Fique ligado neste nome estranho e divertido: Freekeh!
Você vai ouvir muito por aí. Este grão é a sensação entre os gourmets de Nova Iorque, Londres e Sidney, e vem sendo chamado de a nova quinoa.
Originário da Síria, o freekeh surgiu por volta de 2300 a.C. e é muito consumido no oriente médio desde a antiguidade. Os turcos utilizam-no para fazer o pilaf, os palestinos usam no caldo de galinha para fazer uma sopa saudável, e os egípcios adoram rechear aves com este cereal.
O freekeh vem abalando os grandes chefes contemporâneos do ocidente. Seus diversos usos, surpreendem os cardápios dos melhores restaurantes do mundo. É! A alta gastronomia está ligadíssima na culinária saudável.
E falando em saudável, suas informações nutricionais dão show em muitos outros cereais. Alguns pesquisadores o consideram como um super alimento, por apresentar um alto valor nutricional. Apresenta até 4 vezes mais fibras quando comparado aos seus semelhantes. Além disso, as proteínas estão super presentes nesse grão.
E quer saber mais? Seu índice gliecêmico é baixinho quando comparado até mesmo com a queridinha dos marombas, a batata doce. O freekh apresenta IG de 43 e a batata doce 77 (ler AQUI). E isso é excelente para a dieta, pois significa que sua absorção é lenta, não gerando altos picos de glicemia.
Confira a tabela comparativa de calorias e macronutrientes de alguns cereais:
As notícias internacionais comentam que o freekeh será o cereal da vez, assim como a quinoa foi ano passado. E deverá ser cada vez mais fácil encontrá-lo por aí. Atualmente, aqui no Brasil, você encontra o Freekeh em emporiuns árabes especializados. Aqui no Brasil também é conhecido como trigo verde.
Sua versatilidade encanta qualquer apaixonado pela gastronomia. Ele pode ser utilizado em saladas, assados, recheios, combinados com legumes e muito mais. O freekeh também pode ser encontrado moído e utilizado para preparar caldos e sopas.
Estou louca para testar essa novidade e já até bolei uma receita delícia para vocês.
Enquanto isso, espiem onde entra o freekeh nos menus internacionais!
Salada de freekeh com amêndoas e grão de bico
Salada de freekeh com cenouras, ervilhas e passas.
Salada de Freekeh com iogurte
Freekeh com ratatouille de legumes
Nenhum comentário:
Postar um comentário