Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO DOS MERCEEIROS ESTÁ AMEAÇADO DE DEMOLICÃO! NOVA AMEAÇA A MEMÓRIA EM NOSSA ESQUECIDA E ABANDONADA CIDADE!



Com muita tristeza vi na manhã de hoje a tétrica faixa que, por minha leitura, aponta para a morte da Associação dos Merceeiros, fundada  em 5 de abril de 1914. 
Ocupava um belíssimo prédio, de grande valor arquitetônico, um dos pouquíssimos ainda existente nesta nossa Fortaleza que nada preserva da sua memória histórica... Cabe alertar as autoridades do Patrimônio Histórico e Artístico, em suas diversas escalas, a adotarem providências para salvar aquela raridade arquitetônica, que está ligada ao social da Cidade e à história da cidade. Afinal sediou, desde a inauguração até a semana passada, a Associação dos Merceeiros, precursora dos Planos de Saúde. Pelo que se sabe a entidade já foi expulsa da importante edificação, por conta de dívidas judiciais. Cabe agora, a quem de direito na esfera oficial, salvar o belíssimo e raro prédio, antes que seja tarde e, lamentavelmente, siga ao fatal destino das saudosas edificações do Centro: a terrível demolição para dar lugar a estacionamento. Uma pena! 
Ainda está de pé o belíssimo prédio, não se sabe até quando e nem está esclarecido quem o adquiriu na pendenga judicial. 
Não O que interessa agora é a preservação do patrimônio, situado na Rua Clarindo de Queiroz com frentes também para a Rua Major Facundo e Rua Floriano Peixoto(Praça do Carmo).

*** Escrito e presenciado por Paulo Tadeu na manhã deste domingo, 19/08/18.











Nenhum comentário: