Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

EVANGELHO É BOA NOVA. MAS QUAL É A BOA NOTÍCIA?

 

A BOA NOVA

 

EVANGELHO É BOA NOVA. MAS QUAL É A BOA NOTÍCIA?

RESPOSTA:

Mateus 3; 1-2: “E, naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judeia. E dizendo: arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. Eis a boa notícia: o Reino dos céus chegou e é a salvação assim oferecida:

João; 3, 16-17: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu filho ao mundo, não para condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele”.

Atos 16; 31: “E eles disseram: crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa.

Efésios 2; 8-9: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

SALVAÇÃO E BATISMO:

MARCOS 16; 16: “Quem crer [e for batizado] será salvo; mas quem não crer será condenado”. A segunda parte fala na condenação, mas não menciona batismo, cuja menção na primeira parte não aparecia em todas as cópias dos evangelhos no século primeiro. Também em João 3;16, como em atos 16;31 não existe alusão ao batismo como requisito para a salvação.

O QUE É O BATISMO (PALAVRA GREGA PARA IMERSÃO, MERGULHO): um simbolismo no qual o mergulho (imersão) é a morte do homem velho e a emersão é o nascimento do homem novo. Simbolismo, na Antiga Aliança era a circuncisão. Está escrito sobre o símbolo de aliança, em...

Romanos 2; 29: “Mas é judeu o que é no interior, e circuncisão é a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provem dos homens, mas de Deus”.

Semelhante à circuncisão, que era símbolo da Antiga Aliança, o batismo, símbolo da Nova Aliança, não está nas águas como a circuncisão não estava na carne, mas no coração, no espírito.

 

O SIGNIFICADO DA CRENÇA:

Tiago 2; 19: “Tu crês que há um só Deus: fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem”. Logo, a crença, para ser salvadora, não se refere apenas a crer na existência de Deus e de Cristo. É a crença no Cristo como salvador a ser seguido, significando isso que quem o segue, quem aceita a Sua direção, entregando a Ele a própria vida, por Ele será salvo, isto é: terá vida eterna. Daí o simbolismo do novo nascimento:

João 3; 3: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino dos céus”. O renascimento aí não tem sentido literal. A imersão do batismo, sucedida de emersão simboliza a morte do homem velho e o novo nascimento, agora na condição de ovelha pastoreada por Cristo.

Sim, somos ovelhas de Cristo, não de homem. Só Cristo salva. Pastores humanos são nossos irmãos. Só a Palavra revelada nos guia. Pastores humanos, na condição de irmãos, podem ser: (a) síndicos da administração da igreja local; (b) professores de exegese bíblica e ministrar a Boa Nova; (c) responsáveis por aconselhar, consolar e admoestar.

“...Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23).

Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).

Jesus não morreu para estabelecer uma instituição religiosa, mas para salvar o povo do pecado (Atos 20:28; 1 Coríntios 6:20).

Jesus e o Pai não habitam numa organização, mas no povo que o obedece (João 14:15 e João 14; 23).

Fortaleza, 16 de outubro de 2016

Rui Martinho Rodrigues.

Nenhum comentário: