Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

SAUDADES E LEMBRANÇAS - Academia Fortalezense de Letras



Caros confrades e confreiras e ilustres sócios honorários e correspondentes da AFL,

Neste dia 28 de dezembro, devemos reverenciar dois saudosos confrades da AFL, que deram valiosas contribuições à educação, à cultura e à literatura cearenses e partiram para a eternidade do mundo espiritual.

Francisco Lima Freitas, que faleceu há dois anos (27/12/2017), foi o titular da Cadeira nº 18 da Academia Fortalezense de Letras (Patrono João Brígido), onde teve atuação destacada. Por mais de 20 anos presidiu a Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará - ALMECE, com edificante dedicação, procurando incentivar a atividade literária nos municípios do interior, através dos representantes das comunas. Como orador entusiasta, patriota apaixonado e líder influente, conseguia, com o amor que demonstrava pela causa acadêmica municipalista, a presença maciça de seus pares nas reuniões mensais e nos eventos solenes e significativa participação dos acadêmicos nas edições do jornal "Academus" e nas Coletâneas e Revistas da ALMECE. O seu nome deve ser lembrado pelo muito que realizou em prol de nossas letras e em favor da difusão da literatura cearense no interior do Ceará.

José Teodoro Soares, que estaria completando 79 anos nesta data e ocupou a Cadeira nº 29 da Academia Fortalezense de Letras (Patrono Moreira Campos), foi um verdadeiro paladino das causas da educação. Educador, sociólogo, teólogo, empresário e político, de sólida formação religiosa, aos 22 anos foi estudar em Roma, na Universidade Gregoriana, no período do aggiornamento (atualização) da Igreja e do Concílio Vaticano II. Colaborou na implantação do Curso de Ciências Sociais da UFC, onde lecionou. Participou em Brasília do trabalho que resultou na implantação da Universidade Federal do Piauí . Em 1970, voltou para o Ceará e assumiu a  reitoria da Universidade Regional do Cariri - URCA,  de 1987-1990. Em seguida, foi Reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral (a partir de 1990), por 16 anos. Em dois mandatos como deputado estadual do Ceará, fez da tribuna da Assembleia uma caixa de ressonância para a defesa intransigente dos interesses da educação em nosso Estado.
Por essas razões, companheiros, no dia de hoje, elevemos nossos corações aos céus, para agradecer a Deus pelo privilégio de termos convivido com confrades tão especiais, que deixaram marcas indeléveis na história da Academia Fortalezense de Letras e no processo de desenvolvimento da Educação do nosso Estado, que, em parte, graças a esses esforços, finalmente conseguiu alcançar posição de destaque e relevância no cenário educacional brasileiro.
Feliz fim de semana!

Abraços,
Seridião Correia Montenegro
Presidente da Academia Fortalezense de Letras
Enviado do meu iPhone

Nenhum comentário: