Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

OS DESAFIOS DA VIDA



1. Entenda e aceite que todos nós somos diferentes:
A maioria de nós cria seus próprios problemas quando interfere demais nos assuntos de outras pessoas. Isso acontece porque, por alguma razão, achamos que o nosso jeito é o melhor, que a nossa lógica é perfeita e que aqueles que não agem conforme nossa forma de pensar deve ser criticados e orientados na direção correta - ou seja, a nossa. Não existem seres humanos que pensem e aja da mesma maneira, isso é impossível. Por isso, não se preocupe pelas decisões das outras pessoas. Pense que, assim como você tem suas razões, elas também têm as delas. A tolerância é um princípio básico da convivência.
 
2. Perdoe e esqueça:
Este é um fator fundamental quando se trata de paz de espírito. Em geral, quando alguém nos ofende ou magoa, criamos, em nosso interior, um sentimento de rancor em relação a essa pessoa. Esse sentimento se transfere para o nosso organismo, gerando estresse, insônia, úlceras estomacais e pressão alta. Se os insultos ou ofensas são constantemente recordados, a única coisa que fazemos é alimentar ódio e ressentimento. Lembre-se de que a vida é muito curta para investir nosso tempo e energia recordando coisas ou pessoas que nos magoaram!
 
3. Não espere reconhecimento:
O mundo está cheio de indivíduos egoístas que raras vezes reconhece o esforço ou o trabalho de outras pessoas, a menos que seus interesses estejam envolvidos. Sua satisfação não pode depender do reconhecimento dos outros. Lembrar-se do objetivo do seu trabalho e esforço é a sua realização pessoal. Se você não sentir orgulho das suas conquistas, ninguém mais sentirá.
 
4. Não caia na armadilha da inveja e dos ciúmes:
Em algum momento na vida, todos nós sentimos inveja e fomos testemunhas de como algo tão insignificante pode perturbar nossa paz mental. Você sabe que seu trabalho é melhor do que o do seu colega, mas ele é o promovido, e não você. Seu negócio já tem vários anos, mas o seu vizinho, que está no mesmo ramo há bem menos tempo, tem mais êxito do que você. Há muitos exemplos como esses no dia a dia, e por isso... você deveria sentir inveja?
Lembre-se de que cada um tem seu destino e sua realidade. A inveja não levará você a lugar nenhum. Apenas perturbará a sua paz e harmonia interior.
 
5. Aprenda a adaptar-se:
Se você é a única pessoa a querer mudar o ambiente, é bem provável que não consiga. Por isso, a melhor opção é aprender a adaptar-se. Tente e verá que o que parecia um ambiente tenso e hostil se transformará em algo muito mais agradável e em harmonia com seus objetivos
 
6. Aceite o que você não pode mudar:
Esta é a melhor forma de transformar as desvantagens em vantagens. No nosso dia a dia, experimentamos inconvenientes, incidentes e outros problemas cuja solução está fora do nosso alcance ou controle. Se não podemos controlá-los ou modificá-los, o melhor a fazer é aprender a conviver com eles. Cultivando a virtude da paciência e com uma atitude positiva, saberemos como lidar com as contrariedades da vida sem tanto estresse.
 
7. Não dê o passo maior que as suas pernas:
Não podemos jamais esquecer desta máxima. Frequentemente, assumimos mais responsabilidades ou tarefas do que somos realmente capazes de dar conta. Se sabemos das nossas limitações, por que nos sobrecarregarmos com tarefas que apenas nos darão mais preocupações?  Quanto mais preocupada a mente, mais difícil será alcançar a paz. Reduza seus compromissos e responsabilidades e comece a investir um pouco mais de tempo em você e nas coisas que lhe fazem bem. Isso aliviará sua mente de preocupações que impedem a paz interior.
 
8. Medite regularmente:
A meditação tranquiliza a mente e ajuda a nos desfazermos dos pensamentos que nos perturbam. Com apenas meia hora de meditação por dia, sua mente conseguirá alcançar a paz e harmonia que precisa para enfrentar o resto do dia. Além disso, com a meditação, você fortalecerá sua mente e, com o tempo ficará mais resistente às preocupações ou perturbações. Suas tarefas diárias poderão, assim, ser desempenhadas de maneira mais eficiente.
 
9. Mantenha sua mente ocupada:
A mente desocupada é oficina do diabo, como diz o antigo ditado popular. Mantenha a sua mente ocupada com coisas positivas, coisas que valham a pena. Adote algum passatempo ou atividade que lhe interesse. Nestes casos é preciso decidir o que vale mais: o dinheiro ou a paz interior. Seus passatempos, atividades ou trabalho social nem sempre trarão compensações econômicas, mas, certamente, a satisfação pessoal será enorme.
 
10. Não adie nada, nem se arrependa. Não perca tempo se perguntando se deveria fazer ou não fazer algo. Este debate mental pode gerar um desperdício de horas, dias, meses e até anos. Lamentavelmente, você jamais poderá planejar alguma coisa com 100% de certeza, pois não há como antecipar todas as eventualidades futuras. Aproveite seu tempo e faça o que deve fazer no momento indicado. Sentar-se a pensar e analisar todas e cada uma das consequências dos nossos atos nos levará ao estresse e à perda de oportunidades. Equivocar-se é parte da natureza humana, mas o importante é aprender com os erros, porque lamentar-se pelo passado não ajuda nada no presente. Não se arrependa pois o que aconteceu era o que tinha que acontecer de qualquer maneira. Você não pode mudar o passado. Mas pode mudar seu futuro.
 
Pensamentos Chineses
Confúcio, um filósofo e pensador chinês que teve uma grande influência na cultura e filosofia asiáticas, especialmente na China, Japão e Coreia do Sul. A Doutrina de Confúcio não se trata de uma religião, mas sim de uma filosofia e estilo de vida, e é fundamentada na busca pelo Tao, a harmonia da vida e do mundo.
Para chegar ao Tao, o confucionismo coloca os valores da família como base, inclusive na política. Separamos aqui alguns de seus conceitos para que você leia e reflita. Nós acreditamos que, seja qual for sua religião, esses conceitos podem ser aplicados à vida de qualquer um e os resultados certamente serão positivos.
 
1. O que você faz volta para você
Trata-se da lei da reciprocidade. A forma como você trata outras pessoas será a forma como elas te tratarão. Então reflita se um dia for mal atendido em algum serviço, ou até mesmo no seu dia a dia, com a família e colegas de trabalho. Se as suas relações não estão boas, significa que você mesmo está fazendo algo errado. Mesmo que alguém seja ríspido, retribua com educação e até mesmo um sorriso.
2. Você precisa fazer para entender
Confúcio disse: "Eu ouço e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo". Por exemplo: você pode ler algo em um livro e não entender exatamente o que o autor quis dizer. Em outro caso, você vê algo acontecendo na vida de alguém e tem uma breve ideia como agiria naquela situação. Mas para realmente entender algumas coisas na vida, é preciso agir. Se alguém tem algum problema, tente ajudar. Se você não entende algo, divida com alguém. Esta é a melhor forma de entender o mundo e a si mesmo.
3. Vá devagar se for preciso
"Não importa se o seu caminho for lento, desde que você não pare". Ou seja: para quê acelerar? Em muitos casos, tomar medidas drásticas para obter resultados imediatos nem sempre funcionam. As situações em nossas vidas nem sempre são fáceis e tudo tem seu tempo para acontecer. Portanto, continue no seu caminho, sem acelerar o processo. E se você sofre do efeito contrário e se afunda na perigosa procrastinação, é hora de agir. O ideal é dar um passo de cada vez, sem acelerar nem parar.
4. Tenha foco naquilo que você quer
Se você focar no que quer, terá aquilo em sua vida. Mudar seus pensamentos e transformá-los em pura positividade vai mudar o mundo ao seu redor. É claro que nem sempre é fácil, pois algumas adversidades na vida são desanimadoras, mas o importante é manter o foco. Se está fazendo tudo certo e superando os problemas, você conseguirá aquilo que tanto deseja.
5. Evite os impulsos e as coisas ruins
"Quando a raiva aumenta, pense nas consequências", disse o pensador chinês. Algumas situações são como um teste para sua paciência e tolerância. Antes de discutir, brigar ou agredir, reflita e imagine o que pode vir depois. Pense nisso: vale a pena seguir com tantas discussões? Mesmo que a pessoa esteja errada, deixe para lá. Ao contrário do que muitos pensam, evitar brigas é uma forma de evoluir como ser humano.
6. Você está aqui
Confúcio escreveu: "Lembre-se: não importa para onde você vai, você está aqui agora". Planejar o futuro é importante, mas o mais importante é viver o presente. Errou no passado? Aprenda com os erros e esqueça. Já passou. Além disso, pensar única e exclusivamente no futuro pode atrapalhar sua vida. Viva um dia de cada vez e faça o que deve ser feito hoje. Planeje a semana, o mês, ou até um trimestre, mas o foco é o presente. Se estiver com a cabeça cheia de preocupações, respire fundo e, por alguns minutos — de acordo com técnicas da ioga — encha a barriga de ar e solte lentamente pelo nariz. Quando você oxigena o cérebro, consegue pensar melhor.
7. Valorize as coisas simples da vida
Confúcio disse: "A vida é muito simples, mas insistimos em complicá-la". Nossa mente, principalmente no mundo de hoje, é viciada. Não para de pensar e um pensamento atrai outro e mais outro e assim por diante. Pensamos tanto — e de forma errada, o que é ainda pior — que sequer paramos para admirar nossa própria vida e suas coisas muito simples, mas belas: o amanhecer ou pôr do sol, um jardim no meio do caminho, um domingo tranquilo em casa ou um encontro com amigos. Valorize e veja beleza em tudo isso. Faça a si mesmo essas perguntas:
•         Quais são as três coisas mais importantes na minha vida agora?
•         Qual a coisa mais importante que posso fazer agora?
•         Por acaso vejo simplicidade nas coisas?
Pergunte e responda a si mesmo. Pense no imediato. Isso lhe trará felicidade plena, mesmo em momentos difíceis.
 
Diariamente e Mude Sua Vida!
Já foi comprovado pela ciência que nosso cérebro processa cerca de 60 mil pensamentos diários – uma quantidade imensa para um só dia! No entanto, esses pensamentos não são novas informações processadas pelo cérebro. Na verdade, cerca de 90% deles vão ser reprocessados no dia seguinte, e é por isso que a mente humana realmente aprende e assimila melhor através da repetição. Por isso, é muito benéfico repetir alguns processos de pensamento que podem positivamente afetar seu humor e personalidade.
Uma das melhores formas de estabelecer hábitos mentais que podem beneficiar a sua vida é fazer, diariamente, perguntas que reforçam pensamentos positivos. Você apenas precisa escolher as perguntas ideais com as melhores respostas, cheias de otimismo!
Por Que As Perguntas Têm Tanto Poder?
A pergunta é uma das ferramentas mais simples e poderosas que está ao seu alcance, embora não saiba disso. Por exemplo, você já notou o quanto é frustrante ficar com uma pergunta sem resposta martelando na cabeça?
Quando você não se lembra de um nome ou informação de anos atrás, ou quer lembrar a alguém de alguma coisa ou atividade para fazer, faz a si mesmo a pergunta: "O que é mesmo que eu deveria lembrar?". Isso pode ser o seu cérebro tentando achar a resposta para essas questões, e ela vem quando menos se espera, quando por exemplo você já está com muito sono, prestes a dormir, e nem está pensando mais no assunto.
E como administrar essas respostas quando você nem está pensando mais no assunto? Simplesmente porque parou de encontrar uma solução para isso, mas o cérebro não. Ele continuou trabalhando, pois está predisposto a trabalhar a seu favor e faz uma espécie de varredura no seu subconsciente até encontrar uma resposta.
E Como Aproveitar o Poder das Perguntas Na Sua Vida?
A persistência pode ser aproveitada ao máximo e se tornar uma ferramenta muito poderosa para a sua jornada em busca de um bem-estar emocional. Se o seu cérebro é tão persistente em busca de respostas, então por que não fazê-lo trabalhar em busca das respostas que podem afetar positivamente a sua vida? E se ele trabalha com o método de repetição, o que acha de transformar essas perguntas em um hábito na sua vida?
Abaixo você encontrará perguntas que pode incluir no seu dia a dia e, dessa forma, ter controle sobre a sua mente para construir uma vida positiva e feliz!
1. O que eu tenho atualmente na minha vida que me torna muito orgulhoso de mim mesmo?
Todos nós conseguimos muitos feitos na vida, embora não reconhecemos isso na maioria das vezes. Treine o seu cérebro para perguntar a si mesmo, diariamente, sobre tudo que alcançou até hoje. Muitas respostas surgirão: o casamento, os filhos, a carreira profissional ou até mesmo pequenas conquistas que podem ter pouca importância para os outros, mas muito significado para você. Treine incansavelmente seu cérebro com essa pergunta e mantenha-a sempre na frente de seus pensamentos.
2. Quem são as pessoas que eu amo, e por que eu as amo?
É evidente que o amor é incrivelmente importante, uma poderosa emoção humana que faz muito bem à saúde física e emocional. Seja amor platônico, ou amar o parceiro, a família, os amigos, aprenda a lembrar diariamente do rosto das pessoas que você ama, dos bons momentos que passaram juntos, quando sorriu para elas...
3. Quais coisas posso achar belas e maravilhosas na minha vida e na minha atual forma de ver o mundo?
Essa é uma ótima questão a ser feita a si mesmo em momentos de tédio ou nervosismo. Se estiver na fila do banco, ou prestes a começar uma reunião no trabalho que está lhe causando ansiedade, pergunte a si mesmo o que há de belo ao redor. Faça dessa pergunta um jogo. Há muita beleza nas coisas feitas pelo homem, ou até mesmo nas suas próprias reflexões. A beleza está em toda parte.
4. Como me tornei tão afortunado?
O ser humano moderno está habituado a pensar negativo o tempo todo. "Por que sempre eu?" ou "Por que tenho tanto azar?" são provavelmente questões que já deve ter feito a si mesmo no passado. Mas a verdade é que o mundo não conspira contra você. Basta inverter a pergunta negativa para positiva: "Como é que me tornei tão afortunado, tão sortudo, tão realizado?". Assim, agradecerá a todas as coisas boas que tem. Gratidão é um ingrediente poderoso a ser adicionado na dose de felicidade em sua vida e, dessa forma, banir quaisquer sentimentos de raiva ou frustração.
5. E se este fosse meu último dia?
Todos nós conhecemos aquele antigo ditado: viva cada dia de sua vida como se fosse o último. Mas isso não pode ser resumido a um simples clichê. Quando você fala com alguém da sua família ou alguém que ama, pergunte a si mesmo se estaria feliz se por acaso seria a última conversa que teriam em vida. Por exemplo: em dia de folga, pergunte a si mesmo se o que fez nesse dia o deixou tão contente e satisfeito se fosse o último de sua existência.
6. Quais foram os três acontecimentos mais positivos na minha vida recentemente?
Se estiver em um dia ruim, ou uma fase difícil da vida, você pode achar que tudo vai dar errado, e às vezes acontece mesmo. Mas na verdade também há uma série de bênçãos acontecendo na sua vida. Adquira o hábito de perguntar a si mesmo quais foram os momentos que lhe deixaram feliz e que afetaram sua vida positivamente. Responder a essa pergunta é uma forma de transformar o mundo em um lugar mais ameno e caloroso.
7. O que pode ser muito bom no dia de hoje?
Essa é uma pergunta muito simples, mas tem um grande impacto na sua rotina, talvez até mais do que as outras, e deve ser feita todos os dias. Na sua rotina diária, encontre um tempo que possa coincidir com alguma coisa que você faz durante a manhã. Pode se perguntar aos escovar os dentes, no caminho do trabalho ou nas tarefas domésticas, o que funcionar melhor para você. Uma vez que estabeleceu isso, naturalmente vai seguir esses pensamentos durante todo o dia. Você pode encontrar uma forma de ter um ótimo dia, um dia feliz!
8. Como levar alegria aos meus relacionamentos?
Os relacionamentos interpessoais são extremamente importantes para o nosso bem-estar,  mas as pessoas normalmente confundem “estar bem” somente quando está acompanhado de uma pessoa feliz ou bem-sucedida, ou com a mesma forma de pensar que a sua. Na verdade, é possível expressar sua própria opinião sem confrontar ninguém, e aceitar as opiniões dos outros. O importante é aproveitar a boa companhia delas. Sempre procure e saliente as qualidades dessas pessoas antes de apontar os defeitos, pois todos nós temos. É muito melhor fazer um novo amigo do que um inimigo. E quanto mais transmitir isso às outras pessoas e fazê-las sorrir, melhor irá se sentir.
9. O que eu posso fazer hoje que pode mudar o meu futuro de forma emocionante?
Nunca deixe de pensar positivamente no seu futuro, mesmo se estiver em um dia ruim. Dias e semanas ruins não duram para sempre, mesmo que tenha aquela sensação de que nunca vai acabar. Se estiver numa fase tranquila, concentre-se no fim dessa fase. Pergunte a si mesmo o que pode fazer hoje para aproximar o seu futuro, or moldá-lo da forma que você quer que seja. Concentre-se nos períodos emocionantes que deseja ter e como se sentirá ao vivenciá-los. Sempre haverá algo bom para conquistar.
10. O que me inspira?
Esta pergunta explora a diferença entre duas emoções diferentes que podem ser usadas para nos motivar – paixão e medo. Busque a sua motivação sempre através da paixão, nunca pelo medo! A paixão nasce do otimismo, energia e gratidão, enquanto o medo vem do julgamento, culpa e ressentimento. Tente se levar pela paixão ao invés de se deixar arrastar pelo medo. E faça essa pergunta constantemente.
 

Nenhum comentário: