Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

COLUNA DO VICENTE ALENCAR EDIÇÃO Nº 1166

COLUNA DO VICENTE ALENCAR
EDIÇÃO Nº 1166
23 DE OUTUBRO DE 2017.
2a feira 

FORTALEZA - A CAPITAL BRASILEIRA DO ARTESANATO

CEARÁ - A TERRA DA LUZ.

BRASIL - AGUARDANDO POR BONS ADMINISTRADORES 
E UM MENOR NÚMERO DE LADRÕES.

AMÉRICA DO SUL - AINDA UM NOVO MUNDO PRECISANDO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE.

Estamos no ano do centenário de nascimento destas personalidades:

1 - Luisa Mendonça de Alencar.
2 - Carlos Jereissati.
3 - Newton Gonçalves.
4 - João Hipólito Campos de Oliveira.
5 - Mardônio Peixoto Botelho.
6 - João Saldanha.
7 - Abelardo Barbosa (Chacrinha).
8 - Flávio Marcílio.
9 - Walter Forster.
10 - Obdulio Varela.
11 - Severino Araújo.
12 - David Nasser.
13 - Gerardo Melo Mourão.
14 - Jânio Quadros.
15 - Dalva de Oliveira.
16 - Ivan Ramos de Vasconcelos César.
17 - Odete Amaral.
18 - Euler Bentes Monteiro.
19 - Dorival Knipel (Yustrisch);
20 - Itamar de Santiago Espindola.
21 - Henrique de Almeida.
22 - Lucy Geisel.
23 - Teotonio Vilela.
24 - Luz Del Fuego.
25 - Antonio Callado.
26 - Josué Montello.
27 - César de Alencar.
28 - Chico Albuquerque.
29 - Ayrton Moreira.
30 - Abreu Sodré.
31 - Celso Ferreira da Cunha.
32 - José Rebouças Macambira.
33 - Mozart Soriano Aderaldo;
34 - Maria Júlia Gomes de Moraes.
35 - José Alberto Ribeiro e Albuquerque.
36 - César Wagner Studart Montenegro.
37 - Jayme Sá Meneses.
38 - Roberto Campos.
39 -  Célia Biar.
40 - Heloisa Helena.
41 - Décio de Almeida Prado.
42 - Tonico. 
43 - Jaime Soares.
44 - Carmem Quadros.
45 - Francisca Moura Vasconcelos.
46 - Francisca Soares do Nascimento.
47 - Ferdinando Tamburini.
48 - J.M. Siqueira (João Maria Siqueira).
49 - Wilson Aguiar (Cheiroso).
50 -  Brean Denis (Augusto Duarte Ribeiro)
51 -  Hermilo Borba Filho.

ACREDITE NO BRASIL, AINDA EXISTE GENTE HONESTA EM NOSSO PAÍS
(Jovino Nunes de Alencar, Jornalista, 88).

APESCULTURA
Lançada à noite da última sexta-feira, na  solenidade de comemoração do Dia do Professor, promovida pela Associação dos Professores do Ensino Superior do Estado do Ceará, a Revista APESCULTURA, editada por Edmar Ribeiro.

Na mesma noite,  foram prestadas homenagens a este Jornalista e à Professora Vera Klein, que receberam o título de Sócio Honorário da entidade e der Honra ao Mérito, presidida que foi pelo Professor Francisco Ari Othon Sidou.

O primeiro número da Revista conta com artigos de Ângela Gutierrez, Fayga Bedê, Gizela Nunes da Costa (aniversariante de ontem, dia 22), Hypérides Macedo, Irapuan Diniz de Aguiar, Vianney Mesquita, José Augusto Bezerra, Gonzaga Mota, Napoleão Maia, Oscar D'Alva, Paulo Bonavides, Paulo Elpídio de Meneses Neto, Pedro Henrique Saraiva Leão e Ubiratan Aguiar.

LIVRO DE HENRIQUE BRAGA
Com 480 páginas, o Arquiteto e Urbanista, Historiador José Henrique de Almeida Braga, filho do Professor Otávio de Almeida Braga e, neto do Professor Renato Braga, vem de lançar o livro "Salto sobre o Lago - e a guerra chegou ao Ceará".

Uma obra que deve ser lida por todos aqueles que gostam, estudam e pesquisam a História do Ceará. Como em Agosto de 1942, o Brasil declarou guerra à Alemanha, Itália e Japão, aliando-se aos Estados Unidos da América, e outros países, na Segunda Guerra Mundial, o Ceará, também, está contido.

ANTENAS E ROTATIVAS
É o Programa jornalístico do Professopr Cid Carvalho, pela RÁDIO CIDADE AM 860, que conta com a nossa participação, de segunda à sexta-feira, sempre, no horário de 12h05 às 12h50min. Divulgamos as notícias Culturais de nosso Estado.

ANIVERSÁRIO DO BANCESA
Criado com o nome de Banco de Sobral SA, depois, mudando a razão social para Banco do Ceará SA e, finalmente, Banco Comercial Bancesa SA,  essa instituição bancária estaria aniversariando hoje, se ainda continuasse em ação, completando  90 anos, pois, foi criada em 1927.

CAPISTRANO DE ABREU: 164 ANOS.
Nascido em 23 de outubro, de 1853, em Maranguape, o Historiador Capistrano de Abreu (João Capistrano Honório de Abreu) tem sua data de aniversário comemorada hoje. Ele viveu 73 anos, tendo falecido no Rio de Janeiro, em 13 de Agosto de 1927, portanto, há 90 anos.

A Rua em que morou, durante anos, no Rio de Janeiro, tem, hoje, o seu nome. Além de Historiador consagrado, no Brasil, também, atuou nas áreas der Etnografia e Linguística.

"Capítulos da História Colonial",  de 1907, é um dos seus  livros mais famosos, bem como "Os Caminhos antigos e o povoamento do Brasil", editado após sua morte, em 1930. Foi um dos fundadores da Academia Francesa, em nossa Capital, e o município de Capistrano tem este nome, em sua homenagem.

Em 1953, a Empresa de Correios e Telégrafos-ECT editou sêlo comemorativo aos 100 anos de nascimento, e em 2003 a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, hoje simplesmente "Correios",
editou sêlo em homenagem ao Sesquicentenário.

HUGO PINHEIRO HOMENAGEADO
O funcionário público federal Hugo Morteira  Pinheiro e Repórter Fotográfico Hugo Moreira Pinheiro, foi homenageado pela Direção do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. com a Medalha "Amigo do DNOCS".

Aposentado da Organização e um defensor  intransigente de sua permanência, como grande Órgão de ajuda à Região Nordeste, ele recebeu a homenagem das mãos do Diretor Geral do DNOCS, Engenheiro Ângelo José de Negreiros Guerra.

40 ANOS
Editado em 1977, o livro "Em Busca de uma identidade", do escritor cearense Cláudio Queiroz,  está completando 40 anos de publicação, neste 2017, Inclusive, a comemoração vai merecer Registro, na próxima reunião da Sociedade Cearense de Geografia e História.

77 ANOS
Hoje, 23 de Outubro, assinala o aniversário de  Edson  Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, completando 77 anos. Nascido em Três Corações, interior de Minas Gerais, foi no futebol paulista  com a camisa do Santos, que ele assustou o mundo, com um grande futebol.

Maior atleta do século XX marcou 1.088 gols em sua brilhante carreira, nas 1.114 partidas que disputou. É o único atleta Campeão do Mundo em 4 Copas, defendendo a Seleção Brasileira.

Sua estréia na "Canarinha" aconteceu aos 16 anos, em 1957, marcando um gol, diante da Argentina, pela Copa Roca, embora o Brasil tenha perdido por 2 x 1. Sua despedida da seleção ocorreu em 18 de julho, de 1971, no Estádio do Maracanã, quando do empate em 2 a 2, com a Iugoslávia.


JOSÉ MARIA CHAVES
Nesta data, também, de 23 de Outubro, o aniversário do Presidente da Academia Cearense de Médicos Escritores-ACEMES, Acadêmico José Maria Chaves, que recebe os parabéns de todos os seus amigos.

DIA DA AVIAÇÃO
Há 111 anos, em 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto  Santos             Dumont transformava-se no Pai da Aviação, ao  pilotar e fazer voar o seu 14 Bis. No Campo de Bagatelle, na França, ele conseguiria o que já havia tentado muitas vezes: voar.

Pela Lei número 218, de 4 de julho, de 1936, ficou Decretado que o dia 23 de Outubro seria considerado o Dia da Aviação. Os parabéns sãso para todos nós brasileiros.

PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE
De 2a a 6a feira, das 22 às 23 horas pela Rádio Assunção Cearense AM 620. Poesias, Trovas, Pensamentos, Informações, Noticias.

Ainda um Comentário Esportivo e a CRÔNICA DA NOITE, ALÉM DA BOA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. SE VOCÊ NOS OUVE, OBRIGADO PELA AUDIÊNCIA. SE NUNCA OUVIU É BOM FAZÊ-LO. SINTA A DIFERENÇA!

LIVRO - um presente para todos os momentos.

CASA DE LIVROS USADOS "O GERALDO" fica na Rua 24 de maio, 950. Funciona das 8 da manhã às 17 horas de segunda a sexta-feira. aos sábados das 8 às 12 horas. LIVROS a partir de 5 reais.

 TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO
A próxima Terça-Feira em PROSA e VERSO na ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS (PALÁCIO DA LUZ) será no dia 14 de Novembro no habitual horário de 9 horas e 30 minutos e 11 horas e 30 minutos. Compareça a entrada é franca. 

PROGRAMA VIDA,  SAÚDE  E POLITICA  - 860 AM
Das 15 às 16 horas desta Segunda-feira, dia 23 de Outubro, na Rádio Cidade AM  860 com direção Jornalistica de Flávio Moreira, gravações de César Augusto Gomes o Programa VIDA, SAÚDE e POLÍTICA e DIGNIDADE com participação do Vereador Honorário Iraguassu Teixeira.  Comentários de Vicente Alencar.

Bebida nos estádios? - Jamais!

COLÉGIO MATIA ESTER -
O COLÉGIO QUE ENSINA
O ALUNO A ESTUDAR!

QUEM AMA SUA CIDADE CRITICA O QUE NÃO PRESTA.
O Bajulador concorda com tudo...

Responda-me: você já sorriu hoje?

Nenhum comentário: