Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Para a Arte que habita em nós

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES
         UBE - Rio de Janeiro - Brasil


EDITORIAL
Para a Arte que habita em nós

Difícil imaginar o mundo sem a arte: “Temos a arte para não morrer da verdade” - Friedrich Nietzsche.
Nada como momentos entregues à reflexão literária, estudos e palestras apresentadas por brilhantes escritores, para balsamizar almas sensíveis.
A palavra é senhora atemporal e ansiosa por pousar em folhas brancas de escrever e criar.
Como instrumento da história, a literatura várias vezes já mostrou como pode ser polivalente ao tornar-se objeto de pesquisa, contribuindo nas mais diversas correntes científicas e filosóficas.
Cientes do papel emblemático da nossa lida, mensalmente, aplaudimos nossos convidados para a palestra do mês.
Em Março na 1ª Reunião UBE RJ ouvimos a palestra “As vias e os desvios da linguagem politicamente correta” pelo Prof. Ricardo Cavaliere, excelente e esclarecedor estudo.  Em abril, o escritor Dr. Gilberto Mendonça Teles, realizou a palestra: “Três aspectos da crítica na atualidade”. Maestria e excelência nas palavras do Grande Mestre. Gratidão em nome da nossa UBE RJ.
Em Maio ouvimos o Professor Adriano Espínola em profunda análise sobre a lavra erótica do poeta Carlos Drummond de Andrade, uma visão acompanhada de leitura cuidadosa e muito produtiva. Nossos agradecimentos ao escritor, crítico e pesquisador.
Junho em dose dupla, escutamos os escritores: Dr. Luiz Gondim, palestra “A arte da sedução”, abordagem ímpar de imenso valor para a ciência da literatura e o Professor Alcmeno Bastos, palestra: “Literatura e História: o Caso Heloísa Maranhão", uma abordagem histórica e literária num envolvente discurso, enaltecendo a escritora Heloísa Maranhão, que abordou o romance ficcional e de certa forma, ficou invisível a critica de sua época. Aplausos e gratidão aos dois escritores.
E por sabermos que a chama acesa pode iluminar-se infinitamente, saudamos a nossa UBE RJ juntamente com suas instituições culturais parceiras: Estação Trem do Corcovado; Sociedade Eça de Queiroz; Centros Culturais: Forte de Copacabana, Monte Líbano; Institutos: Cravo Albin e Octávio Alvarenga da SNA; AcademiasAcademia Carioca de Letras, Academia Ferroviária de Letras, Academia Brasileira de Médicos Escritores e a Rede Mídia/ Jornal Sem Fronteiras.
Nossos agradecimentos pela oportunidade, pelos resultados felizes, ao compartilharmos encontros, espaços e experiências. E em nome da arte literária que habita em nós, de pé, nos colocamos para levar flores ao mundo novo que ajudamos a construir em verso e prosa.              
                                                                                          Equipe de redação

Nenhum comentário: