COLUNA DO VICENTE ALENCAR
JORNAL DA INTERNET
Nº 555.
SEXTA-FEIRA.
03 DE JANEIRO DE 2014.
FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL.
Estamos em todos os países que adotam e falam a Língua Portuguesa.
Edição produzida em Fortaleza, no Nordeste do Brasil, na América do Sul. Nós somos Sul-Americanos.
Colaboração dos Comunicadores:
- Ângelo Barreto.
- Fernando de Alencar.
- Silvio dos santos filho.
- Izete de Alencar.
- Sérgio Bomfim.
- Luciano Bernardo.
- Lúcio Rogério.
- Wildo Celestino.
- José Carlos Araújo.
- Hélio Rocha lima.
- Wilson Matos.
- Pedro Rogério Alencar.
- Lopes Vasconcelos.
- Kerginaldo Alencar.
2014
- 514 anos do Descobrimentodo Brasil.
- 98 anos de criação da Faculade de Farmácia da Universidade Federal do Ceará.
Santos do Dia:
- Santo Antero.
- Santo Cirino.
- Santo Florêncio.
Estamos em plena LUA NOVA (Até o dia 07.01).
SAUDADES DE LEONARDO MOTA
Neste dia 2 de janeiro (ontem) a saudade de todos os que fazem a Literatura Cearense - que o conheceram pessoalmente ou não - aflora em todos nós. Ontem foi o registro da data de morte do maior folclorista brasileiro, o cearense Leonardo Mota. Leota morreu em 2 de janeiro de 1948,ou seja, há 66 anos.
Leonardo Mota nasceu em Pedra Branca, no interior alencarino em 10 de maio de 1891. Estudou inicialmente na Cidade de Quixadá, no Mosteiro de São Bento na Serra do Estevão, no Seminário da Prainha em Fortaleza e no tradicional Colégio Estadual Liceu do Ceará, em Fortaleza.
Bacharelou-se pela Faculdade de Direito, no Rio de Janeiro, em 1916, depois de passagem pela Faculdade de Direito do Ceará.
Foi professor em Guaramiranga, no Maciço de Baturité e na Cidade de Ipu, onde inclusive criou o Jornal Gazeta do Sertão. Exerceu o jornalismo em Fortaleza,no Correio do Ceará, sendo também Diretor da Imprensa Oficial.
Segundo Câmara Cascudo o grande Bardo norte´riograndense considerado o grande folclorista do Brasil "Leonardo é o maior. Ele faz um trabalho inigualável".
Um fato destacado a respeito do LEOTA (seu pseudônimo): como Notário Público, vendeu seu Cartório para poder financiar suas pesquisas em todo o Brasil.
Leonardo mota pertenceu ao Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico e a Academia Cearense de Letras (a mais antiga do Brasil).
Deixou entre centenas de artigos, conferências e palestras as seguintes Obras: Violeiros do Norte, Sertão Alegre e Adagiário Brasileiro.
NÃO ESQUEÇA:
Não transporte dinheiro na Cueca. Nem dólares, nem euros nem reais. A prática não ficou para gente honesta.
AUTORES CEARENSES
Leia e prestígie os autores cearenses:
LIVRO: Para ler e Pensar em poesias.
Autor: Antonio Paiva Rodrigues.
Editora: AMC Guedes.
Ano: 2013.
FORTALEZA NA COPA SÃO PAULO
Começa hoje em São Paulo com a participação de 104 equipes, inclusive o Kashiwa, do Japão, a Copa São Paulo de futebol juvenil. A competição tem inicio neste final de semana.
O Fortaleza Esporte Clube um dos representantes do Nordeste, fará sua estreia neste domingo às 10 horas da manhã (horário de Fortaleza) no Estádio Mário Limongi, na Cidade de Indaiatuba, diante do Clube de Regatas Brasil.
O Ceará Sporting que também representará a região fará sua estreia às 15 horas de domingo contra o Botafogo, de Ribeirão Preto, na Cidade de Monte Azul Paulista, no Estádio Otacília Paulista.
CAMPEONATO CEARENSE
Com as ausências de Ceará Sporting e Guarany de Sobral que não participarão do 1º Turno do Campeonato Cearense de Futebol 2014, o Fortaleza Esporte Clube fará sua estréia no certame neste domingo.
Será no estádio Luciano Queiroz, na Cidade de Quixadá, por volta das 15 horas e 30 minutos. Um grande número de torcedores do Fortaleza reservou acomodações na Terra dos Monólitos e acredita-se em casa-cheia.
O jogo de Fortaleza no mesmo horário colocará frente a frente no Estádio Governador Plácido Castelo - O CASTELÃO, no bairro de Mata Galinha, o Ferroviário enfrentará o Crato, da terra de Dona Barbara de Alencar.
2014
490 anos do nascimento de Luiz de Camões a maior figura da Literatura Portuguesa (* 1524).
450 anos da morte de Martim Afonso de Sousa (*1564).
160 anos da construção da primeira estrada de ferro do Rio de Janeiro e também da Ampérica do Sul (*1854) pelo Visconde de Mauá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário