Na Hipocrisia do mundo você se descobre,
e, se encontra, quando vive um grande amor
Vicente Alencar

quarta-feira, 8 de junho de 2022

100 ANOS DE BIBI FERREIRA E DEVASTAÇÃO NA MATA ATLÂNTICA

 


100 ANOS DE BIBI FERREIRA



 

Transcrevo abaixo súmula do prefácio que fiz para o livro de Jalusa Barcellos, “BIBI FERREIRA, A SAGA DE UMA DIVA”.

Uma necessidade a que o Brasil aspirava por décadas realizou-se em minutos.
A “necessidade” era a biografia substancial da lenda Bibi Ferreira, a mais completa atriz deste país ao longo dos seus mais de 90 anos de vida. O “realizar-se em minutos”, a autora já deixou claro, mas eu faço questão de sublinhar mais uma vez. Porque Carlos Alberto Serpa, ao nos receber em seu gabinete da Cesgranrio, e ao ouvir o que nos trazia ali, o apoio solicitado por Jalusa Barcellos para finalmente produzir-se uma biografia de Bibi Ferreira, foi cortante – “Para Bibi, feita por você, amiga íntima dela, além de autora da biografia do Procópio? Além de vir aqui trazida por este meu velho amigo? Fechado! Mãos a obra, porque a mais completa expressão das artes neste país de memória tão escassa quanto injusta merece a melhor biografia dentre todas já feitas até aqui”. 

100 ANOS DE BIBI FERREIRA - ARTIGO COMPLETO

DEVASTAÇÃO NA MATA ATLÂNTICA



 

“Nem invejo a Floresta Amazônica. Tenho em meu quintal no Cosme Velho uma verdejante Mata Atlântica.” – Escritora Barbara Heliodora, ao olhar a vasta floresta da Casa Colonial dos Abacaxis dos seus pais Carneiro de Mendonça.

A preservação dos bens naturais do Brasil sempre foi um assunto que me interessou desde os bancos escolares do Colégio Pedro II, Internato. Ao longo de décadas, acompanho também o aumento substancial dessa preocupação por parte dos muitos amigos brasilianistas feitos em Washington quando trabalhei no BID ao lado de Evaldo Correia Lima (pai do nosso imortal Antônio Cícero). Pois bem, como os leitores se recordam, esse assunto foi várias vezes focalizado pelos meus antigos colegas internacionais, entre os quais economistas, filósofos e defensores da integridade das florestas daqui, simplesmente porque amam o Brasil.

DEVASTAÇÃO NA MATA ATLÂNTICA - ARTIGO COMPLETO

Nenhum comentário: