Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Feira Internacional de Turismo da Amazônia será aberta dia 21



Belém será sede de mais uma edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), o maior e mais importante evento de promoção e comercialização dos produtos turísticos do Estado. Natureza, cultura, sol e praia, e eventos e negócios são os segmentos prioritários a serem colocados nas prateleiras das principais operadores de turismo, agentes de viagens e organizadores de eventos, entre outros. A Fita será aberta quinta-feira (21) e prossegue até domingo (24), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
 
O evento traz a Belém empresários, profissionais, autoridades do setor do turismo, operadores e agentes de viagens para conhecer as “Oportunidades de turismo na Amazônia”, tema da feira, que é bienal desde 2002. A Fita 2012 é promovida pelo Governo do Pará e organizada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
 
Como ferramenta que busca a excelência de resultados, o governo do Estado lançou o Ver-o-Pará - Plano Estratégico de Turismo, que dá diretrizes ao Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur), composto pela Setur, Paratur e Fórum de Desenvolvimento Turístico do Pará (Fomentur). “Neste novo cenário organizacional do turismo paraense vamos fazer a Feira Internacional de Turismo da Amazônia, como oportunidade de gerar bons negócios com o segmento”, diz o titular da Setur, Adenauer Góes.
 
Para a presidente da Paratur, Socorro Costa, a Fita é a principal contribuição do governo do Estado, em 2012, para fortalecer a comercialização do turismo do Pará nos mercados nacionais e internacionais. “Ao trazermos ao Pará tantos agentes de viagens, operadores, organizadores de eventos e representantes de entidades colocamos o Pará na vitrine do turismo mundial. Estamos garantindo apoio aos municípios, que terão estandes de promoção de seus produtos representando todas as regiões turísticas do Pará”, diz.
 
A nova marca turística, definida pelo plano Ver-o-Pará, será apresentada durante a Fita. É inspirada nas cores e derivados do açaí e nos grafismos marajoara, tapajônico e Araguaia, para dar o tom da proposta visual e gráfica dos estandes da feira. O presidente nacional da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), Antonio Azevedo, afirma que o evento tem tudo para ter sucesso aindamaior que nas versões anteriores, por reunir grandes lideranças nacionais e internacionais.
 
“Os assuntos debatidos são atuais, o que vai contribuir para gerar muitos negócios e networking, mas principalmente espero que possa ser fortalecido o desenvolvimento sustentável do turismo desta região tão importante para a humanidade”, afirma ele, que é um dos convidados da Fita e participará da mesa redonda que terá como tema “Ética, cidadania e sustentabilidade no turismo”.
 
Atrações – Na Fita 2012, os espaços vão ser temáticos, com exposição e comercialização inspiradas nas características de cada segmento turístico do Pará. A programação vai envolver palestras, workshops, mesa redonda e o lançamento de projetos e produtos, entre outras atividades. Cerca de 600 participantes, a maioria agentes e operadores de turismo, são esperados no evento.
 
A abertura oficial será marcada pela palestra “Mega eventos – A promoção e as oportunidades de negócios na atividade turística”, que a presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio), Jeanine Pires, apresenta dia 22, de 9h30 ao meio-dia. No mesmo dia, de 15h15 às 16h45, haverá a palestra “A importância do turismo de negócios e eventos”, ministrada pelo diretor da Próxima Estação Consultoria e Pesquisa, Eduardo Sanovicz.
 
Também dia 22, de 17 às 18 horas, haverá a mesa redonda “Ética, cidadania e sustentabilidade no turismo”, com a participação de Antonio João Monteiro de Azevedo, entre outros. Na programação do dia 23, será ministrado o workshop “Prodetur: polos Belém, Marajó e Tapajós”, de 9h30 ao meio-dia, contando com secretários municipais de turismo, presidentes dos fóruns regionais, instituições federais e estaduais, entidades civis, agencias de turismo, hoteleiros e demais agências que integram o grupo de trabalho Prodetur.
 
No mesmo dia, a programação terá o “I Workshop dos polos turísticos: Federação das Associações de Municípios do Pará”, de 15 às 18 horas, com a presença de associações de municípios, consórcios municipais, prefeituras, representantes dos polos, entidades civis e demais parceiros. Uma das maiores expectativas é em torno da Bolsa de Negócios, espaço destinado à comercialização dos produtos turísticos dos 143 municípios do Pará, que acontece dia 23, de 9 horas ao meio-dia e de 14h30 às 18 horas.
 
Pesquisa – Também faz parte da programação cultural da Fita 2012 o lançamento, dia 23, às 18 horas, do livro “Aritapera: terra água mulheres & cuias”, organizado por Antônio Maria de Souza Santos, pesquisador do Museu Paraense Emílio, e Luciana Gonçalves de Carvalho, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A obra é resultado do mapeamento cultural do polo Tapajós, que está sendo feito pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), e mostra as tradições culturais de mulheres artesãs que trabalham com pintura e confecção de cuias, na comunidade tapajônica de Aritapera.
 
Ainda na programação da Fita 2012 haverá o lançamento da segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, que objetiva incentivar profissionais de comunicação a divulgar as opções de turismo no Pará; e do Passaporte Pará, novo produto turístico a ser colocado para atender a demanda do turismo interno paraense e garantir linhas de crédito e financiamentos aos empreendedores paraenses. Outra ação visando o turismo interno será a apresentação da metodologia de Inventariação da Oferta Turística – Paratur/ Prodepa, com entrega dos inventários feitos em 2011 e 2012 pela Paratur.
 
O dia 24 será destinado ao Famtour (viagem de familiarização), destinado aos empresários e representantes de entidades para que possam conhecer os principais atrativos do Pará.

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