Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 20 de abril de 2020

SCLB 02 de Abril de 2020

              SOCIEDADE DE CULTURA 
              LATINA DO BRASIL - SCLB 
         Criada em Fortaleza, CE, em 15 de Abril de 2004
                 Fortaleza- Ceará - Brasil

02 de Abril de 2020

                NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em virtude do momento difícil que a maioria dos países do mundo está vivendo, sofrendo agruras na área da Saúde,  foram suspensas todas as atividades programadas para o dia 15 de abril, nossa data de aniversário.
          A Diretoria.

POESIA - Alimento da alma e do coração (V.A.)

A GEOMETRIA DO ADEUS
Giselda Medeiros

Na lâmina dosa espelos
o teu olhar de beduíno
crestou-me os caminhos.
Os olhos vermelharam espigas
e espigas pariram grãos.

Na noite vigiei-te os passos 
que iam e vinham
no doce mistério de secar os grãos
nesse intróito dos rituais
(lira incendiada de sol)
que à noite sonha conquistar.

Na lâmina dos espelhos
o meu olhar
(harpa desafinada)
escrevia notas dilaceradas
para alimentar a canção
de tuas carnes andarilhas
- ofertório, loucura, tempestade
na noite do meu silêncio
posto em dunas alvacentas
a refletir-se na lâmina dos espelhos
que tornaram cegos
meus olhos e os teus, 
cumplices da geometria
amorfa daquele adeus.

FORTALEZA-CE - A CAPITAL 
BRASILEIRA DO ARTESANATO

O ARREPENDIMENTO
João de Deus Pereira da Silva

Se eu nunca te houvesse conhecido
Nao estaria tão triste, tão sozinho.
Este poema não teria em mim despertado
o pranto, ou este não me seria delicado!

Eu sei, tu em mim ainda pensarias
se junto a tí me houvesse desculpado
sobrte nossas rusgas d'amor.
Por que esquecer
que o dia termina ao anoitecer?

Quando a lua do céu ilumina os moribundos
ou quando as estrelas brilhantes 
estão presentes.
Uma emoção, um sentimento tão quão profundo

Minh'alma nutre, meu pesar se deixa ir...
Mas a vida do poeta é assim, ou quase sempre,
sonho apenas, pois eu penso só em tí!

LEMBRE-SE: 
CALÇADA NÃO É ESTACIONAMENTO!

A MINHA FILHA
José Maria Chaves

Se de Rodin, máximo expoente
da escultura, hedasse inspiração
não esculpiria o sofrido coração
do bom Jesus cristo padecente.

Não mostraria o raiar do Sol
com o seu amarelo fulgurante
nem o astro rei quedo e findante
no ocaso, pranto do arrebol.

Retratar-lhe-ia, com certeza,
o seu semblante, singular beleza
Oh! Filha minha, doce inspiração.

Pois o retrato na certa ficaria
a real amostra, pura d'alegria
suave e terna do seu coração.

MOTO - A MORTE SOBRE DUAS RODAS!

APATIA
Wellington Alves

Eu gosto de ficar assim:
- nada pra fazer.
- ninguém prá ouvir.
- nada pra falar.
- até o pensamento é diatante e fugidio

Eu gosto de quedar-me assim:
- bebendo upisque
- ouvindo Beethoven...
- sempreocupações
- sem tristezas
- sem metas
- sem medos
- sem saudades também...
Apenas o momento de agora...

ADIADO - AINDA SEM NOVA DATA - O CONGRESSO BRASILEIRO DA SOBRAMES
QUE SERIA EM SETEMBRO - 2 a 5 - EM FORTALEZA - A CAPITAL DO NORDESTE.

INDIVÍDUO
Walter Miranda

Sou cada um de mim
dos tantos que sou
desde que bate
e ri na cara
ao que apanha
e chora menino
do que fere
e apara o sangue
ao que ferido
Esconde a chaga
de vergonha
sou muitos
e tantos tenho sito
que cada novo eu
recebo como caçula
que tropeça no erro
e aprende na tentativa
e logo se junta aos demais
a espera de mais umeu
que venha
e se mostre total
resuma e explique
todos
os tantos que sou.

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA - DAS 22 às 23
HORAS O PROGRAMA VICENTE ALENCAR - EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. RÁDIO ASSUNÇÃO CEARENSE AM 620. PELA INTERNET PARA OS 5 CONTINENTES!

DE LAGARTA A BORBOLETA
Geraldo Bezerra

O grande mal da lagarta
É não ter consciência
da linda borboleta
que haverá de ser,
de modo que
rasteja repugnante
sem nem pensar no vôo
que um dia triunfante
vai poder realizar.
Enquanto isso,
a linda borboleta
que voa vaidosa
nem pensa, orgulhosa,
no quão repugnante
já foi, quando lagarta.
Assim é a nossa vida:
Nem sempre, em lagarta
pensamos borboletas,
mas, com toda certeza
na vida da borboleta
a maioria nunca
se lembra do seu tempo
de tristonhas lagartas.

TODOS OS MESES NA SEGUNDA TERÇA-FEIRA DE CADA MÊS A "TERÇA-FEIRA EM PROSA E VERSO" DAS 9h30min ÀS 11h30min na ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS.

PERGUNTO
Neide Azevedo Lopes

Se dizem que o amor nos reconforta
E que a vida é cheia de ilusão,
por que será que tu sempre te escondes
noutro lugar qualquer
não em meu coração?

Se dizem que a poesia nos encanta
e nos faz escrever bonito assim,
por que será que buscas noutros mundos
aquilo que encontras
vindo a mim?

Se dizem que a vida é passageira
e que amar só traz felicidade,
por que não ficas só mais um pouquinho
e fazes esse pouquinho
ser Eternidade? 

LEMBRE-SE:
Lúcio Antônio Rufos APIO - o Advogado LARÁPIO (O desonesto e sem escrúpulos)
Conhecido deste a Roma antiga.

NESSES MOMENTOS
Vicente Alencar

Caminhamos juntos,
rimos juntos,
rezamos juntos.
Há uma comunhão 
de muito amor
quando nos encontramos.
É assim a nossa vida,
que de tão maravilhosa
nos proporciona tudo
p que precisamos
e o que desejamos.
Ruim mesmo é quando
não podemos nos ver,
não podemos ficar juntos.
Nesses momentos
parece que o mundo desaba
e tudo o mais importante
desaparece sob os pés.

LEIA E PRESTIGIE OS AUTORES BRASILEIROS:

Livro:  O Sonho de Ícaro (A história de uma paixão).
Autor: FERNANDO SÓ.
Ano da publicação: 1997.

Livro: Pela Sociedade.
Autor: LÚCIO BRASILEIRO.
Ano da publicação: 2008.

ANSIEDADE
Fernando Só.

Entre os lençois, o corpo já despido
era um vulcão ardente e em sua fúria
a luz difusa e o canto do Cupido
completavam o cenário da luxuria.

Linhas perfeitas, simetria pura,
excitavam-me instintos primitivos,
e me davam, não um, mas mil motivos,
para morrer de amor àquela altura.

Surgiu de mim um louco já varrido, mesmo sabendo que não faz sentido,
arriscar tanto e contra o mundo inteiro.

Meus princípios fidalgos se extinguiram,
o Poeta e o Jogral em mim sumiram.
(No vão da cama eu sou um carroceiro).

Nosso Contato:
Jornalista e Radialista  e Poeta Vicente Alencar.

Nenhum comentário: