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REPORTAGENS ESPECIAIS / ENTREVISTA
Colombo Cialdini, ao lado do secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, entre os dois hoteleiros que presidiram o Fortaleza Convention & Visitor Bureau (FC&VB) no passado: Eliseu Barros, à esquerda, primeiro presidente, e à direita, Régis Medeiros, que também dirigiu a entidade (Foto:Divulgação) |
"A minha experiência como profissional do setor de eventos de entretenimento ajudou", diz Colombo Cialdini, primeiro não-hoteleiro a dirigir o Fortaleza Convention
Fortaleza/CE - (06/03/2014) — Seguindo a proposta de ouvir pessoas que contribuíram, com ideias e realizações, para desenvolver o Ceará através do turismo, o nosso entrevistado agora é Colombo Cialdini.Ele comanda o Fortaleza Convention & Visitor Bureau (FC&VB) até o dia 30 de junho deste ano, onde completará três gestões de dois anos seguidas, com início em 2008. Durante o período, foram captados, defendidos e apoiados 381 eventos, um número recorde em uma só gestão desde a fundação da entidade. Cialdini é o primeiro não-hoteleiro a dirigir a entidade.
Na sua bagagem de realizações, o dirigente destaca que para conquistar esses números montou nova estrutura no órgão, onde deu especial atençaõ a captação de eventos esportivos. Outro fator positivo, segundo ele, foi a inauguração do novo centro de eventos do Ceará, em Fortaleza, que mudou o perfil de 'sol e praia' da cidade para 'capital dos eventos no Nordeste'. Ele também diz que a sua afinidade com o setor contribuiu. “Em 2014 em completei 22 anos na área de entretenimento e 27 na área de turismo”, diz ele.
Para ele, o próximo dirigente do Convention tem que ter experiência no turismo, conhecimento na hoteleira, gozar da credibilidade do setor, ter vivência na realização de eventos além de um bom relacionamento com a imprensa. "Se conseguirem encontrar uma pessoa com essas características será o ideal", recomenda, e complementa afirmando que o novo executivo do órgão vai pegar uma entidade renovada e estruturada, totalmente diferente da que ele encontrou, "em todos os sentidos", diz.
As ideias e realizações de Colombo Cialdini estão a seguir.
Boa leitura.
(Ivonildo Lavôr).
O desafio de assumir o cargo sem ser hoteleiro e num momento de grandes transformações para o setor no Estado
COLOMBO CIALDINI – “Foi um desafio por assumir o cargo no momento crucial para o segmento no Ceará, com a implantação e remodelação de vários espaços para eventos na hotelaria e em outros ambientes da cidade e, principalmente, no início da implantação do novo Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Desafio também porque a hotelaria tinha grandes nomes para ocupar o cargo. Como todos sabem, vem da hotelaria o ‘Room Tax’, a maior contribuição dos recursos do Convention. Eu tive a honra de ser escolhido pelo Conselho da entidade por unanimidade dos seus pares por ser um homem de mercado, um profissional e técnico em eventos. A minha missão foi trabalhar uma agenda proativa na captação de eventos para diminuir a sazonalidade para a rede hoteleira da capital cearense”.
Criamos estratégias e atraímos novas áreas para alcançar o nosso objetivo
COLOMBO CIALDINI – “No início da gestão montei uma estratégia com a criação de diretorias no órgão, a exemplo do setor corporativo, comercial, de eventos esportivos, de qualificação e treinamento, de projetos. O nosso staff também foi fundamental no treinamento aos recepcionistas de hotel para explicar ao hóspede a necessidade do recolhimento da taxa para a promoção da cidade. Em suma: a nossa passagem pelo órgão foi marcada por um trabalho bem profissional para colocar Fortaleza na rota das grandes feiras e eventos nacionais e internacionais. Hoje, o Convention é um órgão competitivo, profissional e que sabe o que faz.
Ivana Bezerra de Menezes, vice-presidente do Fortaleza Convention & Visitors
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O governador Cid Gomes, com a construção do Centro de Eventos, foi o maior impulsionador do setor
COLOMBO CIALDINI – “A visão do governador Cid Gomes, com a construção de um grande equipamento para feiras e eventos em Fortaleza, foi o maior dinamizador do setor. Antes, éramos conhecidos pelo ‘sol e praia’, e hoje Fortaleza tem o segundo maior equipamento em área para exposição no Brasil, perdendo apenas para o Rio Centro, no Rio de Janeiro, além de ser o mais moderno no Brasil na atualidade. Com isso, Fortaleza deixou de ser a quarta planta do Nordeste, onde perdíamos para Recife, Salvador e Rio Grande do Norte, para sermos o segundo do Brasil”.
Avançamos na captação e hoje podemos dizer que não existe mais baixa temporada em Fortaleza
COLOMBO CIALDINI — “Fortaleza já conta com eventos captados para 2022. Conseguimos muitos avanços. Mas a conquista não é só a nossa atuação, com a nossa equipe não. Somos um time de futebol. Com a Abih [Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará], nossa grande parceira, tivemos a oportunidade de percorrer o Brasil inteiro em workshops e world-shows, onde realizamos eventos para mais de 27 mil agentes de viagens corporativos e, também, com o governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, através da Setfort e da Setur. O trabalho consistia em ir ao destino, para ser feita a prospecção, fazer a defesa e, depois, trazer o evento para a cidade..
COLOMBO CIALDINI – “Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará indicam que o comércio arrecada 28% dos gastos dos turistas na cidade. A hotelaria fica entre 13% a 19%. Eu fiz um trabalho de aproximação, mostrei os dados mas não consegui convencer os dirigentes da CDL e FCDL da necessidade de contribuírem com dinheiro para ajudar no trabalho de captação. Sugeri até parceria na oferta de brindes, para distribuição nos workshops da Abih, mas eles não toparam. Eu não saio frustrado em não ter conseguido que o comércio traduzisse esse entendimento, de contribuir pela importância do turismo de eventos para o setor. No entanto, hoje eles estão convencidos da nossa importância no processo. Antes, eles nem sentavam para conversar. Eles admitem que o segmento de eventos é importante, mas eles não se sentem obrigado em contribuir. Mesmo assim, acho que avancei para entendimentos futuros.
A presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, entrega
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COLOMBO CIALDINI – “Nós temos a agenda mundial dos congressos internacionais e estamos presentes em todas as feiras no exterior, só para os eventos destinados para a América Latina. O Fortaleza Convention é associado à ICCA [International Congress Convention Association] desde 2012. Nesse ano, Fortaleza foi a 9ª cidade em realizações de eventos internacionais no ranking da entidade. O trabalho consistia em vender a capital cearense e colocar a nossa estrutura à disposição. Isso tudo fez com que vários congressos internacionais acontecessem em Fortaleza. Isso também pela nossa posição geográfica, por estarmos na esquina do Brasil, com voos diretos da TAP da Europa. Durante a gestão, foram captados, defendidos e apoiados 381 eventos, isso sem falar nas visitas técnicas mostrando toda a atratividade do destino. Por essa atuação, a nossa gestão foi agraciada com o troféu Delmiro Gouveia, que é uma premiação julgada por instituições da economia, como a Bovespa, IBEF, entre outras, pelo número de eventos captados e que iria gerar para a nossa economia aproximadamente R$ 90 milhões. Foi o maior número de eventos captados desde a fundação do Fortaleza Convention. Evidentemente, que no passado Fortaleza não possuía os equipamentos que dispõe hoje a cidade. Mas não deixa de ser um sinalizador extremamente positivo para o futuro, sendo um farol para quem vier presidir o Convention futuramente.
Minha vocação para o trabalho de entretenimento ajudou para o êxito dos números
COLOMBO CIALDINI – “Eu tenho afinidade com o setor. Em 2014 eu completei 22 anos na área de entretenimento e 27 na área de turismo. Essa sensibilidade de quem estar no setor, às vezes tem maior facilidade, porque nós enxergamos que o evento tem um efeito dominó para o turismo. Ele não só vai ocupar a rede hoteleira, mas repercutir financeiramente nas barracas de praia, visitar pontos de venda de artesanato da cidade, conhecer a gastronomia e os restaurantes, alugar veículo numa locadora de veículo, ir ao shopping, ao Beach Park enfim, toda a cadeia produtiva do setor será beneficiada.
Quem contribui e mantém o Convention Bureau
COLOMBO CIALDINI – “Fundamentalmente, é o repasse da hotelaria, cerca de 90% do total do ‘Room Tax’. Existe um quadro de associados, de vários setores, mas a mensalidade é simbólica. São agências de viagens, organizadores de eventos entre outras listadas em nosso site, com todas as informações necessárias dos mantenedores. A contribuição é simbólica porque a mensalidade é R$ 100. Mesmo assim, conseguimos ampliar em 25% o quadro de associados em nossa gestão, que vieram dos mais varados setores, entre locadoras de veículos, cerimonialístas, que necessitavam estar perto da informação. Quisera que os governos, estadual e municipal, tivessem recursos para destinar ao Convention Bureau, com contribuição através de parcerias. Eu estou saindo do Convention Bureau em junho e não existe nenhum convênio em andamento, tanto na esfera federal, municipal ou estadual. Isso não foi ao longo de todo o mandato. Em algum momento, nós exercitamos parcerias de sucesso total. Um exemplo: as 'Noites de Fortaleza' nos principais mercados emissores de eventos corporativos para a capital do Ceará, ocorridas em São Paulo, Rio, Brasília entre outros locais. Nos eventos, eram vendidas a nossa cultura, o artesanato, a gastronomia e outros atrativos como motivação para negócios, além de apresentar o novo centro de eventos. Quando ele chegou, muitas das empresas convidadas quiseram encaixar negócios na agenda do novo equipamento”.
O perfil do novo dirigente do Fortaleza Convention Bureau
COLOMBO CIALDINI – “Na minha concepção, o próximo dirigente tem que ter experiência no turismo, conhecimento na hoteleira, gozar da credibilidade do setor, além de vivência na realização de eventos. Se conseguirem encontrar uma pessoa com essas características será o ideal. Isso porque ele vai pegar uma entidade totalmente diferente e estruturada da que eu encontrei, em todos os sentidos. Precisa também ter um bom relacionamento com a imprensa, porque ela é também fundamental nesse processo. Durmo com a consciência tranquila que deixei o Convention maior e melhor pelas realizações. Acredito até que vai ficar, não mais fácil, mas menos difícil para quem chegar avançar. Isso porque nós tínhamos que construir esse centro de feiras, viajar esse mundo inteiro para captar eventos nacionais e internacionais, e dizer que o Ceará existia. Isso se concretiza com o encontro do BRICS, em Julho próximo, um dos mais importantes encontros da economia e da política internacional, que acontecerá em Fortaleza, no novo centro de eventos. Trabalhamos junto com o governo do Estado para trazer o Miss Universo 2014, em novembro próximo. Enfim, quando eu digo que vai ser menos difícil é porque tudo já foi pavimentado”.
Colombo, com a esposa, Lili Cialdini. (Foto: Divulgação/ABIH-CE) |
Novo modelo de gestão para o órgão
COLOMBO CIALDINI – “Existe uma tendência natural, e que já acontece no São Paulo Convention Bureau, com a figura do superintendente. É um executivo de ponta que toca a máquina. No nosso caso, não existia recursos para o Fortaleza Convention ter esse tipo de profissional, daí criamos diretorias já mencionadas. O superintendente será um dirigente que fará a gestão técnica e com capacidade de agir de forma política para angariar participações e parcerias com os governos estadual, federal e municipal. Enquanto isso, a estrutura de equipe trabalha e funciona normalmente. Não sei o que pode pensar o novo presidente, mas essa é a tendência.
Fortaleza é um destino atrativo e de muita credibilidade
COLOMBO CIALDINI – “Fortaleza é um local aprazível de conhecer, com belos shoppings, vários locais para compra de artesanato, tudo para oferecer ao turista. Evidentemente, que existem outras coisas que precisam ser melhor trabalhadas, a exemplo da segurança pública. Nós não somos um mar de rosa. Também temos os nossos problemas. Para isso estão aí os nossos gestores públicos que deverão fazer o dever de casa, juntamente com a atividade empresarial para que a gente possa tornar esse estado em local extremamente competitivo.
Apostei nos eventos esportivos como diferencial para incluir Fortaleza, e o Ceará, na rota dos grandes acontecimentos internacionais do setor
COLOMBO CIALDINI – “Trabalhamos, desde 2008, para a captação de vários eventos esportivos. Fizemos em Fortaleza o JEB´s [Jogos Escolares Brasileiros], o JUB’s [Jogos Universitários Brasileiros] e vamos agora fechar com o “IRONMAN”, um evento mundial, que foi iniciado a captação por nós, juntamente com o diretor esportivo do Convention, Kal Aragão, e o Carlos Galvão, que é o detentor da marca no Brasil. O “IRONMAN” Fortaleza foi assinado e finalizado com o Prefeito Roberto Cláudio e o Governador Cid Gomes. Esse importante evento esportivo acontecerá na cidade em três edições seguidas, a primeira agora em novembro de 2014, e nos anos de 2015 e 2016. O “IRONMAN” não é um evento simples de captar. É extremamente técnico, caro e que os participantes ficam no destino, pelo menos de dez a 15 dias hospedados com suas famílias. Esses eventos colocarão definitivamente Fortaleza e o Ceará na rota dos acontecimentos esportivos internacionais. Atualmente, somos conhecidos nesse circuito com a minimaratona internacional de Fortaleza. Ela hoje tem o reconhecimento da Federação Brasileira de Atletismo como prova internacional, o que quer dizer que os estrangeiros que correrem aqui vão poder aderir meta para a Olimpíada, a exemplo da Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, e a meia maratona de São Paulo, e outras. Outro segmento esportivo importante para a cidade são os eventos de vela, onde já está definido o campeonato mundial de Kate surf, em futuro muito próximo, por causa da qualidade dos nossos ventos.
O jornalista Ivonildo Lavôr, passou por algumas das mais importantes empresas jornalísticas do Ceará, como Diário do Nordeste e O POVO. Foi correspondente no Ceará do Brasilturis Jornal, de São Paulo. Escreve sobre turismo desde 1990. E-mail:editor@ivonildolavor.com
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