Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

UFC sobe 32 posições e é a 55ª melhor universidade de toda a América Latina


UFC sobe 32 posições e é a 55ª melhor universidade de toda a América Latina

A Universidade Federal do Ceará subiu 32 posições no ranking da QS World University para a América Latina em apenas um ano, passando da 87ª para a 55ª posição entre mais de 3.600 instituições de ensino superior da região. Com isso, a UFC se insere no grupo de 1,5% das melhores universidades da AL. Confira a íntegra do ranking (https://goo.gl/ZzvGR2) e a ficha da Universidade (https://goo.gl/5AvXRU).

O grande destaque da UFC foi no indicador "rede de pesquisa internacional", que afere a abertura internacional de uma instituição para a atividade de pesquisa a partir da rede de parceiros estrangeiros. A Universidade obteve a primeira colocação em toda a América Latina saltando 38 posições nessa categoria.

O indicador da QS toma como referência o Scopus, maior banco de dados de citações e resumos de publicações científicas revisadas por pares acadêmicos, para analisar os parceiros de pesquisa da Universidade.

O resultado reflete o esforço que vem sendo feito na atual gestão, com a criação de uma Pró-Reitoria de Internacionalização e o incentivo na produção acadêmica em rede com importantes centros de pesquisa de todo o mundo.

Para o reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, o processo de internacionalização está apenas começando. Ele entende o resultado da QS como reflexo da maturidade alcançada pela Universidade, do grau de compromisso da comunidade acadêmica e da qualidade de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.

"Temos de destacar sempre a excelência do quadro docente, da produção científica, da produção de patentes. E isso não é só na pesquisa. Vemos (a excelência) na extensão e no diálogo com a própria sociedade", completa. 

A UFC também melhorou seu posicionamento nacional. A Universidade avançou duas posições, passando da 20ª para a 18ª. No campo regional, a Universidade passou a ser a segunda melhor do Nordeste, atrás apenas da Federal de Pernambuco.

OS CRITÉRIOS – O ranking da QS University é uma publicação anual da editora britânica Quacquarelli Symonds (QS). Ele é considerado um dos três rankings universitários mais importantes do mundo.

A QS utiliza oito indicadores diferentes para fazer seu levantamento: além da rede de pesquisa internacional, são considerados critérios como proporção de professores com doutorado, quantidade de artigos científicos publicados por pesquisador, quantidade de citações por artigo e relação entre o número de alunos e professores. 

A QS também considera o "impacto da web", que afere a efetividade com que as instituições utilizam novas tecnologias. O ranking se utiliza ainda de pesquisa de percepção para aferir a reputação acadêmica e a reputação entre os empregadores.

A UFC se destacou no item "impacto da web", na 24ª posição na América Latina. No item número de artigos por pesquisador, a UFC ocupou a 26ª posição, ficando ainda com a 36ª colocação na quantidade de citações por artigos. Houve ainda forte crescimento no item proporção de professores com doutorado, no qual a UFC saltou 20 posições e passou a ocupar o 39º lugar.

BONS DESEMPENHOS – O resultado do QS World International Ranking 2018 está em sintonia com uma série de resultados de avaliações divulgadas neste segundo semestre. O mais recente foi a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que aponta melhora em todos os cursos, notadamente naqueles considerados de excelência acadêmica (5, 6 e 7). Confira detalhes: https://goo.gl/58pU1j.

No campo da graduação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio teixeira (INEP) divulgou que, dos 11 cursos da UFC avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), seis obtiveram a nota máxima (https://goo.gl/bCp24o).

Já o Ministério da Educação divulgou levantamento apontando a UFC com nota máxima em seu conceito institucional (https://goo.gl/ntGZhP). No campo dos rankings, o Times Higher Education, principal concorrente do QS, havia apontado a UFC na faixa das 36-40 melhores universidades da América Latina (https://goo.gl/jo5cPN). A diferença entre os levantamentos ocorre em virtude da metodologia adotada, uma vez que cada um enfatiza determinados aspectos da vida acadêmica. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

===

Reitor recebe secretário da Cultura do Estado para discutir possíveis parcerias

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, se reuniu nesta segunda-feira (16), na Reitoria, com o secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba. Foram discutidas, em caráter inicial,  possíveis parcerias em projetos nas áreas de patrimônio histórico, publicações e certificação conjunta para cursos de equipamentos culturais do Estado, como o Centro Cultural Bom Jardim, o Porto Iracema das Artes e o Theatro José de Alencar.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC: https://goo.gl/cysptP

"Temos uma série de projetos de cultura que pode render boas parcerias entre a Universidade e a Secult [Secretaria da Cultura], então vamos trabalhar em cima desses projetos e ideias", disse o reitor.

Já o secretário Fabiano dos Santos frisou que a qualificação das políticas públicas de cultura passa pelas universidades, responsáveis pela produção de conhecimento e pela formação dos estudantes. "E a UFC é nossa universidade-mãe, então acreditamos que podemos fazer boas parcerias em vários campos da cultura. Creio que estamos saindo daqui hoje com uma agenda muito potente para a UFC e para a Secult, em prol do desenvolvimento do Ceará", disse o secretário.

Ficou acertado que, posteriormente, haverá um seminário reunindo integrantes da UFC e da Secult para apresentação e encaminhamento dos projetos que deverão ser objeto de parceria.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307

===

CEA promove painel sobre medicinas integrativas e novas fronteiras da saúde

Nesta quinta-feira (19), das 10h às 12h, o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará receberá o quinto encontro de uma série de conferências multidisciplinares que o Colégio de Estudos Avançados (CEA) promove mensalmente até o fim do ano. O quinto painel da série denominada Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte discutirá as "Medicinas integrativas e novas fronteiras da saúde", com participação dos professores Paola Tôrres Costa e Paulo Henrique Martins.

A conferência vai instigar a reflexão sobre os seguintes aspectos: o que devemos integrar; barreiras enfrentadas ao realizar uma educação voltada para o novo; impacto das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) na educação médica; importância de uma medicina integrativa; ciência e cultura e o papel da medicina tradicional; medicina com poesia – o cordel e a cantoria como linguagem de ensino e aprendizagem; dádiva da percepção, do acolhimento, da valorização dos saberes nos cuidados com a saúde.

O evento é aberto a toda a comunidade universitária e ao público em geral. Os interessados podem realizar inscrição por meio de formulário on-line (https://goo.gl/UdeHVB). A Reitoria da UFC fica na Avenida da Universidade, 2853, Benfica.

Paola Tôrres Costa é graduada em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1989), doutora em Farmacologia pela UFC (2000), com pós-doutorado no Departamento de Saúde Coletiva em Medicina Integrativa da Universidade de Campinas (2016). Atualmente é professora titular do Departamento de Medicina Clínica da UFC, onde coordena a disciplina de Hematologia.

Fundou o Núcleo de Medicina Integrativa (Numi) da UFC, programa de extensão em parceria com o Instituto Roda da Vida (organização não governamental da qual é fundadora e presidente). Realiza ainda pesquisas com interesse principal em qualidade de vida de pacientes portadores de neoplasias hematológicas, papel das medicinas tradicionais na educação médica e transdisciplinaridade em educação médica. Além disso, estuda o papel das "narrativas de vida" e "autoetnografias" como elementos de ressignificação de vida, aprendizagem e cura.

Paulo Henrique Martins é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), doutor em Sociologia pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne – França (1980 e 1991), com pós-doutorado pela Université Paris Nanterre – França (2001).

Atualmente é professor titular de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), docente e pesquisador dos programas de pós-graduação em Sociologia e Saúde Coletiva da UFPE, além de professor visitante da UFC, vice-presidente da Associação Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais (MAUSS) e coordenador do Núcleo de Cidadania e Processos de Mudança (Nucem) da UFPE. Tem produção acadêmica na área de Sociologia, particularmente em teoria sociológica e estudos pós-coloniais, estudos sobre a dádiva, sociologia da saúde e sociologia do poder.

Mais informações podem ser obtidas na página do CEA no Facebook (facebook.com/cea.ufc).

Fonte: Alexandre Silva, do Colégio de Estudos Avançados (CEA/Eideia) – fone: 85 3366 9218 / e-mail: cea@eideia.ufc.br

---
Universidade Federal do Ceará – UFC
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – CCSMI
Avenida da Universidade, 2853, Campus do Benfica, Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7938
www.ufc.br – Facebook – Twitte r – Instagram – Flickr – UFCTV

Nenhum comentário: