Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES - UBE-CE 16 de dezembro de 2019

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES - UBE-CE

Reorganizada em 13 de Fevereiro de 2004

 Presidente: Vicente Alencar.
Vice Presidente: José Maria Chaves.
Fortaleza - Ceará

16 de dezembro de 2019
2° feira

Comemora-se hoje:

o Dia de Santa Albina, São Ananias e São Misael.

o Dia do Reservista.

NO MUNDO DA POESIA:

CONSAGRAÇÃO
Giselda Medeiros
(Da Academia Cearense de Letras).

Quando chegares
cansado das noites de vigília,
vem bater-me a porta.
Nesta soleira empoeirada,
encontrarás em pálido espanto 
um coração tresloucado
sazonado de indormidas ilusões.
Um coração que não se mostra
acorrentado qual um Prometeu.
Vem. Liberta-o da horrível solidão
(abutre que lhe corcome o sonho)
pois livre,
há de tecer a Lira
e reacender a pira
para a consagração, enfim,
do amor.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS:

1 - LIVRO: Poetas do Ceará.
Autor: Raimundo Araújo.
Secretaria de Cultura do Estado - 1986.

2 - LIVRO: Policromias.
Autor: Vários.
Associação de Jornalists e Escritores do Brasil - 2010.

O ABSURDO DAS HORAS
Neide Azevedo Lopes
(Ex-Presidente da Academia Cearense da Língua
Portuguesa).

Estou cansada.
Finda o dia.
Como findam todas as coisas.
A madrugada é fria,
quieta indiferente aos meus anseios.
no absurdo das horas,
tudo se chama silêncio.
E sozinha deslizo
por esta amada casa,
carregando nos sonolentos chinelos
o pó de tantos caminhos...
Estou cansada.
Uma saudade imensa
sobra pelo corpo inteiro.
Espreita os primeiros clarões do novo dia, escuta...
E ali ficamos
olhando minha vida aberta.
A saudade sem pressa de ir embora.
Eu, perplexa com o absurdo das horas.

CALÇADA NÃO É ESTACIONAMENTO!
Respeite o direito do pedestre.
Ele também paga Impostos.

O TROVADOR É UM ESCRITOR  FELIZ!

TROVAS de Zenaide Marçal:

Tua imagem bem guardada
no meu peito trago ainda
e será sempre lembrada
por esta saudsde infinda.

Por onde anda a alegria
que, há muito, fugiu de mim?
- Partiu pra longe algum dia
E me deixou triste assim.

Outros Trovadores:

Eu sempre agi com prudência
às vezes me fiz de mouco, 
por capricho e até decência,
ouvi muito e falei pouco.

GUTEMBERG ANDRADE,
da UBT-Fortaleza.

No brilho do teu olhar
numa expressão tão discreta
descubro quase a sonhar
este amor que me completa.

VICENTE ALENCAR,
da UBT-Fortaleza.

Tenho uma grande ambição: 
é poder ser mais amado,
sentir no peito emoção,
e estar bem, sempre ao teu lado.

VITAL ARRUDA,
da UBT-Fortaleza.

No espelho não vi meu rosto.
Procurei, quanta saudade!
Olhei muito e, com desgosto,
Só vi do tempo a maldade!

HILMA CORREIA MONTENEGRO (+)
pertenceu a UBT-Fortaleza.

* LEIA E DIVULGUE A TROVA!

NOTICIAS & CIA

A Sociedade Cearense de Geografia e História - SCGH realizará amanhã, dia 17/12, às 15 horas na Casa de Juvenal Galeno - Rua General Sampaio, 1128, a sua última reunião do ano.
Todos os seus mebros estão sendo convidados.

A confreira Isabel Pires que fraturou o pé em sua recente viagem a Portugal (retornou quinta-feira última) não terá condições de comparecer.

Academia Cearense de Poesia terá reunião às 16 horas de hoje no local de
sempre.
Todos os seus membros são convidados.

Será amanhã terça-feira, dia 17/12, às 17 horas a Festa de Confraternização de Natal e Ano Novo do Instituto do Ceará.

Dia 20/12, SEXTA-FEIRA, às 20 horas a Festa de Encerramento do ano da APCDEC.
O presidente Alano Maia lembra a todos os sócios a
importante presença.
O Convite de entrada é a própria carteira da entidade.

Todos os Confrades que ainda não renovaram suas carteiras 2020 poderão fazê-lo até quinta-feira na sede da entidade.

Boas Festas a todos!

Nenhum comentário: