Evento no dia 9 comemora os 40 anos da FCPC com homenagem a pesquisadores
A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), primeira fundação de apoio da Universidade Federal do Ceará, comemora seus 40 anos em evento que será realizado na próxima quinta-feira (9), às 19h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica). O evento será presidido pelo Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos.
Durante o evento, haverá entrega da Medalha do Mérito Acadêmico Ícaro de Souza Moreira a cinco pesquisadores que se destacaram por sua liderança política e administrativa e por seu empenho e reconhecimento à pesquisa científica e inovação: o próprio Ícaro Moreira (in memoriam), Jesualdo Pereira Farias, Antonio Gomes de Souza Filho, Rossana Maria de Castro Andrade e Manoel Odorico de Moraes Filho.
Além disso, haverá homenagem especial à Rádio Universitária FM, que está completando 35 anos. A FCPC é detentora da concessão da Rádio e uma importante apoiadora de sua missão de levar a educação não formal e produção cultural da Universidade à comunidade.
IMPORTÂNCIA DA FUNDAÇÃO – A FCPC foi criada para apoiar a pesquisa acadêmica na UFC. A Fundação surgiu como resposta às dificuldades para aplicação de recursos captados em agências de fomento, facilitando, por exemplo, o processo de compra de insumos e equipamentos.
Também trabalha fortalecendo o diálogo entre a Universidade e a iniciativa privada. Nessa modalidade, a FCPC atua intermediando a captação de recursos e sendo ponte entre os fomentadores e os pesquisadores que trabalham na produção de conhecimento. A FCPC tem papel importante também na difusão da cultura e do conhecimento, seja pela Universitária FM, seja atuando junto às Edições UFC.
CONHEÇA OS HOMENAGEADOS
Ícaro de Sousa Moreira (in memoriam) – Professor titular da UFC, mestre e doutor em Química, tendo realizado estágio de pós-doutorado na State University of New Jersey. Como pesquisador, depositou duas patentes: aplicação de complexo de metais de transição para tratamento de tuberculose (2003) e produção de biolubrificantes derivados do óleo da mamona (2009). Ocupou vários cargos administrativos, tendo assumido como Reitor da UFC em 2007. Sua gestão deu início ao processo de reestruturação e expansão da UFC, com grandes investimentos na infraestrutura da Universidade. Faleceu em abril de 2008.
Jesualdo Pereira Farias – Mestre e doutor em Engenharia Mecânica, Jesualdo Farias é professor da UFC desde 1987. Coordenou vários projetos de pesquisa, com ênfase na área de procedimentos de soldagem e revestimento para aplicação na indústria de petróleo e gás. No âmbito administrativo, foi eleito Vice-Reitor da UFC em 2006. Assumiu a Reitoria em 2008 com o falecimento do Prof. Ícaro e foi eleito duas vezes seguidas como Reitor. Sua gestão foi marcada pela intensificação do processo de expansão da Universidade. Entre abril de 2015 e maio de 2016, assumiu a Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação. Atualmente, é Secretário das Cidades do Estado do Ceará.
Antonio Gomes de Souza Filho – É doutor em Física e professor associado I do Departamento de Física, trabalhando na área de nanociência e nanotecnologia, com ênfase em nanotubos de carbono, nanotubos inorgânicos e nanocristais. Já publicou 174 artigos em periódicos internacionais especializados, que obtiveram, pelo menos, 6 mil citações. Também atuou como pesquisador visitante nas universidades de Tohoku, no Japão; no MIT, nos Estados Unidos; na Universidade de Lyon-I, na França, e na Unicamp. Recebeu prêmios da Sociedade Brasileira de Física e da International Union of Material Research Societies por sua produção científica. Atualmente, é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.
Rossana Maria de Castro Andrade – Professora da UFC desde 1994, é mestre e doutora em Ciências da Computação. Atua principalmente nas áreas de engenharia de software e redes de computadores. Como integrante da Rede Nacional de Pesquisa, foi uma das responsáveis pela implantação da Internet no Estado do Ceará. É fundadora do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Computação Móvel e do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (Great). Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, além de coordenadora de vários projetos de pesquisa.
Manoel Odorico de Moraes Filho – É médico, com mestrado em Farmacologia pela UFC e doutorado em Oncologia pela Universidade de Oxford. É professor da Faculdade de Medicina, coordenador do Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) e do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC, inaugurado em 2013. O Prof. Odorico é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq-nível 1A, atuando especialmente nas áreas de pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, oncologia experimental, biodisponibilidade/ bioequivalência, fitoterápicos e farmacologia clínica.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331
Crédito das fotos em anexo: CCSMI/UFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário