Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Workshop discute sexta-feira (29) a gestão dos resíduos sólidos em Fortaleza


Workshop discute sexta-feira (29) a gestão dos resíduos sólidos em Fortaleza

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Engenharia Ambiental da UFC promove nesta sexta-feira (29), das 8h às 12h, o Workshop Gestão de Resíduos Sólidos em Fortaleza: RCC e PGRS.

O evento, a se realizar no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia (bloco 712, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), abordará o gerenciamento de resíduos da construção civil na capital cearense e o sistema de fiscalização dos PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) que as empresas devem apresentar para obter licença ambiental e alvará de funcionamento.

Proferem palestras o secretário de Conservação e Recursos Públicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Albert Brasil Gradvohl, que falará sobre o "Sistema de gerenciamento de resíduos da construção civil em Fortaleza"; e a gerente de Elaboração de Planos de Fiscalização da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Mariana Lima Castelo Branco, sobre "Fiscalização dos PGRS em Fortaleza e Região Metropolitana".

Finalizando o workshop, a partir das 11h30min, haverá mesa-redonda para discutir o tema "Gestão e fiscalização de resíduos sólidos em Fortaleza: PGRS nas autarquias e empresas", tendo como debatedores a procuradora de justiça Sheila Pitombeira, do Ministério Público do Estado do Ceará; Alceu Galvão, coordenador de saneamento da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará; e Mariana Castelo Branco, da Agefis. A moderação ficará a cargo do Prof. Ronaldo Stefanutti, coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da UFC.

Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, por meio de formulário eletrônico: https://goo.gl/IDaNoX. Haverá emissão de certificado digital para os participantes. Outras informações podem ser obtidas na página do PET de Engenharia Ambiental no Facebook: https://goo.gl/pnHTMd.  

Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti, coordenador do Curso de Engenharia Ambiental da UFC – fone: 85 3366 9631

===

2º Seminário de Economia Aplicada apresenta discussão sobre o PIB cearense

O programa de extensão Centro de Gestão para Resultados, da Universidade Federal do Ceará, promove, nesta sexta-feira (29), a partir das 16h30min, o 2º Seminário de Economia Aplicada. O evento será no Auditório Geraldo Nobre, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC – Av. da Universidade, 2431, Benfica).

No encontro, Nicolino Trompieri Neto, analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), autarquia do Governo do Estado, e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), faz apresentação sobre "PIB cearense: método de aferição, análises setoriais e perspectivas econômicas".

O evento é aberto ao público e não requer inscrição prévia.

Fonte: Prof. Guilherme Irffi, do Departamento de Economia Aplicada – fone: 85 3366 7751

===

Abertas duas vagas para professor substituto em Fortaleza

A UFC inscreve, de 3 a 5 de maio, para seleção de duas vagas de professor substituto em Fortaleza. Uma das vagas é destinada ao Departamento de Economia Agrícola, para o setor de estudo "Economia Rural", em regime de trabalho de 20 horas semanais e destinada a candidatos com título de doutor. A remuneração é de R$ 2.983,59.

A segunda vaga é para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, setor de estudo "Tecnologia da Arquitetura". A vaga é também para regime de 20 horas semanais, mas exige título de mestre. A remuneração é de R$ 2.498,78.

Os interessados devem procurar os respectivos departamentos com um requerimento dirigido ao chefe da unidade, informando o setor de estudo ao qual se pretende concorrer, cópia autenticada da titulação exigida, cópia autenticada do curso de graduação ou pós-graduação no qual constem as disciplinas que integram o setor de estudo e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

No caso de o candidato ainda ser aluno de pós-graduação, é necessário incluir documento de anuência do coordenador do curso e do orientador, concordando com a carga horária mínima de oito e máxima de 12 horas semanais.

Mais informações no Edital nº 92/2016, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas:http://goo.gl/wVj6GJ.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento – fone: 85 3366 7407

===

Oficina de metodologia científica será ministrada sábado (30) na Faculdade de Direito

O Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça (NudiJus), centro de pesquisa e extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, promove oficina de metodologia científica, com atenção especial aos cursos das áreas de humanas e sociais aplicadas, ministrada pela Profª Raquel Coelho de Freitas, coordenadora do Núcleo.

A oficina será realizada sábado (30), das 9h30min às 11h30min, na sala 50 da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n – Centro). Haverá emissão de certificado. As inscrições podem ser feitas na Margarida Livros (dentro da Faculdade), ou no local do evento. Interessados de outras instituições de ensino podem participar.

Mais informações pelo telefone (85) 99743 9080. 

Fonte: Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça – e-mail: nudijus@gmail.com


---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi


Nenhum comentário: