Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 4 de abril de 2011

1 - A Escola Normal criada em Fortaleza, em 22 de março de 1884, completou 127 anos de atividades no último dia 22, embora o fato não tenha sido lembrado. Atualmente a Escola Normal adota o nome de Instituto de Educação do Ceará e funciona no bairro de Fátima em nossa capital.
2 - A Escola Normal foi inaugurada em 22 de março de 1884, três dias antes da Abolição da Escravatura em nosso Estado, fato ocorrido em 25 de março de 1884, quando o Governador de então, Sátiro Dias, assinou a libertação dos cativos.
3 - A Escola Normal funcionou durante muito tempo (inicialmente) em prédio ao lado do Teatro José de Alencar (inaugurado em 1910), no cruzamento da Rua Liberato Barroso com 24 de maio, onde também durante muitos anos esteve a Faculdade de Farmácia e Odontologia e, atualmente, abriga um anexo do Teatro José de Alencar.
4 - Maurício Cabral Benevides, o Corifeu dos Retores Cearenses, será homenageado por um grupo de amigos, no dia 9 de abril, no Marina Park Hotel. Em contra-partida lançará seu novo CD, intitulado "De Coração Novo - o melhor de Rose e Maurício".
5- Dolor Barreira, o saudoso Diretor da Faculdade de Direito da UFC, nasceu na localidade de Riacho do Sangue, hoje Solonópole, em 13 de abril de 1893, portanto a 118 anos. Graduou-se em Fortaleza, em 1913, em Ciências Jurídicas e Sociais e ingressou na Academia Cearense de Letras em 1930, entidade que presidiu em 1952. Faleceu em 30 de junho de 1967, em Fortaleza.
6- O compositor baiano Assis Valente era negro, pobre e protético, não foi lembrado em seu centenário, no dia 19 de março deste ano. Nascido em Santo Amaro, na Bahia, em 19 de março de 1911, foi o autor de "Boas festas", música que em todos os Natais é repetida, em seus festejos. Sua morte ocorreu no Rio de Janeiro, em 6 de março de 1958.
7-) Segundo o Times Higner Education, o Brasil está fora da relação das 100 melhores Universidades do mundo, em dados do mês de março passado. A melhor colocação segundo o informe é da USP (Universidade de São Paulo), que ficou numa lamentável 232a) colocação entre 131 países. É pouco, pouquissimo para nós.
8-) Deusdedit Rocha, o editor do Jormal MEYA PALAVRA, que colabora decisivamente com a cultura alencarina, esteve presente à reunião de abril (dia 2) da UBT - União Brasileira de Trovadores, Secção de Fortaleza. Deuasdedit Rocha participa dos concursos mensais da UBT, obtendo sempre excelentes colocações.
9-) Dia 12 de abril, no auditório da Academia Cearense de Letras, das 19h30min às 21h30min, mais uma edição da TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO. É aberta a poetas, escritores, trovadores, cronistas e artistas de uma maneira geral.
10-) O cantor, trovador e violonista Jorge Pontes Lima confirmou sua presença na noitada, bem como Pereira de Albuquerque, Heitor Lavor, Tereza Porto, Vital Arruda, Guilherme Girão, Déa Campos Frota, Serrate Machado, José Maria Chaves, Celina e Wilson Pinheiro, Silvio dos santos, Maria Luisa e Sérgio Bomfim, Rejane Costa Barros, Fátima Lemos, Haroldo Lyra, Marília e Romeu Prado, Marconi Pessoa, Edmilson Cysne, Lúcio Hernane, Izete Alencar, Angelo e Socorro Barrreto.
11-) Escritor Januário Bezerra lançará seu novo livro intitulado "Silhueta" no proximo dia 28 de abril as 19 horas em evento que será realizado no Centro Cultural Oboé, Rua Maria Tomázia, 531. Reune cronicas e poesuia num volume do melhor nível.
12-) Neste 7 de abril na Academia Cearense de Letras, com a presença do presidente Pedro Henrique Saraiva Leão, o lançamento do livro de arte Viagem Pitoresca pelo Litoral Cearense, de autoria do artista plástico Otoniel Fernandes Neto. Trata-se de uma obra com seleção de poemas inspirados nos Verdes Mares e fotografias de Alex Uchôa e Eduardo Peixoto. Horário: 19 horas. Traje: Esporte Fino.

Nenhum comentário: