Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

terça-feira, 26 de maio de 2020

CLUBE DOS POETAS DE FORTALEZA Em 26 de Maio de 2020


CLUBE DOS POETAS DE FORTALEZA

Em 26 de Maio de 2020





BRISA, VENTO, TORNADO, FURACÃO



Juçara Valverde





Conversei com a solidão



ela chamou o vento para me acolher.



Ele chegou sorrateiro



remexeu nos papeis



varreu as folhas.



Não disse a que veio



foi entrando porta afora.



Vasculhou minhas lembranças



atropelou um bibelô.



É um parceiro antigo



sempre chega sem ser convidado.



Continuamente me visita



até nas horas improváveis.



Faz de tudo para chamar minha atenção



sonoriza a casa, meu entorno



de maneira ritmada, nos vidros das janelas



barulhos de todo tipo marcam sua presença.



Sua presença me faz companhia



o Sudoeste, agressivo e invasor



Seus parentes se achegam como a brisa e a ventania.



A brisa acaricia meus cabelos como toques ternos.



A ventania levanta minha saia, lembrando Quintana.



O redemoinho encontra o Saci da infância levada.



Já o tornado apressado mexe no telhado do vizinho.



Seu assovio traz do passado familiares



que iam ao seu encontro, na janela, para ouvi-lo melhor.



Muitas noites, debruçada em meus escritos.



Ele esteve presente, do lado de fora.



Mas, mesmo assim, me fez companhia esse amigo



tão inconstante, mas já constante na minha vida.



Apenas seu  parente, o furacão, ainda não me visitou.



23/5/2020





LIVRO: UM PRESENTE SEMPRE DE BOM GOSTO







INSTITUTO BRASILEIRO DE JORNALISTAS POETAS

               Fundado em 10 de Junho de 2004

                       Fortaleza - Ceará - Brasil



25 DE MAIO DE 2020 - 2a FEIRA.

Jornalistas e Convidados



LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS.

NOSSA LITERATURA SÓ EXISTIRÁ SE ELES EXISTIREM.

NORDESTINOS, NORTISTAS, SUDESTINOS, SULISTAS E OS CENTROESTINOS,

TODOS NÓS FORMAMOS UMA NAÇÃO QUE ESCREVE E SE DESTACA

NO PANORAMA GERAL DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS 5 CONTINENTES.

PENSE, REFLITA SOBRE ISSO. (Jornalista e Radialista VICENTE ALENCAR)





OUVINDO MEUS CANÁRIOS

Padre Antonio Tomás +

(Primeiro Príncipe dos Poetas Cearenses)



Por mãos cruéis um dia arrebatados

aos vossos brandos, delicados ninhos,

viveis cantando, ó meigos passarinhos,

nestas tristes prisões encarcerados.



E nestes doces, límpidos trinados,

fizeis, po certo, ó louros amiguinhos,

orfãos de amor, privados de carinhos,

a dôr de vossos peitos lacerados.



Eu sinto, ao escutar vossos lamentos,

minhas horas de tédio e dissabores

converterem-s em rápidos momentos.



Cantai, cantai, formosos trovadores;

enquanto relatais vossos tormentos,

eu me esquecendo vou das minhas dôres.



SANTA CLARA, CLAREAI OS CAMINHOS DE CLARINHA.



VIDA

Vicente Alencar

(Da Academia Cearense de

Literatura e Jornalismo-ACLJ)



O contorno do teu corpo

dá-me a medida maravilhosa da vida

- E o que é a vida?

Um momento,

um beijo,

um afago.

Um corpo abraçado e amado.

A vida é umsonho

de momento,

uma chama.

Um momento de felicidade.

A vida é um encontro

de sentimentos.



01 DE JULHO - 100 ANOS DE NASCIMENTO DO JORNALISTA

E POETA ROGACIANO LEITE (PAI). VAMOS COMEMORAR.



A VOZ DO AMOR

Dirceu Vasconcelos

(Autor de "Do coração de um Médico Poeta")



Fala-me de amor

   porque és capaz de amar.

Fala-me de flores

   porque és capaz de regá-las.

Fala-me do não

   porque tens o talvez.

Fala-me de beleza

   porque és escultural.

Fala-me de caricias

   porque tens mãos aveludadas.

Fala-me de estrelas

   poque teus olhos cintilam.

Fala-me do mar

   porque sabes olhar o infinito.

Fala-me de ti

   porque te conheces.

Fala-me de hoje

   porque ontem estiveste.

Fala-me de nós

   porque conjugas no plural!

Fala! Fala! Fala...

   Pois, só assim, impregnar-me-ás

   com o sentido da vida.

               De quem muito fala, oara quem pouco fala,

                      na esperança de ouvir um estrondoso:

                                                                  "Eu te amo"!



DE SEGUNDA A 2a FEIRA, das 22 ÀS 23 HORAS, O

PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO,

CULTURA E ESPORTE - RÁDIO ASSSUNÇÃO AM 620.



DESENGANO

Zenaide Marçal

(Da Terça-feira em Prosa e Verso)



Peisei...

- Que desengano!

Pensei que eras meu amigo,

tempo!

A saudade

fera medonha

a esfacelar-me a alma,

foi, aos poucos, esmaecendo

sob a borracha da tua mão

imensa.



Pensei que eras meu amigo,

tempo.

Mas, que desengano!

Diz-me o espelho

a refletir meu rosto:

não apagaste as marcas do desgosto!





ÊXTASE

Maria Helena do Amaral Macedo

(Autora de CAMINHOS DE ESTRELAS E SAUDADES)



Quisera ser tua

para refletir tua luz, ó sol!

Em noite de plenilúnio...



Quisera haurir a brisa mais fina

da poeira das estrelas

constantes das constelações!



Quisera ouvir sons diáfanos

as rastear a fantasia

de estar enamorada!



OUÇA NA INTERNET:  webradioguaranidefortaleza



BELOS DITOS

Maria Luisa Cavalcante de Abreu

(Autora de  O Universo e a Imaginação)



Para ser bom escritor,

também fazer poesia...

não tem que ser professor,

nem fazer filosofia.



Patativa do Assaré,

o poeta do Sertão...

Tinha muita inspiração

e em Jesus tinha fé.



Querendo um verso correto,

com lógica, também razão...

necessita escrever certo,

e botar pontuação.



O tema tem que existir,

descrevendo o sentimento...

e logo assim há de vir,

belos ditos para o momento.



Leia e Presgitie os Aut oresw Brasileiros:

Livro: A UNIVERSIDADE DAS CAATINGAS.

Autor: Melquíades Pinto Paiva.

Edição: Dnocs, BNB, Etene.

Publicado em 2012.



Livro: CANGACEIROS E FANÁTICOS.

Autor: Rui Facó.

Editora: Gráfica Luz - RJ.

Publicado em 1932.



TEMPO SENHOR

Beatriz Alcântar

(Autora de Folha de Prata).



Dias e dias

sinto

a vida breve

e decido:

melhor me assumir

sem que mais espere

afinal

tudo é relativo e

do tempo,

desse,

de nada vale

tentar fingir ser outra.



FAÇA UMA LIGAÇÃO PARA UM AMIGO. É DELICADO.



Atenção Policia Cearense.

As Ruas Dr. José Lourenço, Carlos Vasconcelos, Catão Mamede, Eduardo Salgado, Pinto Madeira, Torres Câmara,  Barbara de Alencar, Avenidas Rui Barbosa e Barão de Studard, ENTRE OUTRAS, CONTINUAM SENDO VITIMAS DE ASSALTOS.



As poucas pessoas que saem a Rua a pé, para rapídas compras em Farmacias e  Mercados, lamentavelmente são vitimas. O número de bandidos em Fortalea é bem superior ao número de policiais.



Amigos, todo o Cuidado é pouco.



A FLORENÇA

Domingos Carcalho da Silca

(Autor de "À Margem do Tempo").



Bela te fizeram os homens

que montaram, pedra sobre pedra,

a torre de Campanile.



Alta te fizeram os Poetas

e os arquitetos te sonhatam

imponente e triste.



Eterna te fizeram os que deram a imortalidade

do mármore

a Moisés e David.



Mas há ainda terrivelmente em tí

as coloridas sombras que passaram

o Ponte Vecchio

- Beatriz, Petrarca, Catarina de Médicis -

e que deixaram o rosto

na água de verde-plátano do teu rio.



NESTA SEGUNDA-FEIRA ÀS 22 HORAS NA RÁDIO

ASSUNÇÃO CEARENSE AM 620 O PROGRAMA

VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE.

POESIAS, TROCAS, CRONICAS, NOTICIAS, COMENTARIOS.


Nenhum comentário: