Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

SOAMARCE - Informativo 002/2019


PASSAGEM DE COMANDO NO ESTADO MAIOR DA ARMADA 
Adicionar legenda
Em cerimônia realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, no dia 04 de janeiro, com a presença do ministro da Defesa, General Fernando Azevedo e Silva e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Almirante de Esquadra Liseo Zampronio assumiu o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada (EMA), em substituição ao Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, que assumirá o cargo de Comandante da Marinha a partir do dia 9 de janeiro. 
                                        
“O Estado-Maior da Armada - EMA é o Órgão de Direção Geral da Marinha e tem o propósito de assessorar o Comandante da Marinha na Direção do Comando da Força e no desempenho de suas atribuições no Conselho Militar de Defesa e no Conselho de Defesa Nacional”. Segundo o Almirante Liseo, “o EMA desempenha uma função estratégia para a Força e é fundamental para vários projetos, apontando ainda que a prioridade para este primeiro semestre será a elaboração do Plano Plurianual Orçamentário”
.  
Em suas palavras, o Almirante Ilques, pontuou que “o período à frente do EMA foi de muito trabalho e de oportunidades de crescimento profissional e pessoal, destacando a nossa contribuição para o Programa de Desenvolvimento de Submarinos, para o Projeto das Corvetas Classe ‘Tamandaré’, os planos de capacitação e as reformulações de carreira, com o novo enfoque na meritocracia”, afirmou. Ressaltou também que deixa o cargo com sentimento de alegria e de dever cumprido. “Passamos alguns momentos de mar grosso, mas é mar grosso que faz bom marinheiro”, finalizou.                                               
Fonte: Marinha do Brasil 

AINDA CONTINUA A “OPERAÇÃO VERÃO” 2018/2019 

O Capitão dos Portos do Ceará Madson Cardoso Santana informa que desde o dia 21 de dezembro, a Capitania dos Portos do Ceará vem operacionalizando a “Operação Verão” 2018/2019, uma campanha da Marinha do Brasil voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados. As ações são voltadas para a fiscalização da segurança da navegação e a prevenção de acidentes em embarcações de esporte e recreio, sobretudo com lanchas e motos aquáticas, o que representou na campanha passada, o percentual de 72% dos incidentes registrados com esses tipos de embarcação. 
                                                                 
Ainda no contexto da “Operação Verão”, está ocorrendo também a operação denominada “Travessia Segura”, com “foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e de turismo náutico, que tem seu fluxo intensificado durante o período de  férias nas regiões litorâneas e nos  balneários”. A “Operação Verão” é realizada anualmente pela Marinha do Brasil, e no Ceará a faixa litorânea e os principais rios são vistoriados pelos militares da Capitania dos Portos do Ceará e de suas Agências em Camocim e Aracati, cujas ações de fiscalização envolvem os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Serão também utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.  A “Operação Verão” 2018/2019 incluirá também ações de presença de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.                         Fonte: Marinha do Brasil e CPCE. 

REAJUSTE DA MENSALIDADE DA SOAMAR-CE 

A Diretoria da SOAMAR-CE, por meio de seu presidente, Dr. Meton César de Vasconcelos, comunica que: ... “em reunião da diretoria da SOAMAR-CEARÁ realizada em 08 de novembro de 2018 foi aprovado, por unanimidade, aumento da mensalidade destinada à nossa instituição, para o valor de R$ 100,00 (cem reais), a vigorar a partir de janeiro de 2019. Cumpre enfatizar que a mensalidade anterior R$ 90,00 (noventa reais) perdurou pelo período de dois anos e três meses, durante o qual foi levado a efeito rígido controle das despesas, de modo a não comprometer o equilíbrio receita/despesa financeiras, quando se sabe que nossas receitas são provenientes unicamente das contribuições mensais dos associados. Entretanto, em decorrência da trajetória inflacionária do período acima citado, tornou-se inviável manter a contribuição mensal que anteriormente vigorou.” 

A Diretoria lembra ainda aos associados que a SOAMAR-CEARÁ tem sob sua responsabilidade, despesas administrativas de secretaria e de manutenção da Praça Amigos da Marinha, onde a “vela” do antigo Submarino Ceará se impõe no mencionado logradouro. Também são suportadas as despesas com o pagamento de mensalidade para a SOAMAR BRASIL e outras necessárias para fazer face a obrigações de natureza estatutária. A Diretoria da SOAMAR-CE espera contar com a compreensão dos distintos soamarino(a)s e, desde já, expressa os respectivos agradecimentos.                                                                                 
Fonte: SOAMAR-CE 

AÇÃO SOLIDÁRIA NA EAMCE ARRECADA E DISTRIBUI ALIMENTOS 

Uma campanha para arrecadação e distribuição de alimentos em instituições sociais da cidade de Fortaleza, teve a iniciativa dos 304 Aprendizes-Marinheiros da Turma KILO/2018 da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. O recebimento dos alimentos ocorreu no dia 07 de dezembro de 2018, dia da Formatura dos marinheiros da Turma KILO, sendo arrecadados 485 kg de alimentos, sendo 288 kg de arroz, 94 kg de feijão, além de açúcar, farinha de mandioca, leite, entre outros produtos.  
Os lares escolhidos para a entrega dos alimentos doados foram: “Abrigo Tia Júlia”, responsável por atender na sua íntegra aproximadamente 50 crianças, de ambos os sexos, que se encontram em situação de risco pessoal e social, na condição de abandono ou temporariamente impossibilitadas de permanecer com a família, enquanto são  tomadas medidas de retorno ao lar ou de possível adoção; e o “Abrigo Casa de Jeremias” que acolhe crianças de 0 a 3 anos oriundas de famílias que já perderam o poder de guarda e serão encaminhadas para adoção. 
As Voluntárias Cisne Branco Fortaleza, juntamente com o Núcleo de Assistência Social da EAMCE, participaram das entregas de alimentos que ocorreram nos dias 17 e 19 de dezembro.                              Fonte: EAMCE 

CORREÇÃO NO INFORMATIVO 001/2019

A Academia Pernambucana de Engenharia foi instalada em dezembro de 2017, sendo que, em dezembro de 2018 foi lançada a revista comemorativa do 1º Ano de
Instalação da respectiva academia, com artigo destacando a contribuição do soamarino cearense Victor Frota Pinto.

Nenhum comentário: