Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Criticar, sim; elogiar, também.

 Criticar, sim; elogiar, também.

Neste mundo político, sem pé, nem cabeça, onde se digladiam a esquerda x direita, os partidários têm como preocupação única fazer críticas ou elogios, alguns descabidos e infundados, sem conhecerem, sequer, o princípio político/econômico que os motivam à discussão, fomentando um debate político tóxico, sem dúvida. 

São pessoas que, na sua maioria, adquirem uma cultura política através dos grupos de WhatsApp, o que os levam, naturalmente, como manada, a um direcionamento irreal da realidade política ou econômica.

Defendem os seus pontos de vista por simpatizarem com as legendas ou lideranças partidárias, jogando para debaixo do tapete os graves erros cometidos por estes durante as suas gestões. Tornam-se míopes para estes casos, enquanto buscam, com lentes de alcance, identificar o menor deslize do opositor para difamá-lo e jogar, irresponsavelmente, nos citados grupos de redes sociais, alcunhando-o de irresponsável, negacionista, genocida, dentre outros. Os desinformados, claro, assimilam perfeitamente esses termos como legítimos e apropriados.

Embora difícil, em razão do apego à ideologia ou endeusamento ao líder político, o sensato seria esboçarmos, sem medo, as nossas críticas ou elogios quando estas se fizerem merecer por esse ou aquele governante.

Estaríamos, assim, contribuindo para a democracia e para o país, exercendo verdadeiramente a nossa cidadania.

Abílio, 5 jun 2021


--

 

Procura nos outros as qualidades que eles possam ter; em ti, procura os defeitos que certamente tens.


Conheça o site da Academia Ipuense de Letras

www.academiaipuense.com.br

 

 

Nenhum comentário: