Academia Cearense de Administração
Paulo Tadeu – Jornalista
Os administradores cearenses estão muito bem estruturada em termos de representatividade: já dispunham do Conselho Regional de Administração e Sindicato, e agora surge a Academia Cearense de Administração – ACAD, fórum apropriado para reunir profissionais comprometidos com o desenvolvimento da Ciência da Administração e com a eficácia dos meios de produção alocados às organizações públicas e privadas. A ACAD foi fundada em 6/2/ 2013, contudo a instalação aconteceu no Palácio da Luz, último dia 18, quando foram empossados os dirigentes e os sócios fundadores. Dentre estes estão os políticos Mauro Benevides, Eunício Oliveira e Gaudêncio Lucena.
A ACAD muito contribuirá para o fortalecimento da Ciência da Administração, que dentre as neociências surgidas a partir do Século XX foi a que mais se desenvolveu. Sua primeira Diretoria está composta por João Alves de Melo (Presidente), Francisco de Assis Moura Araripe (Vice-Presidente), Lamarck Mesquita Guimarães (Finanças) e Francisco Sérgio de Vasconcelos Bezerra (Administração). Conselho Fiscal: Messias de Sousa, Roberto Pinto, Marcos Eliano, Rogério Cristino, Geraldo Batista de Fritas e Roberto Campelo Feijó.
Na qualidade de administrador oriundo da pioneira e querida Escola de Administração do Ceará - hoje Curso de Administração do Centro de Estudo Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará onde tive a honra contribuir como Professor Adjunto - exultei com a criação da ACAD pois, conhecedor da capacidade de liderança dos seus membros, já a antevejo movimentando a nossa categoria, dando-lhe novo ânimo. Afinal, ela promoverá sessões culturais destinadas a debater problemas de administração, mediante conferências, seminários, exposições e outras formas de divulgação dos princípios teóricos, fundamentos doutrinários e progresso tecnológico da Administração e ciências afins.
Aqui não comportaria declinar as atribuições da Academia Cearense de Administração, como o estímulo à pesquisa na área da administração pública e empresarial; boletins informativos, destinado ao exame e debate de problemas administrativos, e a divulgação de trabalhos de relevante importância técnica; intercâmbio entre instituições congêneres e universidades, inclusive no exterior; serviços de biblioteca, documentação; colaborar com os poderes públicos e com as empresas privadas no estudo e encaminhamento de soluções de problemas de atinentes à administração como ciência e arte. Assim é a ACAD, uma relevante iniciativa!
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