Centro de Humanidades realiza palestra sobre mulheres na ciência nesta sexta-feira (24)
Será realizada nesta sexta-feira (24), às 9h30min, no Auditório José Albano (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2995, Benfica), a palestra "As mulheres na ciência: avanços e desafios".
As palestrantes serão as professoras Márcia Cristina Bernardes Barbosa, do Curso de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Rosana Pinheiro Machado, do Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Oxford, Inglaterra. A participação é gratuita e aberta à comunidade. Não é necessário realizar inscrição.
A iniciativa é do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
AS PALESTRANTES – A Profª Márcia Cristina Bernardes Barbosa é pesquisadora nível 1B do CNPq, professora titular da UFRGS e membra titular da Academia Brasileira de Ciências. Tem experiência na área de Física, atuando principalmente em água e suas anomalias e soluções aquosas. Por seu trabalho sobre anomalias dinâmicas da água ganhou o Prêmio L'Oréal-Unesco de Mulheres nas Ciências e o Prêmio Cláudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, tem atuado em questões de gênero na ciência, trabalho pelo qual foi homenageada com a Medalha Nicholson, entregue pela Sociedade Americana de Física.
Professora visitante da Universidade de São Paulo, no Departamento de Sociologia, Rosana Pinheiro Machado ensina Antropologia do Desenvolvimento na Universidade de Oxford, na Inglaterra. É membra da Academia Britânica de Ensino Superior e pós-doutora pela Universidade de Harvard. Dedica-se aos temas de propriedade intelectual e pirataria, informalidade, comércio internacional, produção, consumo e mercado, marcas, periferias urbanas e desenvolvimento em economias emergentes.
Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fones: 85 3366 9442 e 3366 9443
===
Projeto Adapta promove nesta terça-feira (21) palestra sobre gestão de recursos hídricos
O projeto Gestão Adaptativa do Risco Climático de Seca como Estratégia de Redução dos Impactos da Mudança Climática (Adapta) promove, nesta terça-feira (21), palestra pública de apresentação. O evento será realizado, a partir das 14h, no auditório do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental (DEHA), no bloco 713 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da Universidade Federal do Ceará.
Coordenado pelo Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, o Adapta é um projeto multidisciplinar, composto por pesquisadores do Brasil, da Alemanha e dos Estados Unidos, que visa dimensionar a vulnerabilidade dos usos e usuários de água, perante o risco climático de seca, e propor estratégias de gestão adaptativa, no intuito de aumentar a resiliência dos recursos diante da intensificação das variabilidades e mudanças do clima.
Durante a palestra, serão apresentados os resultados das discussões realizadas entre os pesquisadores que fazem parte do projeto (locais e visitantes) nesta segunda (20) e terça-feira (21). Os temas debatidos são variabilidade climática no presente, passado e futuro; alocação da água, plano de segurança hídrica e de secas; governança da água e governança institucional.
Além de discussões e apresentações de propostas metodológicas, os pesquisadores farão visita técnica aos perímetros de Tabuleiro de Russas e Morada Nova. Confira a programação completa: https://goo.gl/B9gxaH
Fonte: Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9600
===
GREat inaugura quinta-feira (23) novo espaço no Campus do Pici
O Grupo de Rede de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), vinculado ao Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, inaugura, na quinta-feira (23), às 16h, um novo espaço anexo ao Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Computação Móvel no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. A edificação (bloco 942-A) é resultado do convênio firmado entre a UFC, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e a LG Electronics do Brasil.
De acordo com os coordenadores do GREat, a parceria com a LG Electronics do Brasil já soma 10 anos de sucesso, o que tem proporcionado significativo fomento na pesquisa e no desenvolvimento de inovações tecnológicas, com foco em aplicações para aparelhos celulares, assim como a internacionalização da UFC em colaborações desse gênero com empresas do porte da LG.
Os coordenadores acrescentam que as pesquisas desenvolvidas pelo GREat e os projetos em parceria com as empresas se concentram nas áreas de redes de computadores, engenharia de software e sistemas multimídias. Na maior parte desses projetos, o apoio da FCPC tem sido primordial na viabilização e execução da parte administrativa e financeira dessas iniciativas.
PRESENÇAS – Estarão presentes na inauguração, o Reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos; o Diretor do Centro de Ciências, Prof. Raimundo Nogueira da Costa Filho, e a Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Computação Móvel do GREat, Profª Rossana Maria de Castro Andrade; e o Presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, Prof. Francisco Antônio Guimarães, além de outros integrantes da Administração Superior da UFC e professores, pesquisadores, estudantes e colaboradores ligados ao GREat. Outras informações estão no site do Grupo (www.great.ufc.br).
Fonte: Jordão Sousa, do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Computação Móvel da UFC – fones: 85 3366 9797 e 3366 9061 / e-mails: adm-l@great.ufc.br e jordaosousa@great.ufc.br
===
Prof. Cavalcante Jr. lança o livro "Travessias de cigano" na quinta-feira (23)
Será na próxima quinta-feira (23) o lançamento do livro Travessias de cigano – feituras e feitiços (Armazém da Cultura, 168p., R$ 40,00), do Prof. Francisco Cavalcante Júnior, Coordenador do Núcleo de Integração Somaestética (NISE), do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da Universidade Federal do Ceará.
O evento acontecerá às 19h30min, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema), em Fortaleza. A obra terá apresentação do Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida.
Vencedor em 2005 do Prêmio Ilímita de Fomento à Leitura, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o autor, em seu novo livro, reúne ensaios "que apontam a direção de outra forma de pensar e fazer ciência com arte". A proposta do Prof. Cavalcante Júnior é que o "leitor se encante com essa modalidade de escrita aberta, livre poética e artística e realize suas próprias jornadas, cada um a seu modo, em estado de poesia".
Professor de Metodologia de Pesquisa em Arte, Ciência e Filosofia da UFC, Cavalcante Júnior introduziu no Brasil o conceito e a prática de Letramentos Múltiplos, oriundos de sua tese de doutorado defendida no programa de Leitura e Escrita da Universidade de New Hampshire (EUA), de acordo com o material de divulgação.
Fonte: Prof. Francisco Cavalcante Júnior, Coordenador do Núcleo de Integração Somaestética (NISE) – fones: 85 3366 9533 e 3366 9217 / e-mail: niseufc@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário