Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Eleição em Jaguaruana: Entenda como funcionará a auditoria da votação eletrônica

 Eleição em Jaguaruana: Entenda como funcionará a auditoria da votação eletrônica

Nos dias 6 e 7/11, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realizará os procedimentos de fiscalização e auditoria da votação eletrônica nas eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Jaguaruana. Os atos estão dispostos nas Resoluções TSE nº 23.603/2019 TRE-CE nº 839/2021 (Arquivo PDF).

Sorteio

O sorteio das urnas será realizado na Sala de Sessões do Tribunal, no dia 6 de novembro, véspera das eleições, às 9h, sob o comando do presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica o juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Rommel Moreira Conrado, e será transmitido pelo canal do TRE-CE no Youtube.

Funcionará da seguinte forma: uma urna será destinada à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso e a outra será submetida à auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas, que será realizada na própria seção eleitoral, antes do início da votação.

Por meio de edital, a comissão convocou partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil,  Ministério Público Eleitoral, entidades da sociedade civil organizada e público em geral, para o sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas. 

Auditorias

No dia 7 de novembro, data em que ocorrerá a eleição suplementar, acontece na Sala de Sessões do  Tribunal, a votação de auditagem, paralela à oficial, a fim de demonstrar que a quantidade de votos digitados na urna eletrônica, a partir das cédulas previamente preenchidas, corresponde à mesma quantidade que consta no Boletim de Urna, ao final dessa votação.

Enquanto na seção eleitoral, onde se encontra uma das urnas sorteadas, antes do início do pleito, acontece a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados na urna, onde é verificado, na presença do juiz eleitoral, dos representantes do Ministério Público (MP) e da Ordem dos Advogados do  Brasil (OAB), bem como de fiscais de partidos, se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conferem com as assinaturas constantes na urna auditada.

Reunião com Partidos Políticos

Na última terça-feira, 26/10, no Salão do Júri do Fórum de Jaguaruana, a Comissão realizou reunião com representantes dos Partidos Políticos para explicar as duas modalidades de auditoria e como elas podem ser acompanhadas. Na ocasião, foram preenchidas cédulas de votação para serem utilizadas na auditoria de funcionamento sob condições normais de uso.

Comissão de Auditoria

Além do juiz Rommel Moreira Conrado, a comissão é composta por representantes das Secretarias de Gestão de Pessoas; de Tecnologia da Informação; Judiciária e de Administração, bem como da Corregedoria Regional Eleitoral.




Nenhum comentário: