Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Aprovados no Revalida 2015 já podem solicitar certificação do diploma


Aprovados no Revalida 2015 já podem solicitar certificação do diploma

Os candidatos aprovados no Revalida 2015 já podem solicitar à Universidade Federal do Ceará a abertura de processo para a revalidação de diploma médico emitido no exterior. A solicitação deve ser feita pessoalmente no setor de protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza. É necessário apresentar o requerimento específico (http://goo.gl/gnpgRj) preenchido e assinado, além da documentação completa exigida pelo Edital nº 06/2016 (http://goo.gl/bOUi0R). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) certifica diplomas emitidos no exterior. Brasileiros e estrangeiros graduados fora do País, se aprovados no Revalida, estão automaticamente aptos a disputar vagas em programas de residência médica no Brasil.

Dos 1.683 aprovados na última edição do Revalida, 66 indicaram a UFC como instituição certificadora. A maioria dos diplomas foi obtida em cursos de graduação na Bolívia, Cuba, Argentina e Peru.

Fonte: Assessoria de Legislação do Ensino da Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9521

===

Curso de Gestão de Políticas Públicas promove palestra sobre gestão da educação básica

A Coordenação do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará realiza, no dia 18 de abril, a palestra "Gestão da educação básica pública", a ser ministrada pelo Prof. Paulo Parente Lira Cavalcante, especialista em monitoramento e avaliação de políticas públicas.

O evento ocorre das 9h às 12h, no auditório do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC (bloco 808 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

Serão abordados os seguintes assuntos: marco legal da educação, financiamento da educação, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), piso nacional do magistério, Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), dentre outros.

As inscrições podem ser feitas até 17 de abril, através de formulário eletrônico: https://goo.gl/DltvmZ. Será concedido certificado digital a todos os participantes.

Fonte: Profª Silvânia Monte, coordenadora do Curso de Gestão de Política Públicas – fones: 85 3366 9115 e 3366 9663

===

Livro Arte que inventa afetos será lançado em versão e-book no dia 12 de abril

Será lançado terça-feira (12), às 16h, o livro Arte que inventa afetos (Edições UFC, 376 p., 2015), organizado pela Profª Deisimer Gorczevski, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará. O lançamento acontece no Centro Cultural do Banco do Nordeste (Rua Conde d’Eu, 560, Centro).

Em formato e-book, o livro reúne artigos de especialistas nas áreas de artes – em especial cinema e audiovisual, dança, artes visuais e teatro –, filosofia, comunicação, psicologia social, antropologia, urbanismo, educação, letras, história, sociologia, mídias digitais, relações internacionais e políticas públicas.

Com versão impressa prevista, a publicação estabelece um elo entre diferentes processos de criação e produção de conhecimento. "É um encontro entre pesquisadores, artistas e não artistas, que vivem em diferentes cidades do Brasil, atuando em universidades, organizações não governamentais, associações de moradores e coletivos autônomos. Trata-se de um exercício de escrita que deseja atravessar fronteiras – geográficas e institucionais – e, em especial, apontar caminhos transdisciplinares", explica a Profª Deisimer Gorczevski.

O livro encontra-se disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC: http://goo.gl/GEiZZ0.

Fonte: Profª Deisimer Gorczevski, do ICA – e-mail: deisimergorczevski@gmail.com

===

Palestras discutem descrição e análise linguística em mais uma edição dos Seminários Linguísticos

O projeto de extensão Seminários Linguísticos (SeLin), vinculado ao Departamento de Letras Vernáculas da UFC, promove segunda-feira (11), às 18h, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica), conferência sobre "Funcionalismo e o ensino de língua materna", a ser ministrada pela Profª Márcia Teixeira e pelo Prof. Ednardo Pinho dos Santos. O evento inaugura a série de palestras organizadas pelo projeto para o semestre 2016.1.

O SeLin ofertará 10 palestras de professores da área de descrição e análise linguística, ocasião em que será apresentado um panorama sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas. O intuito da iniciativa é divulgar os estudos do grupo e promover discussões de novas ideias entre professores e estudantes da Universidade e demais interessados.

As atividades do projeto de extensão são gratuitas e abertas ao público. Os encontros acontecerão sempre às segundas-feiras, a partir das 18h, no Auditório José Albano. O SeLin confere certificado de 20 horas, que podem ser contabilizadas como atividades complementares para alunos da graduação. As inscrições estão disponíveis através de formulário on-line: https://goo.gl/yfbwCN. Mais informações pelo e-mail semlinguisticos@gmail.com.

Fonte: Departamento de Letras Vernáculas da UFC – fone: 85 3366 7625



---
Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC
Av. da Universidade, 2853, térreo, Campus do Benfica – CEP 60020-181 – Fortaleza/CE 
Fones: (85) 3366.7331 / 3366.7936 / 3366.7938
www.ufc.br – twitter.com/UFCinforma – facebook.com/UFCCcsmi


Nenhum comentário: