Perspectivas Para Os Novos Escritores
Com o avanço tecnológico e a internet, muito se questiona se vale a pena ser
escritor hoje em dia. De outro lado, as crises econômicas internacionais têm
levado muitas editoras de renome a reduzirem seus papéis na descoberta de novos
autores e novos Best-sellers.
Entretanto, o que aparenta ser dificuldade ou desvantagem não é uma realidade, pois muito se tem a ganhar com a escritura de novos livros ainda, e talvez, até mais do que antes. Enfim, embora as grandes e conceituadas editoras tenham um filtro denso para aceitar obras de novos autores, esses têm inúmeros recursos para publicar e divulgar suas obras com o mundo todo, atualmente.
Entretanto, o que aparenta ser dificuldade ou desvantagem não é uma realidade, pois muito se tem a ganhar com a escritura de novos livros ainda, e talvez, até mais do que antes. Enfim, embora as grandes e conceituadas editoras tenham um filtro denso para aceitar obras de novos autores, esses têm inúmeros recursos para publicar e divulgar suas obras com o mundo todo, atualmente.
No mercado nacional têm aparecido inúmeras editoras
anualmente, as quais se propõem a publicar, divulgar, distribuir e até realizar
lançamentos com noite de autógrafos com os autores. Essas novas editoras,
geralmente, utilizam a forma de contrato paga, em que o autor tem de arcar com
um valor definido para que sua obra seja publicada. Nesse caso, a editora se
responsabiliza por gerar o ISBN (registro do livro na Biblioteca Nacional),
correções, geração da capa, formatação, etc., além de fazer a divulgação e a
distribuição do livro publicado nas livrarias e feiras de livros. Em vários
casos, a editora também se responsabiliza pela preparação do lançamento em uma
noite de autógrafos com o autor.
Do outro lado, o que muito tem crescido e que se apresenta
como vantagem para os novos autores no Brasil são empresas gráficas que
passaram a gerar livros por demanda. Ou seja, diferentemente das editoras
tradicionais, cujo processo de publicação de livros é realizada na forma
impressa direta, com um número de exemplares descrito no contrato, as editoras
por demanda só imprimem e preparam os livros que são vendidos on-line nos seus
sites. A exemplo, encontram-se a AGBOOK (www.agbook.com.br)
e o Clube de Autores (www.clubedeautores.com.br),
em que o autor é o responsável por geração da capa do livro, dos textos de
orelhas, de resumo para divulgação no site, pela formatação do texto, por
correções, etc. Daí, estando com o livro pronto no formato PDF e com as
dimensões definidas pela editora, o autor pode inserir seu livro no site, o
qual ficará disponível para venda em várias livrarias on-line (caso o autor
deseje a venda, também, no formato e-book, além de impresso). Para esses casos,
o próprio autor é responsável por gerar o ISBN (através do site da Biblioteca
Nacional: www.bn.br), caso tenha interesse, ou
inserir no site da editora sem o ISBN, se assim o quiser. Além do mais, essas
editoras deixam a cargo do autor, decidir o custo final de sua obra, a partir
do que se deseja receber por direitos autorais (diferentemente das editoras
tradicionais, que fixam esse valor em torno de 10% do valor final da obra) e,
caso queira, pode retirar sua obra do site da editora no momento que desejar,
ou modificá-la, caso necessite por quaisquer motivos.
Além dessas editoras por demanda, várias editoras
tradicionais têm entrado nesse mercado de livros por demanda, entretanto, só
para livros no formato e-book, em que o autor determina o seu ganho por
direitos autorais, como é o caso do Publique-se! das livrarias Saraiva (veja o
seguinte link: http://www.livrariasaraiva.com.br/publique-se/).
Mais ainda, a quem tem interesse apenas que sua obra seja
divulgada como forma de se tornar conhecido e sem interesse imediato
financeiro, existem vários sites na internet que disponibilizam para o autor um
espaço para inserir sua obra para download gratuito. Assim, muitos que querem
ser descobertos na mídia, utilizam esse método para que milhares de pessoas
adquiram seu livro e, ou ser contatado por uma editora para publicar alguma
obra, ou ao divulgar um novo livro em alguma editora (por demanda ou
tradicional), possa direcionar as pessoas a adquirirem-no.
Diante das várias perspectivas de divulgação, a internet é
o maior canal de propagandas que há atualmente, em que o autor pode realizar
suas próprias propagandas em blogs, redes sociais (Orkut, Yahoo!, Google+,
FaceBook, Twitter, etc.), de modo a se tornar um grande e renomado escritor.
Consequentemente, pode-se observar que as perspectivas de ser um escritor novo
no Brasil, assim como ter a possibilidade de alcançar o sucesso, são inúmeras.
Só depende de querer e de por mãos à obra!
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