar harmonia no ambiente de trabalho.
Um estudo da Harvard mostra que 2/3 das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento com os colegas. Isso explica porque pessoas altamente profissionais e competentes no que fazem acabam sendo demitidas de suas empresas e outras - nem tão competentes assim - permanecem, atingindo promoções e melhores oportunidades de carreira.
Logo, podemos concluir que competência técnica não é tudo e que aquelas pessoas que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos acabam tendo menores chances de sucesso. Existem diversas causas para a dificuldade nos relacionamentos humanos: rabugice, antipatia, arrogância, timidez etc., mas a causa mais comum é o despreparo. A grande maioria das pessoas não sabe que cuidar das relações não é apenas uma questão de sociabilidade, mas de progresso profissional. As relações humanas são baseadas numa palavrinha: comportamento.
Com isso, as pessoas que têm um bom comportamento, automaticamente, cuidam
melhor de suas relações humanas. Essa é uma das competências relacionadas à inteligência emocional (QE - Quociente Emocional), que há muito tempo vem sendo valorizada demais nas empresas.
De nada adianta um profissional possuir um QI (Quociente de Inteligência) alto se o seu QE for baixo. Ele estará fadado a ter sérios problemas na carreira e na vida particular.
O marketing interpessoal é uma ótima ferramenta de
orientação na busca por um comportamento adequado para o sucesso, sendo
desenvolvido tanto para uma melhor produtividade do indivíduo como de toda uma
equipe, produzindo, conseqüentemente, melhores resultados para as empresas.
Aqui vão 10 regras básicas para se fazer um bom marketing interpessoal.
Aqui vão 10 regras básicas para se fazer um bom marketing interpessoal.
1) Respeite os outros, não fazendo com eles o que você não
quer que eles façam com você. Isso é ter empatia (colocar-se no lugar do
outro).
2) Cultive amizades. Mantenha contato com as pessoas sempre que puder (dentro e fora do ambiente de trabalho) e não somente quando precisa delas. Mostre que você se importa realmente com elas. Faça seu "Networking" (Rede de Relacionamentos) ficar cada vez maior.
2) Cultive amizades. Mantenha contato com as pessoas sempre que puder (dentro e fora do ambiente de trabalho) e não somente quando precisa delas. Mostre que você se importa realmente com elas. Faça seu "Networking" (Rede de Relacionamentos) ficar cada vez maior.
3) Aprenda a ouvir mais do que falar. Não é a toa que temos
dois ouvidos e
uma boca!
uma boca!
4) Seja sempre educado e evite ser rude. Cumprimente a
todos, mesmo aquelas pessoas que você não conhece direito.
5) Faça elogios verdadeiros às pessoas. Aprenda a enxergar os pontos positivos de cada um e enalteça-os. Mas lembre-se que elogiar não é bajular!
5) Faça elogios verdadeiros às pessoas. Aprenda a enxergar os pontos positivos de cada um e enalteça-os. Mas lembre-se que elogiar não é bajular!
6) Não seja teimoso. Saiba mudar sua opinião se outra pessoa
lhe mostrar argumentos concretos e críveis.
7) Não entre em choque direto com os outros. Tenha paciência
e saiba conduzir uma conversa de forma tranqüila e amigável, mostrando seus
argumentos com exemplos práticos. Assim, você conseguirá convencer de maneira
simpática e eficiente.
8) Procure sorrir mais e contagiar as pessoas com positivismo.Torne sua presença agradável.
9) Esteja sempre à disposição para ajudar. Evite o "isso não é comigo" e
procure soluções para seus colegas, mesmo quando o assunto não lhe diz
respeito.
10) Procure se informar sobre diferentes culturas e seus respectivos tipos de comportamento. Isso demonstra conhecimento e ajuda a evitar gafes desagradáveis.”
8) Procure sorrir mais e contagiar as pessoas com positivismo.Torne sua presença agradável.
9) Esteja sempre à disposição para ajudar. Evite o "isso não é comigo" e
procure soluções para seus colegas, mesmo quando o assunto não lhe diz
respeito.
10) Procure se informar sobre diferentes culturas e seus respectivos tipos de comportamento. Isso demonstra conhecimento e ajuda a evitar gafes desagradáveis.”
"Pensamos muito menos do que sabemos; Sabemos muito
menos do que amamos;
Amamos muito menos do que existe; E nessa medida exata, somos menos do que somos" Grandes esforços, grandes recompensas;
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as próprias jóias da esposa.
Amamos muito menos do que existe; E nessa medida exata, somos menos do que somos" Grandes esforços, grandes recompensas;
Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as próprias jóias da esposa.
Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma
grande empresa, dizem-lhe que seu produto não atende ao padrão de qualidade
exigido. O homem desiste? Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima
da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o chamavam de
'visionário'.
O homem fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele.
Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa. Essa é a gota d'água e o homem desiste? Não!
Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entra em pânico e desiste? Não!
Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas 'bicicletas motorizadas'.
A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
O homem fica chateado? Não! Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele.
Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas, um terremoto novamente a arrasa. Essa é a gota d'água e o homem desiste? Não!
Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entra em pânico e desiste? Não!
Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sai às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas 'bicicletas motorizadas'.
A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital, resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história: hoje a Honda Corporation é um dos
maiores impérios da indústria automobilística japonesa, conhecida e respeitada
no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou
abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente.
Portanto, se você, como infelizmente tem acontecido com muitas pessoas, adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso! Vá em frente. Deus é especialistaem
realizar sonhos... Jamais devemos desistir...
Portanto, se você, como infelizmente tem acontecido com muitas pessoas, adquiriu a mania de viver reclamando, pare com isso! Vá em frente. Deus é especialista
Quando não puderes mais correr; ande. Quando não puderes
mais andar; rasteje. Mas nunca desista... Desistir é dar prova de fraqueza e
covardia... e nós com certeza somos fortes e corajosos, pois servimos àquele
que prometeu estar conosco todos os dias... por isso, não desista...
Avance.... O SENHOR É CONTIGO... Tenha um ótimo dia... Um grande braço”
Avance.... O SENHOR É CONTIGO... Tenha um ótimo dia... Um grande braço”
Fósforo, bala, café e jornal.. .
Pequenas coisas: Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara
de café e um jornal: Estes
quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos.
Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: "Bem-vindo ao Venetia!"
Minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.
No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então.
quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que conhecemos.
Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: "Bem-vindo ao Venetia!"
Minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.
No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite, começou a pensar que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então.
Assinou a conta e retornou para o quarto. Fazia frio e ele
estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual não foi a sua surpresa! Alguém havia
se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama
estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um.
Que noite agradável aquela!
Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: "Sua marca predileta de café. Bom apetite!" Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe?
De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. "Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?"
Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.
O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje.
Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemo-nos das pessoas.
O valor das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!
Isto vale também para nossas relações pessoais (namoro, amizade,família, casamento) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia e na maioria das vezes passamos desapercebidos.”
Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: "Sua marca predileta de café. Bom apetite!" Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe?
De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. "Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?"
Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista havia perguntado qual jornal ele preferia.
O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor. Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje.
Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, cliente está cada vez mais insatisfeito, mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemo-nos das pessoas.
O valor das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!
Isto vale também para nossas relações pessoais (namoro, amizade,família, casamento) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia e na maioria das vezes passamos desapercebidos.”
O NOVO GERENTE
“Uma empresa entendeu que estava na hora de mudar o estilo de gestão e contratou um novo gerente geral. Este veio determinado a agitar as bases e tornar a empresa mais produtiva.
No primeiro dia, acompanhado dos principais assessores, fez uma inspeção a toda empresa. No armazém todos estavam trabalhando, mas um rapaz novo estava encostado na parede com as mãos no bolso.
“Uma empresa entendeu que estava na hora de mudar o estilo de gestão e contratou um novo gerente geral. Este veio determinado a agitar as bases e tornar a empresa mais produtiva.
No primeiro dia, acompanhado dos principais assessores, fez uma inspeção a toda empresa. No armazém todos estavam trabalhando, mas um rapaz novo estava encostado na parede com as mãos no bolso.
Vendo uma boa oportunidade de demonstrar a sua nova
filosofia de trabalho, o novo gerente perguntou ao rapaz - Quanto é que você ganha por mês -
Trezentos reais, por
quê? respondeu o rapaz sem saber do que se tratava.
O administrador tirou os R $300,00 do bolso e os deu ao rapaz, dizendo: - aqui está o seu salário deste mês. Agora desapareça e não volte aqui nunca mais! O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas.
O gerente então, enchendo o peito, pergunta ao grupo de operários: algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui? Sim Senhor - responderam atônitos os operários. - Veio entregar uma pizza...
"Tem pessoas que desejam tanto mandar, que se esquecem de pensar"!!!
quê? respondeu o rapaz sem saber do que se tratava.
O administrador tirou os R $300,00 do bolso e os deu ao rapaz, dizendo: - aqui está o seu salário deste mês. Agora desapareça e não volte aqui nunca mais! O rapaz guardou o dinheiro e saiu conforme as ordens recebidas.
O gerente então, enchendo o peito, pergunta ao grupo de operários: algum de vocês sabe o que este tipo fazia aqui? Sim Senhor - responderam atônitos os operários. - Veio entregar uma pizza...
"Tem pessoas que desejam tanto mandar, que se esquecem de pensar"!!!
“Seremos melhores quando tivermos nossas mentes espelhadas
no maior Líder do Mundo. Contribua com sua liderança. Seja inteligente.Traga
Motivação em seu coração.
Aprenda com seu líder.Veja nas pessoas o que elas tem de bom.
Aprenda com seu líder.Veja nas pessoas o que elas tem de bom.
Faça as pessoas acreditarem em si. Comprometa-se com sua
liderança.
Seja um líder ativo, de campo. Saia da sua zona de conforto.
Gere sonhos nos seus pares. Acredite que você pode conquistar. Tenha alvos.
Busque o topo. Seja apaixonado pelo que faz. Faça discípulos.
Aceite a queda como motivação para se levantar.”
Seja um líder ativo, de campo. Saia da sua zona de conforto.
Gere sonhos nos seus pares. Acredite que você pode conquistar. Tenha alvos.
Busque o topo. Seja apaixonado pelo que faz. Faça discípulos.
Aceite a queda como motivação para se levantar.”
SUCESSO E QUALIDADE DE VIDA
Luiz Gasparetto Consultor organizacional, palestrante, professor universitário.
www.ginasticacerebral.com.br
Hoje quero falar para vocês sobre algo que todos nós desejamos, mas que nem sempre sabemos onde encontrar ou então como alcançar: o sucesso.
Queremos e podemos ter sucesso, mas para isso é necessário, antes de mais nada, saber o que é sucesso? O que ele significa para nós? Como alcançá-lo ou como saber se já chegamos lá?
Para muitos, sucesso é o quanto de posses materiais e/ou financeiras que se conseguiu acumular e manter durante a vida e, pensando assim, caem na armadilha de trabalhar incansavelmente muitas horas seguidas, dia após dia, e muitas vezes, noites e fins de semana, em busca de um melhor padrão de vida representado pelos bens adquiridos.
Mas será só isso o sucesso? Será que para obtê-lo temos que sacrificar outras coisas importantes na nossa vida? Até mesmo prejudicar a nossa saúde? Temos que sacrificar nossa qualidade de vida? É isso o que você deseja?
Muitos começam a pensar diferentemente e ver o sucesso sob outro angulo: o vêem, de maneira geral, como algo que leva em conta não apenas a realização profissional mas, também, a pessoal, ou seja a realização é vista como plena, em todos os sentidos da vida.
E começa a se tornar mais forte a preocupação com a qualidade de vida, que está presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia. Para essas pessoas o sucesso não é mais incompatível com a qualidade de vida, pois podemos ter os dois.
E ai fica claro em nossa mente que não se trata de trabalhar cada vez mais, mas sim, trabalhar equilibradamente, para que possamos vivenciar plenamente os diversos papéis que ocupamos na sociedade: profissional, conjugal, familiar e social.
É preciso existir equilíbrio em todos os papeis, isto é, qualidade de vida, e isso representa na verdade o sucesso que muitos estão buscando. A falta de equilíbrio leva à sensação de que não se está vivendo a vida, mas apenas passando por ela. E desta sensação para a de que não se tem sucesso é um pulo, e nos sentimos perdedores.
Infelizmente, para muitos, sucesso ainda é sinônimo de realização profissional apenas e, em virtude disso, trabalham demais, o dia se torna curto para fazer tudo o que precisa ser feito, não se alimentam bem, dorme-se pouco e dedicam todos os dias apenas ao trabalho. E a vida passa, os demais papéis são esquecidos, e conseqüentemente não se participa da vida familiar e social.
E depois de muitos anos vividos desta forma, olham para trás, analisam a sua trajetória de vida, e percebem lacunas que nunca mais poderão ser preenchidas, porque o tempo não para. Daí vem à sensação do fracasso, e chega-se a conclusão que nenhum bem material acumulado poderia substituir o tempo perdido. Mas já é tarde.
Fica-se rico materialmente, é verdade, mas pobre espiritualmente, ou seja, pobre em qualidade de vida.
Não esqueça que o trabalho é relevante, mas o fundamental é estar bem consigo mesmo, sua família e seus amigos, e é deste sucesso que falo. Em você aproveitar tudo o que foi conquistado através do trabalho e compartilhar com todos, realizando-se, em sua plenitude, como ser humano.
Isto é ter SUCESSO!
Luiz Gasparetto Consultor organizacional, palestrante, professor universitário.
www.ginasticacerebral.com.br
Hoje quero falar para vocês sobre algo que todos nós desejamos, mas que nem sempre sabemos onde encontrar ou então como alcançar: o sucesso.
Queremos e podemos ter sucesso, mas para isso é necessário, antes de mais nada, saber o que é sucesso? O que ele significa para nós? Como alcançá-lo ou como saber se já chegamos lá?
Para muitos, sucesso é o quanto de posses materiais e/ou financeiras que se conseguiu acumular e manter durante a vida e, pensando assim, caem na armadilha de trabalhar incansavelmente muitas horas seguidas, dia após dia, e muitas vezes, noites e fins de semana, em busca de um melhor padrão de vida representado pelos bens adquiridos.
Mas será só isso o sucesso? Será que para obtê-lo temos que sacrificar outras coisas importantes na nossa vida? Até mesmo prejudicar a nossa saúde? Temos que sacrificar nossa qualidade de vida? É isso o que você deseja?
Muitos começam a pensar diferentemente e ver o sucesso sob outro angulo: o vêem, de maneira geral, como algo que leva em conta não apenas a realização profissional mas, também, a pessoal, ou seja a realização é vista como plena, em todos os sentidos da vida.
E começa a se tornar mais forte a preocupação com a qualidade de vida, que está presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia. Para essas pessoas o sucesso não é mais incompatível com a qualidade de vida, pois podemos ter os dois.
E ai fica claro em nossa mente que não se trata de trabalhar cada vez mais, mas sim, trabalhar equilibradamente, para que possamos vivenciar plenamente os diversos papéis que ocupamos na sociedade: profissional, conjugal, familiar e social.
É preciso existir equilíbrio em todos os papeis, isto é, qualidade de vida, e isso representa na verdade o sucesso que muitos estão buscando. A falta de equilíbrio leva à sensação de que não se está vivendo a vida, mas apenas passando por ela. E desta sensação para a de que não se tem sucesso é um pulo, e nos sentimos perdedores.
Infelizmente, para muitos, sucesso ainda é sinônimo de realização profissional apenas e, em virtude disso, trabalham demais, o dia se torna curto para fazer tudo o que precisa ser feito, não se alimentam bem, dorme-se pouco e dedicam todos os dias apenas ao trabalho. E a vida passa, os demais papéis são esquecidos, e conseqüentemente não se participa da vida familiar e social.
E depois de muitos anos vividos desta forma, olham para trás, analisam a sua trajetória de vida, e percebem lacunas que nunca mais poderão ser preenchidas, porque o tempo não para. Daí vem à sensação do fracasso, e chega-se a conclusão que nenhum bem material acumulado poderia substituir o tempo perdido. Mas já é tarde.
Fica-se rico materialmente, é verdade, mas pobre espiritualmente, ou seja, pobre em qualidade de vida.
Não esqueça que o trabalho é relevante, mas o fundamental é estar bem consigo mesmo, sua família e seus amigos, e é deste sucesso que falo. Em você aproveitar tudo o que foi conquistado através do trabalho e compartilhar com todos, realizando-se, em sua plenitude, como ser humano.
Isto é ter SUCESSO!
SABEDORIA CHINESA
Nunca esqueça que existem quatro coisas na vida que não se
recuperam :
A pedra - depois de atirada; A palavra - depois de proferida;
A ocasião - depois de perdida: O tempo - depois de passado
A pedra - depois de atirada; A palavra - depois de proferida;
A ocasião - depois de perdida: O tempo - depois de passado
*Dê mais às pessoas do que elas esperam, e faça-o com
alegria.
*Case com alguém com quem você goste de conversar.
*À medida em que vocês forem envelhecendo, seu talento para a conversa se tornará tão importante quanto os outros todos.
*Case com alguém com quem você goste de conversar.
*À medida em que vocês forem envelhecendo, seu talento para a conversa se tornará tão importante quanto os outros todos.
* Não acredite em tudo o que ouve:
*Não gaste tudo o que tem;
*Não durma tanto quanto gostaria.
*Quando disser "eu te amo", seja sincero.Quando disser "sinto muito" olhe nos olhos da pessoa.
*Fique noivo pelo menos durante seis meses antes do casamento.
*Acredite no amor à primeira vista.
*Nunca ria dos sonhos dos outros. Quem não tem sonhos tem muito pouco.
*Ame profundamente e com paixão. Você pode se ferir, mas é o único meio de viver uma vida completa.
*Quando se desentender lute limpo. Por favor, nada de insultos
*Não gaste tudo o que tem;
*Não durma tanto quanto gostaria.
*Quando disser "eu te amo", seja sincero.Quando disser "sinto muito" olhe nos olhos da pessoa.
*Fique noivo pelo menos durante seis meses antes do casamento.
*Acredite no amor à primeira vista.
*Nunca ria dos sonhos dos outros. Quem não tem sonhos tem muito pouco.
*Ame profundamente e com paixão. Você pode se ferir, mas é o único meio de viver uma vida completa.
*Quando se desentender lute limpo. Por favor, nada de insultos
*Não julgue ninguém pelos seus parentes.
*Fale devagar mas pense depressa.
*Quando lhe fizerem uma pergunta a que não quer responder, sorria e pergunte; Porque deseja saber?"
*Lembre-se que grandes amores e grandes realizações envolvem grandes riscos.
*Diga "saúde" quando alguém espirrar.
*Quando você perder, não perca a lição.
*Recorde-se dos três "R":
*Respeito por si mesmo,
*Respeito pelos outros,
*Responsabilidade pelos seus atos.
*Não deixe uma pequena disputa afetar uma grande amizade.
*Quando notar que cometeu um engano, tome providências imediatas para corrigi-lo.
*Sorria quando atender o telefone. Quem chama vai percebê-lo na sua voz.
*Passe algum tempo sozinho e reflita.
*Fale devagar mas pense depressa.
*Quando lhe fizerem uma pergunta a que não quer responder, sorria e pergunte; Porque deseja saber?"
*Lembre-se que grandes amores e grandes realizações envolvem grandes riscos.
*Diga "saúde" quando alguém espirrar.
*Quando você perder, não perca a lição.
*Recorde-se dos três "R":
*Respeito por si mesmo,
*Respeito pelos outros,
*Responsabilidade pelos seus atos.
*Não deixe uma pequena disputa afetar uma grande amizade.
*Quando notar que cometeu um engano, tome providências imediatas para corrigi-lo.
*Sorria quando atender o telefone. Quem chama vai percebê-lo na sua voz.
*Passe algum tempo sozinho e reflita.
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