Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vicente Alencar Informa

1 -O poeta cearense Pedro Lyra, radicado no Rio de Janeiro, virá a Fortaleza dentro em breve. Ele pretende lançar mais um livro, no Ideal Clube, entre 15 de maio e 10 de junho. Seja benvindo amigo.
2 - Acadêmico Antonio de Albuquerque Sousa Filho, da Academia cearense de Ciências, ex-Secretário de Educação do Estado. ex-Secretário de Primeiro e Segundo Graus do MEC, ex-Reitor da UFC, foi homenageado ontem (domingo), com um almoço, pelos seus amigos. Teve lugar no Ideal Clube. Foi comemorado o seu aniversário.
3 - Foi dos mais brilhantes o discurso do Professor-Doutor Raimundo Bezerra Falcão, saudando os 32 anos da Academia Cearense de Retórica, à noite do último dia 14, no Palácio da Luz.
4 - Quero agradecer ao Curador do Memorial da Assembléia Legislativa, acadêmico Osmar Diógenes, a presença à reunião da ALMECE (no Palácio da Luz), no último sábado, para acompanhar, de perto, a palestra que proferí sobre os Monumentos e Prédios Históricos de Fortaleza, numa promoção da ALMECE (Academia de Letras dos Municíos do Estado do Ceará) presidida pelo acadêmico Lima Freitas.
5 ´A presidente da AJEB - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, acadêmica Maria Luísa Bomfim, lembra a todas as associadas, sócios colaboradores, benemeritos e amigos da entidade, a reunião de amanhã, terça-feira, às 9 horas e 30 minutos no Palacio da Luz - Rua do Rosário, 1, sede da Academia Cearense de Letras.
6 - A escritora Francinete Azevedo fará, na oportunidade, uma palestra sobre "A vida e a obra de Júlia Galeno" uma das grandes poetisas do Ceará nas décadas de trnta e quarenta, filha de Juvenal Galeno, e que durante muito tempo residiu no Rio de Janeiro e em Salvador.
7 - O Jornalista Newton Sales é uma das pilastras do "Rádio-Notícias Verdes Mares", noticiário que vai ao ar de segunda a sábado, no horário das 06h30min às 7 horas, na VERDINHA AM, 810. Redator responsável por boa parte do informativo e por um grande número de entrevistas.
8 - Hoje à tarde, segunda-feiras, dia 18 de abril, estarei às 15h30min, no Palácio da Luz, participando de mais uma reunião da Sociedade Cearense de Geografia e História. Na oportunidade, farei uma palestra sobre Leonardo Mota, um dos maiores folcloristas do Brasil, cuja data de aniversário acontecerá em maio. O presidente Elmo Vasconcelos convida a todos os confrades para se fazerem presentes.
9 - A bibliotecária Madalena Figueiredo, da Academia cearense de Letras, é das mais atenciosas no exercício do seu mister, e o faz com muito brilhantismo. Uma pessoa que, pela manhã é encontrada na primeira academia do país, realizando um trabalho dos mais fecundos.
10 - O presidente da Academia Cearense de Farmácia, acadêmico Francisco José do Lago Costa (Franzé), continua desenvolvendo um beneditino trabalho, no sentido de conseguir uma séde própria para a instituição que dirige.
11 - "Processos de Avaliação em larga escala para auxiliar e compreensão do Ensino Aprendizagem" foi o tema de conferência da professora Ana Paulo Medeiros, em Teresina, há pouco tempo. A cearense falou com os convidados da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e da Secretaria Municipal de Educação daquela cidade.
12 - A Biblioteca do Instituto do ceará - Histórico, Geográfico e A|ntropológico vem sendo alvo de estudos dos mais diversos, pelos pesquisadores cearenses que alí se dirigem. O horário cumprido é das 14 às 17 horas de segunda a sexta-feira. O Instituto do Ceará, presidido por josé Augusto Bezerra, é uma das instituiçoes de maior prestígio, além fronteiras do nosso Estado.
13 - A Academia Fortalezense de Letras tem reunião programada para esta quarta-feira, dia 20, às 18 horas, no Palácio da Luz. Apesar da véspera do feriado de 21 de abril (Tiradentes) a presidenta Gisela Nunes da Costa manteve a ordinária mensal, em face dos muitos assuntos de importância que serão tratados.
14 - Em plena recuperação, depois de atacado pela "virose" que domina o território brasileiro, particularmente o Estado do Ceará, o acadêmico Moacir Gadelha, Secret´´ario Geral da Academia Cearense de Retórica.
15 - É dos piores, lamentavelmente, em estado de falência completa, o leito da av. José Bastos até a via que alcança Maranguape, também, em situação precaríssima. É uma vergonha o que se vê. No último sábado, ao levar alguns turistas ao Museu da Cachaça, em Maranguape, lhes pedí desculpas por uma culpa que não me cabe, em face do ridículo que tivemos de enfrentar. Vivemos numa terra onde os Governantes responsáveis pela cidade não sabem o significado da expressão.

Nenhum comentário: