>> Governo do Pará investiu cerca de R$ 1 milhão na Fita e espera retorno de US$ 60 milhões até 2014
A diretoria de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) apresentou na última segunda-feira, dia 27, na Fiepa, um balanço geral da 6ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), promovida pelo Governo do Estado de 21 a 24 de junho deste ano. O investimento no evento, maior em termos de geração de negócios de toda a Amazônia, feito pelo Governo do Estado através da Paratur e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) foi de aproximadamente R$ 1 milhão. Os recursos foram investidos na vinda de 45 suppliers (vendedores de produtos turísticos, agentes de viagens, hoteleiros), 43 buyers (compradores de produtos turísticos, principalmente operadores), imprensa especializada, representações estrangeiras, realizadores de eventos dos mais diversos segmentos, totalizando um universo de aproximadamente 600 participantes. A apresentação ocorreu durante a 66ª reunião ordinária do FOMENTUR – Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará.
Segundo Jacqueline Alves, diretora de marketing da Paratur, a Região Norte foi responsável por 6,66% dos participantes, o Nordeste por 15,15%, o Centro Oeste por 2, 25%, o Sudeste com 6,66% e o Sul participou com 6,66%.
“O evento resultou em 299 agendamentos na Bolsa de Negócios e a expectativa de geração de negócios no evento para a próxima temporada é de U$ 60.302.000,00 (Sessenta milhões, trezentos e dois mil dólares)”. Disse Jacqueline, ao explicar que a estratégia de execução da Fita, amplamente discutida com poder público e com as entidades organizadas do setor foi direcionada pelo Plano Ver-o-Pará, que aponta cinco segmentos (cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios) disponíveis em seis regiões do Pará: Belém, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Tapajós e Xingu, oferecidos aos participantes a partir da nova marca turística do estado e do slogan: Pará, a obra-prima da Amazônia.
Jacqueline apresentou ainda o resultado do Press Trip (visita de jornalistas especializados em turismo) que trouxe grande visibilidade não só do evento, mas também do Pará, enquanto obra prima da Amazônia nas mais importantes publicações de turismo do Brasil, contribuindo com o papel de promoção, divulgação e marketing desempenhado pela Paratur. Entre os veículos de comunicação que participaram do evento estavam o Mercado e Eventos (abrangência nacional), Revistas Brasileiros (nacional), Rotas e Destinos (Santa Catarina), Panrotas Jornal (nacional), revista Somos Amazônia (todos os estados amazônicos), Revista Big Amazônia (Amazonas), Revista Trilhas Turísticas (nacional), TV Record News (Altamira e outros municípios da região do Xingu) e a tv Peruana Del Barrio, além de membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo –ABRAJET. A cobertura gerou cerca de 180 publicações sobre o evento.
FOMENTUR - Conceição Silva da Silva, Diretora de Produtos Turísticos da Setur apresentou a proposta de reformulação do Fomentur. O Forúm, que hoje integra o Sistema Estadual de Gestão do Turismo (SEGETUR) juntamente com Paratur e Setur, é desde sua criação em meados de 2003 uma entidade consultiva. Com sua inclusão no SEGETUR, em uma estratégia de maior participação do setor privado e da sociedade civil organizada nas decisões de desenvolvimento turístico do Pará, passa a ser também executivo, apoiando a Setur em sua missão de planejar, coordenar e gerenciar a política de desenvolvimento turístico do Pará, assumindo como uma de suas metas principais garantir o fomento e o desenvolvimento do turismo paraense. E ainda apoiando a Paratur em sua missão associada diretamente ao marketing, promoção e divulgação do turismo paraense, com o slogan "Pará: A obra-prima da Amazônia" nos mercados nacional e internacional, papel semelhante ao do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Socorro Costa, presidente da Paratur na oportunidade falou da importância que é participar da execução da Fita de forma cooperada com muitos parceiros, como o Belém Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).
“Essa parceria foi fundamental para o sucesso da Fita”. Disse Socorro ao reforçar que veio para somar com o trade e o Governo do Estado para o desenvolvimento do turismo. Ela aproveitou e apresentou ao trade turístico a composição do novo organograma da Companhia, em especial as gerências que integram a Diretoria Geral de Marketing, composta pelas Gerência de Comunicação (GEC), Gerência de Promoção (GEP), Gerência de Captação de Eventos (GCP) e Gerência de Inteligência de Mercado (GME).
>> Informamos que as inscrições para o II Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” pode ser feitas até 20 de novembro de 2012.
Leia mais em: http://www.premiodejornalismo.blogspot.com.br
ótima leitura!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário