Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 17 de junho de 2019

republicação : ACADEMIA CEARENSE DE POESIA - JUNHO DE 2019

ACADEMIA CEARENSE DE POESIA
 Fundada em 05 de Novembro de 2004
          Fortaleza - Ceará - Brasil

JUNHO DE 2019

"Leia e Prestigie os Autores Cearenses" (Vicente Alencar em pronunciamento na Casa de Juvenal Galeno em 1999 em Sessão Festiva da Academia Cearense de Retórica).

ARCO DE CORES
Fernanda Quinderé
Autora de Mulher Azul (Poemas).

Vem 
Ó pássaro intrépido
Domina o turbilhão dos ventos
no espaço
Transpõe a mística do céu
Arco de cores - mistério.
Enxuga as lágrimas dos planetas que se apagam
na solidão do azul.
Torna-me Alfa
Única
Úmida
Mulher.
Voláteis
possuída pelo Centauro que és
Vigoroso
Sensual
Capaz de aquecer a Lua
esfiar o sol
e abrigar nossas fantasias.

TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO
DIA 11 DE JUNHO das 9 horas e 30 minutos as 11 horas e 30 minutos mais uma Terça-Feira em Prosa e Verso. Encontro literário que congrega escritores, poetas, trovadores, artistas e pessoas que se dedicam, admiram, vivem a Educação e a Cultura em nossa terra nordestina.

DRAMA AO LUAR
Carlos Vasconcelos
(Poeta cearense homenageado
em Fortaleza, com Rua que leva seu nome).

Está o horto em silêncio... os sectários de Cristo,
deitados sobre a palha, em mísera alpendrada,
sorriam ao fulgor de promessa irisada
de um Éden de ouropéis e encantos, imprevisto.

Bênção, graça, indulgência, excelso Deus benquisto
a todos distribuiu... À noite enluarada
Jesus anda ao jardim pensando em sua amada
- da carne o altar e o filtro em luxuriante misto.

Levanta-te Maria e sai. a alguém buscando. 
Judas segue-a, hesitante, e arrepia-se, quando
atenta na impostora agora feito Santa.

E ao vê-la segredar, juntinha ao Bem-amado,
raiva e morde-se, enquanto o Cristo, algo tentado,
sorvos lhe inflinge à boca... e a excita mais, e a espanta...


BEBIDA NOS ESTÁDIOS: UM ABSURDO, UM EXAGERO! UM FATO LAMENTÁVEL!


CAPRICHO
Déa Campos Frota +
(Participava ativamente da 
Terça-Feira em Prosa e Verso).

Eu vagava
Pelos caminhos do tempo,
quando meus olhos 
encontraram os teus
mas nossas mãos
mão se tocaram.
No silêncio das palavras
carregadas de mistério,
senti a invasão do amor
sem esperança.
Hoje,
meus olhos procuram no infinito
o brilho de uma estrela
a quem dei forma,
nome e amor
com seus caprichos
de espremer tristezas
e extrair saudades.

LIVRARIA DO GONZAGA

Funciona diariamente de 9 às 13 horas, na Rua Bení Carvalho, 159, Conjunto 104 (Rua anterior a Rua Padre Valdevino que é a sua complementação).
Localiza-se entre a Avenida Virgílio Távora e Avenida Desembargador Moreira - onde você encontra centenas de autores cearenses.

A LIVRARIA DO GONZAGA foi criada e é administrada pelo Professor Gonzaga Mota, ex-Governador do Estado do Ceará, hoje Poeta e Escritor, ciador da LIVRARIA DO ESCRITOR CEARENSE.

FAGNER
Excelente a entrevista concedida pelo Artista cearense Raimundo FAGNER Cândido Lopes 
"Encontro com Bial" pela Rede Globo. Quem perdeu, deixou de ver e ouvir a inteligência de um alencarino que honra nosso torrão.

TURISMO
A Associação Brasileira de Radialistas de Turismo - ABRRATUR recomendando aos turistas de todo o mundo, particularmente aos brasileiros, que conheçam a "Ilha do Amor" em  CAMOCIM, município bem cearense. Ali vocês poderão ver os carangueijos ao vivo. Acerte já sua viagem. A ABRRATUR garante que você gostará.

SONHOS
Vicente Alencar
(Da UBE-CE)

Não deixe que os seus sonhos
desapareçam junto a palavras vãs.
Recolha retalhos dos meus carinhos,
pedaços da minha alma,
e faça-me sentir que o mundo
existe para os enamorados.
Quando acreditei que o luar
é carinhoso com os amantes, 
eu pensava no brilho dos teus olhos,
no sorriso aberto do teu rosto
e nos beijos ardentes
que fazem-me feliz.
Não deixe que os meus sonhos
desapareçam
pois assim, 
morrerei de dor,
de paixão,
de desamor.

NÃO FUME - CIGARRO É RUIM PARA O BOLSO 
E PARA A SAÚDE. NÃO INSISTA, NÃO VALE A PENA!

SIDARTA GAUTAMA
O Iluminado
Márcio Catunda
(Autor de Eternidade Humana)

Ao passar por Kapilavastu,
Sakyammuni viu um ancião,
um enfermo de peste negra, um cadáver
e um mendigo sanyasi.
Decidiu, naquele momento,
desenredar-se da teia dos prantos e dos lamentos.
Entrou na floresta de Uruvela,
subiu a montanha de Rajasgrika
e praticou sete anos
de austeridade com os brâmanes.
Tinha trinta e cinco de idade, quando,
sob uma figueira, compreendeu:
o licor dos prazeres evapora
e o apego ata o nó da avidez.
No Sermão de Benares,
falou do lótus que nasce da água,
eleva-se e cessa de tocá-la.
Na floresta de Migadayana,
proclamou a vitória do Bodisatva
que sonhara ser Chuang Tsé.
Com estas palavras, o sublime taoista
recusou o honroso convite do rei Wei, de Chu,
que lhe oferecera a ostentação
de um cargo de alta dignidade:
- Não me ocupar das coisas do mundo
é o ideal que ambiciono.
A fama que busco é o Tao impronunciável,
o êxtase da música do céu.

DIA 11 DE JUNHO, AS 9 HORAS E 30 MINUTOS NA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS, MAIS UMA TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO.
ENTRADA FRANCA PARA POETAS, ESCRITORES, TROVADORES, PROFESSORES, ALUNOS, ARTISTAS E PESSOAS QUE ADMIRAM A CULTURA. ESTAMOS LHE ESPERANDO.

LENDO NERUDA
Maria Luisa Bomfim
(Ex-Presidente da Associação 
de Jornalistas e Escritoras 
d Brasil - AJEB-CE).

Quando leio Neruda,
minha alma
abre-se em sentimentos:
de amor,
coragem, 
luta,
alegria.
Quando leio Neruda,
vejo
o mais puro desejo
de igualdade entre os povos.
Quando leio Neruda
ouço
o cantar do Poeta
angustiado, 
desesperado,
ferido
na injustiça
das Américas divididas
em dores, 
misérias, 
poderes.

Das 22 ÀS 23 HORAS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA NA RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE AM 620,  O PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE (exceto quando há futebol). EVOLUINDO COM A CULTURA BRASILEIRA!
Também, no seu Tablet, no seu Celular e no seu computador.

ÁGUA
NEIDE AZEVEDO LOPES
(Ex-Presidente da Academia]
Cearense da Língua Portuguesa).

Oh! Força vital, tu me abençoas!
A percorreres ansiedade em calmaria
Abres teu delicado corpo e me apascentas
Em néctar, em Deus, em plena alegria.

Eu a louvar-te submissa curvo-me
Em referencia sacrossanta e pura
Posto que tu me animas, fortaleces.
De to me vem total idolatria.

És minha, nada sou além de ti.
Amor, trabalho, dor, tudo fenece
Só tu revives, imortal, amiga,
Como o suave dom de uma prece.

E nessa visceral combinação,
Mulher sedenta, urgente, quase louca,
É que te peço, oh, água soberana,
Nunca me faltes, mesmo bem pouca.


CAMINHOS


Giselda Medeiros
(Da Academia Cearense de Letras)

Não sei por onde ir...
Sou trêmula rosa
pendente da haste
ou pássaro implume
esquecido da trajetória.

Os caminhos abrem-se em labirintos,
e não tenho o mapa do destino
nem o fio de Ariadne.

Há muito estou aqui
no meio deste tempo sem história.
Cansa-me procurar a saída
nestes vales úmidos de espanto.

A fuga açula-me a solidão,
esta companheira
sempre à minha espreita
com quem divido meus medos,
minhas angústias inexoráveis.

Vou e retorno sobre meus próprios passos,
tímidos e lassos, 
sobre a minha própria busca...
Sei que seguir é imperativo
ficar é presente,
retornar é passado.

... E o futuro? Deverás buscá-lo?
será ele um tempo? Ou um vento?
Mas preciso seguir mesmo sabendo
que, ao fim de tudo, acabarei pendente,
pétalas caídas, sob a frágil haste
que me sustentou a efêmera vida,
que era apenas tu.

DIA 18 DE JUNHO A REUNIÃO ORDINÁRIA DA SOCIEDADE
CEARENSE DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

ACONTECERÁ A PARTIR DAS 15 HORAS NA CASA DE JUVENAL GALENO. TODOS OS CONFRADES E CONFREIRAS ESTÃO SENDO ESPERADOS.

CLARA CRIANÇA   
Gonzaga Mota
(Autor do livro Meus Poemas Ilustrados).

Clara menina,
Neta primeira,
Poetisa precoce,
Filha e filha,
Ambas amadas
Sempre companheiras,
como a Mãe,
também altaneira.


Fim de Estrada.- Obrigado.


Nenhum comentário: