TEORIA DO MEDALHÃO
Joaquim Maria Machado
de Assis é um escriba de largos méritos. Uma de suas obras, o conto Teoria do
medalhão, destaca-se pela atualidade. Consiste em um diálogo entre pai e filho.
O rapaz completava vinte e dois anos e conquistara um diploma. O pai o
aconselhava enumerando o acervo acumulado pelo jovem e o orientava quanto ao uso
dos trunfos amealhados. O bacharelismo faz parte destas orientações. Nos nossos
dias diríamos “credencialismo”, pois a vulgarização do título de bacharel deslocou
o fetichismo do diploma para a pós-graduação em sentido estrito. Pós-graduação,
hoje, é um trunfo, pelo menos até que se descubra que doutores nem sempre são
doutos.
Frequentar livrarias é
uma das orientações paternas. Não necessariamente para adquirir e ler livros.
Basta conversar acerca de amenidades e não ter opinião. Os discursos devem ser “metafísicos”,
nas palavras do autor. Hoje diríamos que o rapaz deveria limitar-se às
generalidades, dizendo coisas como “é preciso discutir democraticamente”, “a
solução é política”, “importante é superar a desigualdade”, “construir uma
sociedade justa”. Mas nunca diga como fazer para alcançar tais desideratos.
Caso solicitem alguma definição mais clara sobre as generalidades, basta
responder modestamente: “quem sou eu para dizer como devem ser as coisas.
Apenas defendo que devemos discutir democraticamente”.
A princípio pensei,
ingenuamente, que tal atitude irritaria as pessoas, as quais se sentiriam
ofendidas com a retórica vazia, que insulta a inteligência do interlocutor.
Ledo engano. A audiência também está cheia de doutores que não passam de
medalhões machadianos. As frases vagas levam cada um a supor que o declarante
quer dizer o que ele também pensa; enseja aliança com quem igualmente deseja se
evadir da clareza; permite a quem não tem propostas ocultar a própria
superficialidade sob a camuflagem de frases feitas e vagas. Os conceitos
indeterminados, a exemplo de “justiça”, evitam debates. Quem é contra a
superação da desigualdade, o debate democrático e a sociedade justa? Poucos
terão a curiosidade de saber como o orador pretende perseguir tais metas e qual
será o significado de justiça e de sociedade justa do medalhão. O verbo
discutir é bitransitivo. Discute-se algo com alguém, mas pouco importa.
Fortaleza, 08 de
janeiro de 2018
Rui
Martinho Rodrigues
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