Música e aplauso
Januário Bezerra
Tempos atrás, em entrevista à TV, Alceu Valença afirmou: “a música
brasileira tem na falta de uma boa curadoria um dos seus maiores problemas”. Há
pertinência na assertiva, a começar pelo fato de a tecnologia, cada vez mais, fazer
aumentar a disponibilidade de músicas como opção de entretenimento, sem, no
entanto, possibilitar seja separado o joio do trigo. Afinal, música de
qualidade duvidosa é sempre uma dificuldade a mais, a ser vencida por uma boa política
cultural com que governantes e sociedade civil podem, devem e necessitam
garantir equilíbrio no bom exercício dos valores artísticos. Lamentável mesmo,
é que a confusão feita pelo ouvinte acabe crescendo geometricamente, em
consequência da parafernália posta a funcionar na comercialização do pasticho
apresentado por marqueteiros, como se fora legítimo produto da genialidade
humana. Com efeito, Ariano Suassuna, há pouco tempo, pôs na conta do ridículo a
matéria publicada em jornal, segundo a qual “A
Banda Calipso é a verdade do povo brasileiro e Chimbinha um guitarrista genial,
ao mesmo tempo em que são musicalmente interessantes”. Quando o idealizador
do Movimento Armorial comentou essa “preciosidade jornalística”, em uma de suas
aulas-espetáculo, dirigiu ao auditório uma indagação oportuna: “Se eu chegasse ao absurdo de concordar com o
que li neste recorte, aqui diante de vocês todos, o que me restaria dizer em
referência à arte de Beethoven ou de Bach?” A desconstrução cultural
apontada por Suassuna vem de longe, parece
estar na origem da sociedade brasileira.
Política cultural séria no Brasil, agora e sempre, não constitui
prioridade para a administração pública. “O
que não dá voto a curtíssimo prazo, não interessa” – eis o mandamento
número um do breviário seguido pela autoridade de plantão e seus pretensos
sucessores.
No Brasil, por consequência do que ocorre em toda a América Latina, a
atividade artística tenta quebrar muitos preconceitos, até para alcançar a
sobrevivência. Quem, entre nós, empreende sobreviver através da arte, corre o
risco de transformar-se em pária, a menos que se deixe seduzir pela midiática
prostituição do seu ofício, chancelada, no mais das vezes, por grandes
conglomerados de comunicação, com as vistas dirigidas tão somente para o
resultado mercadológico. Oxalá as modificações insinuadas ultimamente, a partir
da chegada da Internet, não sejam apenas mais uma experiência cosmética.
Por isso, quem escapa dessa má sorte de todos os demônios, não somente
alcança trajetória invejável, como Guiomar Novaes, Magda Tagliaferro, Villa-Lobos,
Alberto Nepomuceno, Nelson Freire, para citar apenas estes. Migrando, eles
ajudam a construir e manter um conceito de beleza universal, existente lá fora,
em que até hoje continua existindo lugar para a nossa música.
Por conta de pessoas desse naipe, dispostas a romper com estruturas
arcaicas, nossa arte musical consegue – com relativa facilidade, muitas vezes –
manter-se sob o aplauso merecido. Aliás, desde que o aplauso foi concebido e ritualizado,
na cultura helênica, ao tempo dos ditirambos, com seus corifeus, faunos e
sátiros, a verdadeira aspiração do artista há de ser mesmo a apoteose,
principalmente quando o aplauso parte de quem tem afinidade com o espetáculo
aplaudido.
A arte musical de alguns brasileiros é mesmo um grande espetáculo, em
todos os continentes, independentemente do conhecimento que o artista possa ter
− agora ou em qualquer época − do lugar onde acontece o aplauso. Refiro-me, por exemplo, a Zequinha de Abreu. Ele
nunca saiu do país. Em 1917, compôs o “Tico-Tico no Fubá”. Desde há muito,
grandes maestros, no mundo inteiro, se ocupam de elaborar deslumbrantes
arranjos para interpretação desse choro pelas orquestras mais prestigiadas, sem
contar que esta composição sempre está no roteiro, quando se trata de programar
boa música. De minha parte, dois dos incontáveis arranjos merecem destaque: o
de Mantovani e o de Daniel Berenboim.
Outro momento a destacar, em que nossa música não erudita brilhou
fulgurantemente em todos os quadrantes, sem que para tanto seus autores
houvesse necessariamente de sair do país, envolve dois nomes conhecidíssimos:
Luis Gonzaga e Waldir Azevedo. O primeiro, autor de “Asa Branca”; o segundo, de
“Delicado”. No alvorecer da década dos cinquenta, as duas composições ocuparam
por bom tempo os primeiros lugares do ranking, na Billboard, a famosa revista norte-americana especializada em
produtos fonográficos. “Asa Branca” é presença certa, sempre foi, aliás, no
roteiro de qualquer programação orquestral de qualidade, no Brasil ou no exterior.
Quanto à composição de Waldir Azevedo, no ano de 1950 o maestro canadense,
Percy Faith, fez um arranjo lindo para o baião “Delicado”, que rivaliza com a
interpretação, igualmente esmerada, da orquestra de Stanley Black, maestro e
arranjador inglês, também muito aplaudido nos meios holywoodianos. Ambas as
versões aí estão, no YouTube, à disposição de qualquer amante do bom gosto.
Bem mais poderia ser dito para lembrar, por exemplo, o mineiro Ari
Barroso, cuja composição “Aquarela do Brasil”, de 1939, fez parte, em
lindíssimo arranjo do maestro Carmen Cavallaro, da história de Eddy Duchin
contada no filme Melodia Imortal no ano de 1956. Ademais, o norte-americano Ray
Conniff e o francês Paul Mauriat, dois maestros consagrados, jamais permitiram
que suas orquestras deixassem de tocar Ari Barroso, onde quer que se
apresentem. Não tem como omitir Pixinguinha, com “Carinhoso” ou “Rosa”, ou
mesmo o bem elaborado choro “1x0”, por ele composto para homenagear o Brasil
que acabara de ganhar, pela primeira vez, o Campeonato Sul-americano de
Futebol. Em julho de 1994, Baden Pawell gravou, na Sala Cecília Meireles, no
Largo da Lapa, 47, no Rio de Janeiro, em recital inesquecível, “Rosa”, de Pixinguinha.
O áudio do espetáculo aí está, à disposição no YouTube, emocionando quem se
dispuser a ouvi-lo; a pureza interpretativa chega quase a sugerir certa imponderabilidade das palavras
na descrição daquele momento, em que se dá a união dos dois gênios: Baden Powell de Aquino
e Alfredo da Rocha Vianna Filho, nosso Pixinguinha.
Indiscutivelmente, a música brasileira de qualidade e seus compositores
serão sempre aplaudidos, onde quer que se apresentem.
Para concluir, lembrei-me da resposta dada por Waldir Azevedo, quando
um jornalista quis saber de uma grande emoção experimentada pelo mestre do cavaquinho,
a propósito da arte à qual ele dedicara toda sua existência. Eis o que foi dito ao repórter: “Era o ano de
1963. Na cidade do Cairo, com viagem de volta ao Brasil marcada para o dia
seguinte, entrei na loja de suvenir. Ao abri a primeira das caixinhas de
música, escutei, de cara, “Pedacinhos do Céu”.
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